Sorteios 11ª Expo
 

ABSpk completa 10 anos de atividades

E reforça seu propósito de continuar fomentando uma cultura de prevenção, a fim de proteger vidas e preservar patrimônios

Você sabia que, em 2019, foram contabilizadas 866 ocorrências de incêndios estruturais noticiadas pela imprensa? Os estabelecimentos comerciais, que contemplam lojas, shopping centers e supermercados, foram os que registraram o maior número de notícias divulgadas na mídia, com um total de 215 matérias, seguida por depósito, com 187. A grande maioria dos casos foi causada pela combinação de estrutura e/ou a armazenagem e a falta de um sistema de proteção eficaz, resultando em perda de patrimônio e vidas. Por isso, a Associação Brasileira de Sprinklers trabalha cada vez mais para fomentar o uso do sistema mais seguro contra incêndios: os sprinklers, ou chuveiros automáticos.

Nesta quarta-feira (24 de fevereiro) a Associação comemorou 10 anos de atuação nos mais variados setores da sociedade para disseminar informação correta e segura sobre sistemas de proteção contra incêndio. Junto a outras medidas, como saídas de emergências amplamente sinalizadas, extintores portáteis e hidrantes, por exemplo, o sistema de 'sprinklers' - ajuda a evitar a perda do patrimônio e, o mais importante, a salvar vidas. É um dos componentes de maior importância de uma rede de combate a incêndio, pois tem a capacidade de controlar ou suprimir a propagação das chamas.

Mas, você sabe o que é e como funciona o sprinkler?

O sprinkler é um componente de um sistema de combate a incêndios, que descarrega água quando detecta um foco de chamas, isso acontece devido a um dispositivo termo sensível dentro do equipamento, que é acionado quando a temperatura predeterminada é excedida, liberando assim, a água para combater o fogo, essencial para preservar vidas e patrimônio, podendo controlar ou apagar um pequeno foco, dando possibilidade de fuga até a chegada dos serviços de emergência. Vale ressaltar que o sistema de sprinklers atua independentemente da atuação humana, automática e localmente pela ação do calor.

De acordo com Felipe Melo, presidente da Associação Brasileira de Sprinklers (ABSpk), se instalado de maneira correta e com manutenção em dia, o sprinkler entra em operação automaticamente, liberando água de forma rápida e de maneira circular, atingindo uma área aproximada de 16m², propiciando tempo de fuga para os ocupantes do local. Além do alastramento do fogo, consequentemente, o sprinkler também ajuda a evitar a propagação de fumaça tóxica e falta de visibilidade.

Sem os sprinklers, as chamas demoram até cinco minutos para consumir totalmente um ambiente, tirando chances de escape. Em grandes edificações, a instalação de sprinklers é obrigatória e indispensável para diminuir o risco de grandes incêndios. Para isso, o Corpo de Bombeiros é encarregado de emitir um documento certificando que, durante a vistoria, a edificação estava em conformidade quanto à segurança contra fogo. Contudo, caso haja inadequações, o Corpo de Bombeiros tem o dever de fiscalizar, orientar, apontar as irregularidades e realizar nova vistoria.

Para Felipe, a elaboração de projetos de prevenção de incêndios com sprinklers precisa ser a peça-chave e um aliado importante em todo tipo de construção. Afinal, a instalação desses sistemas apresenta um investimento baixo, se comparado com a proteção eficaz que oferece.

"O aprendizado que ficou diante de tantas tragédias deixa claro que é preciso fomentar o desenvolvimento de uma cultura de prevenção, a fim de proteger vidas e preservar patrimônios", completa.

Foto: Divulgação


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.
INFRA FM Training

Educação digital para o mercado de FM 4.0. e tudo sobre o curso online Facility Manager: Performar a Gestão Estrategicamente e Pensar a Carreira de Forma Sistêmica

INFRA FM Training

Educação digital para o mercado de FM 4.0. e tudo sobre o curso online Facility Manager: Performar a Gestão Estrategicamente e Pensar a Carreira de Forma Sistêmica

Gestão inteligente de estacionamentos

Após crescimento operacional de 280% nos últimos dois anos, Rei Park reforça sua plataforma de serviços e tecnologias para continuar avançando

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Visitas Técnicas esgotando

Mais lidas da semana

Operações

Do auxiliar de limpeza ao presidente: segurança é responsabilidade de todos

Para especialista, prevenção de incêndios é urgente e negligência pode ser explicada através dos três pilares da manutenção.

Outside Work

Livro para expandir horizontes do conhecimento e da imaginação em FM

E os malefícios da dedicação às redes sociais para a saúde

UrbanFM

O que mudou na gestão do Parque Ibirapuera?

Camila Praim, coordenadora de operações, fala sobre experiência na gestão do parque durante processo de concessão e de desterceirização.

Workplace

Qual o futuro dos escritórios?

Pesquisa indica pontos que serão tendência ao longo de 2024.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Da engenharia à gestão sustentável

Acompanhe nossa conversa com Irimar Palombo sobre inovação, desafios em sua carreira, que tem contribuído para a transformação dos espaços e construção do futuro no escopo do Facility Management.

Revista InfraFM

Gestão de Facilities em ambientes remotos e industriais

Uma visão abrangente sobre experiências, segurança e sustentabilidade nas operações de grandes empresas.

Revista InfraFM

O escritório como espaço acústico para atender ao modelo híbrido de trabalho.

Artigo da Arqta. Dra. Claudia Andrade e do Eng. Acústico Bruno Amabile.

Revista InfraFM

Gestão de Facilities e a ciência por trás dos data centers

A ciência por trás dos data centers, artigo de Henrique Bissochi e Edmar Cioletti, ambos da Tools Digital Services, uma empresa do Grupo Santander.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP