3º Fórum InfraFM Indústrias
 

Scanner é capaz de detectar se você lavou as mãos corretamente

Curiosidade | Máquina usa algoritmo de detecção com luz capaz de identificar a presença de algumas bactérias e vírus

A Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, lembrou milhões de pessoas que lavar as mãos corretamente é uma forma simples de evitar a contaminação por esta e outras enfermidades. Mas como ter certeza que suas mãos estão, de fato, bem lavadas?

Pensando nisso, a engenheira biomédica Christine Schindler desenvolveu nos EUA o PathSpot, scanner capaz de detectar se as mãos foram lavadas o suficiente. Embora não possa identificar o coronavírus no momento, a tecnologia tem sido muito usada em restaurantes para ajudar a conter a disseminação de doenças transmitidas por alimentos, tais como salmonella e escherichia coli (e.coli). 

A máquina usa um algoritmo de detecção com luz para escanear as mãos, sendo capaz de identificar a presença de algumas bactérias e vírus. Ao posicionar as mãos por baixo do scanner, a digitalização leva apenas dois segundos e, se a máquina mostrar qualquer traço de contaminação, identificado por uma luz vermelha, o funcionário deve lavá-las novamente. Do contrário, o aparelho emitirá uma luz verde.

Eficácia da tecnologia

Os inventores enxergam o produto como uma solução para um problema de higiene na indústria de foodservice, alegando que há 48 milhões casos de doenças transmitidas por alimentos a cada ano, e 97% dos americanos não lavam as mãos corretamente. Em termos de eficácia, a empresa vê uma redução de 75% na contaminação após um mês de uso do PathSpot e uma redução de 90% após seis meses. 

Apesar de não ajudar a detectar o coronavírus especificamente, a preocupação geral dos americanos em relação ao saneamento aumentou desde o início da Covid-19. Segundo Schindler, o uso da máquina aumentou 500% em centenas de clientes naquele país.

É cobrada uma taxa de assinatura mensal que inclui o próprio dispositivo, além de um serviço de consultoria. Os preços variam com base no tamanho e no número de dispositivos adquiridos, mas, em média, são vendidos a partir de US$ 175 por mês (R$ 955, convertidos).

Por enquanto, a tecnologia ainda não está disponível no Brasil.

Via: TechCrunch

Foto: Divulgação


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.
INFRA FM Training

Educação digital para o mercado de FM 4.0. e tudo sobre o curso online Facility Manager: Performar a Gestão Estrategicamente e Pensar a Carreira de Forma Sistêmica

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Cassia e Brita

Mais lidas da semana

Operações

Japan House: de visita da princesa do Japão à conquista de LEED

Bruno Mattedi, supervisor de operações da instituição cultural, compartilha insights sobre desafios do dia a dia e conquista da certificação.

Operações

Quatro iniciativas da Telhanorte Tumelero para reduzir impacto ambiental

Diretora de operações gerais fala sobre programa de sustentabilidade da varejista e impacto do setor de construção no meio ambiente.

UrbanFM

Enel X introduz Zona Sul de SP no mercado de carros elétricos

Novo eletroposto vai de encontro ao crescimento do mercado de veículos sustentáveis no Brasil.

Mercado

De volta ao Brasil, Erika Porcaro retorna a Telelok

Conheça a jornada de coragem, resiliência e inovação da mãe do Noah.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Da engenharia à gestão sustentável

Acompanhe nossa conversa com Irimar Palombo sobre inovação, desafios em sua carreira, que tem contribuído para a transformação dos espaços e construção do futuro no escopo do Facility Management.

Revista InfraFM

Gestão de Facilities em ambientes remotos e industriais

Uma visão abrangente sobre experiências, segurança e sustentabilidade nas operações de grandes empresas.

Revista InfraFM

O escritório como espaço acústico para atender ao modelo híbrido de trabalho.

Artigo da Arqta. Dra. Claudia Andrade e do Eng. Acústico Bruno Amabile.

Revista InfraFM

Gestão de Facilities e a ciência por trás dos data centers

A ciência por trás dos data centers, artigo de Henrique Bissochi e Edmar Cioletti, ambos da Tools Digital Services, uma empresa do Grupo Santander.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP