3º Fórum InfraFM Indústrias
 

Solução biotecnológica para descontaminação de terreno fabril

[Vitrine Facilities] SUPERBAC explica como acelerar a biodegradação dos contaminantes

Um terreno na cidade de São Paulo contaminado por organoclorados, devido a sua antiga atividade industrial (fábrica de radiadores), foi vendido para a construção de um conjunto habitacional. Conforme legislação vigente, para que a construção ocorra, se faz necessário a remediação da área.

Para a remediação dos 80m² contaminados no interior do terreno, foram avaliadas algumas tecnologias químicas e biológicas, sendo escolhida a solução da empresa SUPERBAC, empresa nacional que há mais de 20 anos desenvolve soluções biotecnológicas de alta performance. A escolha dos especialistas que conduziram os testes pela tecnologia SUPERBAC se deve pelos bons resultados observados e "por ser uma tecnologia mais limpa e sustentável". 

Yael Baptista, Analista Técnica da área de O&G da SUPERBAC, explica que a solução desenvolvida pela empresa "é composta por um consórcio de bactérias e nutrientes que aceleram mudanças geoquímicas do meio e viabilizam a biodegradação dos contaminantes". Antes de cada aplicação do biorremediador SUPERBAC na área contaminada, foram realizados monitoramentos ambientais que consistiram em análises do solo e da água subterrânea para avaliação da eficiência do processo de biorremediação. Esses monitoramentos compreendem em análises da concentração dos contaminantes a serem reduzidos, parâmetros físico-químicos (que possuem impactos diretos para a atividade do consórcio de bactérias SUPERBAC, como:  pH, OD e ORP) e parâmetros biológicos. "Esses monitoramentos podem variar de acordo com o projeto e sua frequência é sugerida no protocolo de dosagem que enviamos para cada projeto", explica Yael. 

No caso da indústria de radiadores, a solução foi aplicada a cada 20 dias. Para a aplicação do produto foram instalados poços de injeção, as quais ocorreram por gravidade utilizando simples equipamentos como: mangueira, bomba e caixas d´água. O resultado foi a redução da concentração dos contaminantes, abaixo das concentrações exigidas pela legislação. "O terreno foi liberado para uso futuro", destaca a analista. "Nossas soluções são dimensionadas de acordo com cada caso, enviamos protocolos de dosagem específicos e acompanhamos as atividades de campo", completa Yael.

Foto: Divulgação


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Cassia e Brita

Mais lidas da semana

Operações

Japan House: de visita da princesa do Japão à conquista de LEED

Bruno Mattedi, supervisor de operações da instituição cultural, compartilha insights sobre desafios do dia a dia e conquista da certificação.

Operações

Quatro iniciativas da Telhanorte Tumelero para reduzir impacto ambiental

Diretora de operações gerais fala sobre programa de sustentabilidade da varejista e impacto do setor de construção no meio ambiente.

UrbanFM

Enel X introduz Zona Sul de SP no mercado de carros elétricos

Novo eletroposto vai de encontro ao crescimento do mercado de veículos sustentáveis no Brasil.

Mercado

De volta ao Brasil, Erika Porcaro retorna a Telelok

Conheça a jornada de coragem, resiliência e inovação da mãe do Noah.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Da engenharia à gestão sustentável

Acompanhe nossa conversa com Irimar Palombo sobre inovação, desafios em sua carreira, que tem contribuído para a transformação dos espaços e construção do futuro no escopo do Facility Management.

Revista InfraFM

Gestão de Facilities em ambientes remotos e industriais

Uma visão abrangente sobre experiências, segurança e sustentabilidade nas operações de grandes empresas.

Revista InfraFM

O escritório como espaço acústico para atender ao modelo híbrido de trabalho.

Artigo da Arqta. Dra. Claudia Andrade e do Eng. Acústico Bruno Amabile.

Revista InfraFM

Gestão de Facilities e a ciência por trás dos data centers

A ciência por trás dos data centers, artigo de Henrique Bissochi e Edmar Cioletti, ambos da Tools Digital Services, uma empresa do Grupo Santander.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP