Congresso 2025 - Políticas de Aquisição
 

TIM muda sua sede em São Paulo com assinatura da AKMX

Espaço de quase 5 mil m², projetado para 570 posições de trabalho, iniciou sua ocupação em setembro

Por Léa Lobo

“Evoluir juntos com coragem, transformando tecnologia em liberdade” é o propósito da TIM, que atua em todo o Brasil com serviços de telecomunicações, focada nos pilares de inovação, experiência do cliente e agilidade. A empresa é reconhecida por liderar movimentos importantes do mercado desde o início de suas operações no país e está à frente da transformação digital da sociedade, em linha com a assinatura da marca: “Imagine as possibilidades”. É, desde 2015, líder em cobertura 4G no Brasil – conectando, inclusive, o campo para viabilizar a inovação no agronegócio – e, já pronta para um futuro ainda mais digital, ativará comercialmente a tecnologia 5G em três cidades em breve.

Dentro do propósito da companhia, cerca de 7,5 mil colaboradores da TIM Brasil que estão em home office desde março, em razão do isolamento de combate ao novo coronavírus, estão iniciando o retorno gradual das atividades presenciais e encontram novos ambientes de trabalho. “Os que retornaram em São Paulo encontraram um ambiente totalmente novo, desde o endereço até a arquitetura, onde visamos o conforto na empresa. A dinâmica do mundo atual demanda ambientes inteligentes para um melhor fluxo da rotina corporativa, então, reunimos as melhores práticas em sustentabilidade, conforto e bem-estar para os colaboradores”, explica Bruno Schmidt, Gerente Senior Nacional de Facilities & Operations da TIM Brasil.

O ponto de partida para a mudança nos escritórios foi a nova sede de São Paulo, na Torre Sigma, na Marginal Pinheiros, num padrão arquitetônico e construtivo classificado como Triple A. O espaço, de quase 5 mil m², projetado para 570 posições de trabalho, iniciou sua ocupação em setembro. A atuação da área de Facilities & Operations da TIM com a equipe de arquitetura da AKMX foi essencial para a entrega da obra em tempo recorde, apenas oito meses, entre concepção e execução, mesmo em meio às dificuldades impostas pela pandemia. “O escritório de São Paulo conta com um ambiente moderno, que exige uma melhor utilização dos espaços e adequação ao mercado, tanto em termos de custo quanto em inovação. A parte de automação do escritório permite que se use apenas o essencial, há sensores por toda parte para identificar necessidade de iluminação, refrigeração e incidência de luminosidade externa”, exemplifica Marcelo Gracia, Gerente de Facilities da TIM São Paulo.

No novo endereço, a área de Facilities & Operations projetou o ambiente para uma economia de 60% nos custos totais dos facilities services. A TIM passa a contar com uma infraestrutura mais eficiente e sustentável, o que garante o uso racional dos recursos naturais, como energia e a adoção de tecnologias de baixo impacto ambiental.

O projeto da AKMX explora o espaço de forma inteligente. Composições livres que permitem liberdade para os funcionários se sentarem onde desejarem, e não mais em baias, como anteriormente, são destaque. “A TIM Brasil se antecipa no mercado com essa decisão, trazendo tendências que devem perdurar após a pandemia: de transformar os escritórios em locais mais aconchegantes e produtivos”, afirma Denise Moraes, Diretora de Projetos e sócia da AKMX Arquitetura Corporativa, empresa responsável pelos projetos dos escritórios em São Paulo, Recife, Curitiba, Salvador e Campinas.

Para isso, segundo a especialista, foram pensados espaços colaborativos e que gerem conexão entre as pessoas, bem como repensados os espaços produtivos com foco, por exemplo, em acústica e phone booths – áreas reservadas e privativas. “O layout da TIM teve por premissa garantir ainda a circulação eficiente e condições de acessibilidade desde a chegada do elevador até os postos de trabalho demarcados para pessoas com restrições motoras, passando pelas áreas coletivas como recepção, cafés e refeitório”, destaca Denise Moraes.

Em Salvador (BA), o novo escritório tem 502m² e foi projetado para 55 posições de trabalho, enquanto em Recife (PE), o espaço é de 850 m2 com 114 posições. O quarto prédio construído fica em Curitiba (PR): 1.200 m² com 170 posições de trabalho. Todos seguem o mesmo conceito da unidade de São Paulo.

Retorno

Uma pesquisa feita pela consultoria global KPMG, e que entrevistou 772 empresários de todo o país, mostra que a maioria das empresas no Brasil deve promover o retorno de seus funcionários aos escritórios até dezembro deste ano. Segundo os dados, 23,41% das companhias já promoveram a volta aos escritórios. Outras 34,90% pretendem retornar entre setembro e dezembro – ou seja, quase oito em cada dez (79,36%) empresas já voltaram ou farão isso ainda em 2020.

Para a Diretora da AKMX, o isolamento social provou que o home office funciona, mas não significa que esse será o novo modelo de trabalho. “Até as salas de reunião devem estar preparadas para esse momento, com os móveis convencionais, mas também aparatos tecnológicos para garantir uma boa experiência no encontro entre as pessoas que estão na empresa com aqueles que estão trabalhando remotamente, como foram feitos nos escritórios da TIM”, completa a especialista.

CLIQUE AQUI PARA CONFERIR A VERSÃO DIGITAL.

Foto: Divulgação


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca

Mais lidas da semana

Operações

Carregamento de veículos elétricos em condomínios divide opiniões

Como equilibrar os custos e as preocupações dos condôminos de forma justa e transparente. Leia artigo exclusivo.

Carreira

Fábio Pace Adamo assume Real Estate Management da Volvo

Com mais de 20 anos de experiência, profissional assume gestão em nível nacional.

Mercado

Soluções de economia de água com o fim do desconto da Sabesp

Tecnologias e estratégias inovadoras tornam sustentável o consumo de água.

Workplace

Pinterest transforma escritório em oportunidade de novos negócios

Daiane Silva, Workplace Manager da multinacional, fala sobre gestão focada em clientes externos e cultura flexível.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Diversidade de ideias no 10º Fórum InfraFM Hospitais & Ambientes de Saúde

Evento abordou sustentabilidade, cases de sucesso, otimização de gestão e outros temas em voga no setor.

Revista InfraFM

Guardiões do movimento

Assegurando o bem-estar dos colaboradores ao longo dos 14 mil quilômetros de ferrovias, que cortam nove estados brasileiros.

Revista InfraFM

Oportunidades e inovações no World Workplace 2024 da IFMA

Transformando o setor de FM com foco em tecnologia e sustentabilidade

Operações

Monitoramento em tempo real otimiza produção em 18% na Visteon Amazonas

Ricardo Tanko Vasconcellos, Quality Manager da multinacional, fala sobre importância da sinergia entre áreas para um processo contínuo de melhorias.

Operações

Retrofit gera mais de R$3 milhões de economia para operação de shopping

Gerente de operações do Shopping Praça da Moça e coordenador de Operações do Grupo AD falam sobre desafios e resultados das implementações.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP