Sorteio Nespresso
 

Trocar os carpetes apenas quando saem de moda?

Depreciação do ativo de seis anos pode ser estendida para até 10 anos - ou mais, se você fizer isso...

Bens e ativos empresariais têm vida útil limitada, que pode ser mais ou menos longa, dependendo da manutenção e cuidados com que sejam tratados. Carpetes, especificamente, representam um alto investimento que, em geral, é esquecido depois da instalação e pagamento e, muitas vezes, sequer integram a relação de ativos fixos. Sendo assim, dificilmente, gestores alocam um budget específico para sua manutenção adequada e o resultado pode ser sua substituição constante e precoce. Considerando-o que o custo médio de compra e instalação, do carpete, pode chegar a quase R$ 600 mil em um espaço de 3000 m² - por exemplo - a falta de planejamento de manutenção pode significar prejuízo relevante para as empresas.

Obviamente, carpetes ficam sujos e chegam até a mudar de cor com o tráfego de pessoas, os respingos de café e a poeira acumulada. Porém, está comprovado que um plano de higienização regular aumenta significativamente sua vida útil por vários anos, sem incorrer em custos altíssimos. A estimativa de uma depreciação de seis anos pode ser estendida para até 10 anos - ou mais.

Esta redução relevante de custos começa com o desenvolvimento de um Plano de Cuidados Total, desde a instalação do revestimento.

Prevenção X intervenção

O carpete não é apenas um elemento de decoração. Na verdade, ele tem funções bem mais importantes. Ele absorve ruídos e reduz a ampliação do som, o que é importantíssimo nos ambientes corporativos para que não haja interferência na concentração dos colaboradores.

Os carpetes também proporcionam amortecimento, o que diminui a possibilidade de fadiga e lesões repetitivas em colaboradores e visitantes que permaneçam longos períodos em pé.

Finalmente, o carpete filtra basicamente detritos, partículas e muito mais, prendendo a sujidade profundamente em suas fibras e mantendo-a fora do ar circulante.

Com o tempo, porém, a sujeira se aloja na base do carpete, danificando as fibras, diminuindo sua capacidade de desempenho. Embora a aspiração diária ou programada seja essencial para remover a poeira no nível superior, ela não é suficiente para garantir a limpeza e higienização. Com o tempo o carpete apresentará sinais de desgaste e terá uma aparência constantemente suja.

Algumas empresas especializadas serão capazes de restaurar um carpete neste estado, fazendo-o parecer quase novo. Mas a melhor solução, e mais a mais econômica, é evitar o problema, com um programa que vai além da simples aspiração.

A milliCare oferece um tipo de manutenção preventiva - e patenteada - que envolve a higienização com polímero a seco e evita a substituição precoce do carpete. Como o próprio nome indica, a limpeza a seco de carpetes não depende do uso excessivo de água para umedecê-los, seguido da extração do líquido misturado à sujeira. Ao invés disso, utiliza apenas um pouco de umidade para ativar as ligações entre compostos secos e os detritos germinativos indesejados. Os compostos podem, então, ser retirados da base do carpete, deixando as fibras ultra limpas.

Realizada duas ou três vezes por ano - dependendo de estudos de atividade e tráfego nos locais acarpetados -, a limpeza a seco milliCare pode higienizar e revitalizar completamente o carpete. De fato, muitos gestores descobriram que seus carpetes permanecem como novos, muito depois de saírem de moda, o que significa que, às vezes, são substituídos apenas pelo componente estético.

Esperar é sempre mais caro

O ideal, portanto, é estabelecer um Plano de Cuidados Total para os espaços acarpetados dos empreendimentos comerciais e corporativos, desde a instalação. Quanto mais a limpeza profunda for adiada, menor a possibilidade de prejuízo.

Os técnicos da milliCare podem executar a  limpeza restauradora nos pontos negligenciados e trabalhar com gestores no plano de manutenção regular que incluirá o estudo de trafego em cada área do empreendimento, o fornecimento do kit spot e treinamento das equipes de limpeza para a remoção de manchas e o plano mais adequado de aspiração para cada espaço. Esta é, sem dúvida a única maneira de higienizar e prolongar vida útil dos carpetes, com a certeza de que eles manterão aparência de quando foram instalados.

Foto: Divulgação


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.
milliCare coordena Câmara da ABRITAC

[Vitrine Facilities] Objetivo é normatizar procedimentos e produzir um Guia Técnico de Manutenção de tapetes, carpetes e capachos

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Visitas Técnicas esgotando

Mais lidas da semana

Operações

Do auxiliar de limpeza ao presidente: segurança é responsabilidade de todos

Para especialista, prevenção de incêndios é urgente e negligência pode ser explicada através dos três pilares da manutenção.

Outside Work

Livro para expandir horizontes do conhecimento e da imaginação em FM

E os malefícios da dedicação às redes sociais para a saúde

UrbanFM

O que mudou na gestão do Parque Ibirapuera?

Camila Praim, coordenadora de operações, fala sobre experiência na gestão do parque durante processo de concessão e de desterceirização.

Workplace

Qual o futuro dos escritórios?

Pesquisa indica pontos que serão tendência ao longo de 2024.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

A trajetória de Alex Martins e a sua atual posição na Brookfield Properties

Transformando visões em realidade, priorizando a sustentabilidade e inovação no coração da gestão imobiliária para manter o valor dos ativos.

Revista InfraFM

Integrando excelência médica e inovação em engenharia para a melhor experiência

Nesta entrevista com Walmor Brambilla, Gerente Executivo de Engenharia e Real Estate do HCOR, acompanhe os avanços e desafios da área na instituição de saúde.

Revista InfraFM

Onde estamos quando o assunto é cidades inteligentes no Brasil?

Compreenda o tema para além da parte "glamourizada" do conceito. Especialista fala sobre Workplace fora do espaço de trabalho, Urban Facilities Management e cidadania.

Revista InfraFM

Workplace é o primeiro passo para colaboradores se sentirem amados

Workplace é o primeiro passo para colaboradores se sentirem amados. Frase proferida por Thais Trentin, CEO e fundadora da Workplace Arquitetura Corporativa.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP