TELELOK
 

Trocar os carpetes apenas quando saem de moda?

Depreciação do ativo de seis anos pode ser estendida para até 10 anos - ou mais, se você fizer isso...

Bens e ativos empresariais têm vida útil limitada, que pode ser mais ou menos longa, dependendo da manutenção e cuidados com que sejam tratados. Carpetes, especificamente, representam um alto investimento que, em geral, é esquecido depois da instalação e pagamento e, muitas vezes, sequer integram a relação de ativos fixos. Sendo assim, dificilmente, gestores alocam um budget específico para sua manutenção adequada e o resultado pode ser sua substituição constante e precoce. Considerando-o que o custo médio de compra e instalação, do carpete, pode chegar a quase R$ 600 mil em um espaço de 3000 m² - por exemplo - a falta de planejamento de manutenção pode significar prejuízo relevante para as empresas.

Obviamente, carpetes ficam sujos e chegam até a mudar de cor com o tráfego de pessoas, os respingos de café e a poeira acumulada. Porém, está comprovado que um plano de higienização regular aumenta significativamente sua vida útil por vários anos, sem incorrer em custos altíssimos. A estimativa de uma depreciação de seis anos pode ser estendida para até 10 anos - ou mais.

Esta redução relevante de custos começa com o desenvolvimento de um Plano de Cuidados Total, desde a instalação do revestimento.

Prevenção X intervenção

O carpete não é apenas um elemento de decoração. Na verdade, ele tem funções bem mais importantes. Ele absorve ruídos e reduz a ampliação do som, o que é importantíssimo nos ambientes corporativos para que não haja interferência na concentração dos colaboradores.

Os carpetes também proporcionam amortecimento, o que diminui a possibilidade de fadiga e lesões repetitivas em colaboradores e visitantes que permaneçam longos períodos em pé.

Finalmente, o carpete filtra basicamente detritos, partículas e muito mais, prendendo a sujidade profundamente em suas fibras e mantendo-a fora do ar circulante.

Com o tempo, porém, a sujeira se aloja na base do carpete, danificando as fibras, diminuindo sua capacidade de desempenho. Embora a aspiração diária ou programada seja essencial para remover a poeira no nível superior, ela não é suficiente para garantir a limpeza e higienização. Com o tempo o carpete apresentará sinais de desgaste e terá uma aparência constantemente suja.

Algumas empresas especializadas serão capazes de restaurar um carpete neste estado, fazendo-o parecer quase novo. Mas a melhor solução, e mais a mais econômica, é evitar o problema, com um programa que vai além da simples aspiração.

A milliCare oferece um tipo de manutenção preventiva - e patenteada - que envolve a higienização com polímero a seco e evita a substituição precoce do carpete. Como o próprio nome indica, a limpeza a seco de carpetes não depende do uso excessivo de água para umedecê-los, seguido da extração do líquido misturado à sujeira. Ao invés disso, utiliza apenas um pouco de umidade para ativar as ligações entre compostos secos e os detritos germinativos indesejados. Os compostos podem, então, ser retirados da base do carpete, deixando as fibras ultra limpas.

Realizada duas ou três vezes por ano - dependendo de estudos de atividade e tráfego nos locais acarpetados -, a limpeza a seco milliCare pode higienizar e revitalizar completamente o carpete. De fato, muitos gestores descobriram que seus carpetes permanecem como novos, muito depois de saírem de moda, o que significa que, às vezes, são substituídos apenas pelo componente estético.

Esperar é sempre mais caro

O ideal, portanto, é estabelecer um Plano de Cuidados Total para os espaços acarpetados dos empreendimentos comerciais e corporativos, desde a instalação. Quanto mais a limpeza profunda for adiada, menor a possibilidade de prejuízo.

Os técnicos da milliCare podem executar a  limpeza restauradora nos pontos negligenciados e trabalhar com gestores no plano de manutenção regular que incluirá o estudo de trafego em cada área do empreendimento, o fornecimento do kit spot e treinamento das equipes de limpeza para a remoção de manchas e o plano mais adequado de aspiração para cada espaço. Esta é, sem dúvida a única maneira de higienizar e prolongar vida útil dos carpetes, com a certeza de que eles manterão aparência de quando foram instalados.

Foto: Divulgação


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.
milliCare coordena Câmara da ABRITAC

[Vitrine Facilities] Objetivo é normatizar procedimentos e produzir um Guia Técnico de Manutenção de tapetes, carpetes e capachos

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


MILLICARE

Mais lidas da semana

Operações

Como transformar ciência em confiança para Facilities

Tecnologia, laudos, relatórios e método exclusivo: conheça a tecnologia e solução em higienização de superfícies têxteis que faz da MilliCare a parceira estratégica para líderes em Facilities

Carreira

Tecnologia, humanização e estratégia

Como Sonia Keiko está transformando o modelo de manutenção predial no Brasil

Carreira

Será que falta só mão de obra? Ou será que falta gente que cuida de gente?

Uma gestão que vai muito além da manutenção, ela começa com empatia e respeito a equipe dos bastidores

Mercado

Temon Serviços aposta em IA e bônus por assiduidade para engajar colaboradores

Líder na manutenção dos maiores edifícios comerciais do país, empresa amplia investimento em Recursos Humanos e se alinha às transformações do setor

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Por que o esg da Globo deveria estar no seu radar?

O Relatório ESG 2024 da Globo destaca avanços na agenda ambiental da empresa.

Revista InfraFM

Infraestrutura sob controle e os bastidores do Facility Management na cart

Por dentro da operação que garante eficiência, segurança e sustentabilidade em mais de 400 km de rodovias

Revista InfraFM

Prédio limpo, negócio forte!

Como a opinião do cliente final está moldando o futuro da limpeza profissional

Revista InfraFM

Infraestrutura Hospitalar como Pilar de Excelência

Como a gestão estratégica de Engenharia, Real Estate e Facilities contribui para consolidar o Hospital Israelita Albert Einstein como referência mundial

Operações

Monitoramento em tempo real otimiza produção em 18% na Visteon Amazonas

Ricardo Tanko Vasconcellos, Quality Manager da multinacional, fala sobre importância da sinergia entre áreas para um processo contínuo de melhorias.

Operações

Retrofit gera mais de R$3 milhões de economia para operação de shopping

Gerente de operações do Shopping Praça da Moça e coordenador de Operações do Grupo AD falam sobre desafios e resultados das implementações.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP