3º Fórum InfraFM Indústrias
 

milliCare coordena Câmara da ABRITAC

[Vitrine Facilities] Objetivo é normatizar procedimentos e produzir um Guia Técnico de Manutenção de tapetes, carpetes e capachos

A iniciativa conta com a participação de fabricantes de revestimentos têxteis, arquitetos, empresas de manutenção e limpeza, de ar condicionado, acadêmicos da USP, profissionais de engenharia e tecnologia (eTICs e IoT), especialistas em controle da qualidade ambiental interna e representantes da ABRAFAC e Abralimp. A expectativa é ganhar a confiança do consumidor e fortalecer a imagem dos produtos - carpete, tapete e capachos - comprovando que são saudáveis e amigáveis para ambientes comerciais e residenciais, desde que bem especificados e com manutenção profissional de qualidade.

Guilherme Dionizio Gomes Filho, presidente da ABRITAC, conta que a pandemia do novo Coronavírus estimulou a disseminação de informações falsas, com ataques intensos aos revestimentos têxteis, causando uma visão distorcida dos produtos. "Por esse motivo, decidimos compartilhar estudos e pesquisas com parceiros, clientes e usuários, bem como criar um benchmark a partir das experiências relatadas pelos integrantes da Câmara".

Paulo Jubilut, CEO da milliCare Brasil e coordenador da Câmara observa que a pandemia do Covid19, abriu espaço para uma discussão há muito postergada. "O carpete e o tapete não são, nem nunca foram os vilões" - diz ele. "Pelo contrário, quando tratados adequadamente são fundamentais para a manutenção da qualidade do ar interno porque funcionam como filtros naturais. Mais ainda, carpetes corporativos, particularmente são ativos valiosos que precisam ter sua vida útil mantida e prolongada".

O momento em que a pandemia atingiu o país e começaram a circular notícias sobre revestimentos têxteis, como agentes da proliferação do vírus, e recomendações para retirá-los, foi crucial para iniciar este estudo e gerar um guia oficial de melhores práticas de manutenção. "Levamos a ideia à ABRITAC que imediatamente aderiu, criando a Câmara. Afinal, trata-se de um setor que gera mais de 4 mil empregos diretos e contabiliza faturamento acima de R$ 1 bilhão por ano e pode ser duramente prejudicado pela desinformação"

A Câmara é composta por associados da ABRITAC - Tapetes São Carlos, Tarkett, Viastar e WK Carpetes - e por dois grupos de trabalho, o Grupo Científico Projeto de Pesquisa e o Grupo Guia de Manutenção, Higiene e Limpeza. Do primeiro, fazem parte Leonardo Cozac, CEO do laboratório Conforlab; Alexandre Todorovic Fabro, médico Patologista, professor de Patologia e Medicina Legal da Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto; Sabrina Setembre Batah, bióloga e mestranda da mesma universidade e Arthur Sequeira Aikawa, CEO da Omni-Electronica, especializada em sensoriamento de ambientes.

No Grupo Guia de Manutenção, Higiene e Limpeza estão: Camila Nagay, LEED AP na Athie Wohnrath; Daniel Freitas Siqueira do Grupo Verzani & Sandrini; a ABRAFAC - Associação Brasileira de Facilities -, representada pelo conselheiro, Alexandre Ventura e a Abralimp - Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional, representada pelo seu diretor de Relações Institucionais, Paulo Peres.

As presenças da ABRAFAC e Abralimp na Câmara fecham o ciclo, proporcionando uma visão 360º de toda cadeia produtiva do carpete: do fabricante ao cliente, passando pelo prestador de serviços. Aliada às participações do especificador e do próprio prestador de serviços, dá ao grupo a oportunidade de avaliar, de perto, dúvidas e problemas de cada elo desta cadeia, oferecendo contribuição efetiva na compreensão das qualidades do carpete como revestimento e a metodologia correta para mantê-lo, protegendo a saúde das pessoas e prolongando sua vida útil.

Já o grupo científico iniciará uma pesquisa pioneira no Brasil e, provavelmente no mundo, dimensionando a relação dos revestimentos têxteis com a saúde das pessoas, seu impacto no ambiente, principalmente com relação a qualidade do ar interno, desmitificando conceitos errôneos que vêm sendo construídos, particularmente nas últimas décadas. "A literatura cientifica sobre o tratamento de superfícies porosas - os têxteis - e seu impacto na saúde das pessoas é praticamente inexistente. Provavelmente, esta pesquisa vai ultrapassar o escopo inicial e se tornar referência em qualidade ambiental interna", prevê o CEO da milliCare.

A Câmara Técnica de Revestimentos de Pisos Corporativos e Residenciais da ABRITAC já iniciou os trabalhos e a expectativa é de apresentar os primeiros resultados nos próximos 30 dias e ter o Guia Técnico de Manutenção e Limpeza de Tapetes, Carpetes e Capachos concluído, baseado em pesquisa cientifica e avalizado pelas mais importantes entidades do setor, em seis meses.

"Não é porque existe o álcool gel que você pode deixar de lavar as mãos. Com carpetes e tapetes é o mesmo. Soluções emergenciais resolvem o momento, um plano de higienização regular e customizado, sim, evita a emergência, em qualquer contexto - durante ou pós pandemia. Esta é a didática que vamos oferecer", diz Jubilut.

Foto: Divulgação


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.
Carpetes e qualidade do ar interno

[Vitrine Facilities] Pesquisa da Universidade de Harvard mostra que diminuir as micropartículas nocivas à saúde humana transportadas pelo ar pode reduzir complicações graves de Covid-19

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Cassia e Brita

Mais lidas da semana

Operações

Japan House: de visita da princesa do Japão à conquista de LEED

Bruno Mattedi, supervisor de operações da instituição cultural, compartilha insights sobre desafios do dia a dia e conquista da certificação.

Operações

Quatro iniciativas da Telhanorte Tumelero para reduzir impacto ambiental

Diretora de operações gerais fala sobre programa de sustentabilidade da varejista e impacto do setor de construção no meio ambiente.

UrbanFM

Enel X introduz Zona Sul de SP no mercado de carros elétricos

Novo eletroposto vai de encontro ao crescimento do mercado de veículos sustentáveis no Brasil.

Mercado

De volta ao Brasil, Erika Porcaro retorna a Telelok

Conheça a jornada de coragem, resiliência e inovação da mãe do Noah.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Da engenharia à gestão sustentável

Acompanhe nossa conversa com Irimar Palombo sobre inovação, desafios em sua carreira, que tem contribuído para a transformação dos espaços e construção do futuro no escopo do Facility Management.

Revista InfraFM

Gestão de Facilities em ambientes remotos e industriais

Uma visão abrangente sobre experiências, segurança e sustentabilidade nas operações de grandes empresas.

Revista InfraFM

O escritório como espaço acústico para atender ao modelo híbrido de trabalho.

Artigo da Arqta. Dra. Claudia Andrade e do Eng. Acústico Bruno Amabile.

Revista InfraFM

Gestão de Facilities e a ciência por trás dos data centers

A ciência por trás dos data centers, artigo de Henrique Bissochi e Edmar Cioletti, ambos da Tools Digital Services, uma empresa do Grupo Santander.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP