Sorteios 11ª Expo
 

Mercado logístico paulistano aponta melhor resultado do ano em absorção líquida

Estudo da Cushman & Wakefield também traz os cenários no Rio de Janeiro

O mercado logístico de alto padrão de São Paulo registrou seus melhores resultados do ano em relação as absorções esse mês. Segundo o estudo conduzido pela Cushman & Wakefield, a absorção líquida de outubro foi a maior registrada desde 2015 com 175,8 mil m², dos quais 43% foi absorvido em Sorocaba - totalizando 76 mil m² na região. O estado também recebeu novos estoques pelo terceiro mês consecutivo, com o total de 45 mil m² entregues exclusivamente na região de Sorocaba.

Desse modo, taxa de vacância consequentemente caiu 1,5 p.p. em relação ao mês anterior, devido à grande absorção líquida desse mês, alcançando 15,59%, o menor valor desde o fechamento de 2012 (14,88%). Quase metade das regiões de São Paulo, sete de um total de 13, têm uma taxa de vacância inferior a 15%. E como resultado da queda da vacância, o preço subiu 1% em relação ao mês anterior, encerrando outubro em R$ 18,69 por m².

No Rio de Janeiro, mercado logístico registra segunda maior absorção do ano

Após três meses sem receber novos estoques, o mercado logístico de alto padrão do Rio de Janeiro registrou 10,4 mil m² entregues na região de Santa Cruz/Campo Grande, totalizando 152,6 mil m² entregues em 2020. Em outubro, o Estado apontou a segunda maior absorção registrada no ano com 59,8 mil m², sendo a região de Duque de Caxias a responsável por 80% dessa absorção com 48,3 mil m².

A combinação de uma entrega pequena de novos estoques e uma absorção líquida alta resultou novamente em uma queda na taxa de vacância, que continua atingindo suas menores taxas registradas em 5 anos, terminando o mês de outubro com 17,55% - uma queda de 2,4 p.p. em relação ao mês anterior. O preço pedido sofreu uma queda após meses de aumentos, devido a ocupações em empreendimentos com preços mais elevados. Sendo assim, o Rio fechou o mês em R$20,73 por m² - uma diminuição de 0,6% quando comparado a setembro.

Foto: Divulgação


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Visitas Técnicas esgotando

Mais lidas da semana

Operações

Do auxiliar de limpeza ao presidente: segurança é responsabilidade de todos

Para especialista, prevenção de incêndios é urgente e negligência pode ser explicada através dos três pilares da manutenção.

Outside Work

Livro para expandir horizontes do conhecimento e da imaginação em FM

E os malefícios da dedicação às redes sociais para a saúde

UrbanFM

O que mudou na gestão do Parque Ibirapuera?

Camila Praim, coordenadora de operações, fala sobre experiência na gestão do parque durante processo de concessão e de desterceirização.

Workplace

Qual o futuro dos escritórios?

Pesquisa indica pontos que serão tendência ao longo de 2024.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Da engenharia à gestão sustentável

Acompanhe nossa conversa com Irimar Palombo sobre inovação, desafios em sua carreira, que tem contribuído para a transformação dos espaços e construção do futuro no escopo do Facility Management.

Revista InfraFM

Gestão de Facilities em ambientes remotos e industriais

Uma visão abrangente sobre experiências, segurança e sustentabilidade nas operações de grandes empresas.

Revista InfraFM

O escritório como espaço acústico para atender ao modelo híbrido de trabalho.

Artigo da Arqta. Dra. Claudia Andrade e do Eng. Acústico Bruno Amabile.

Revista InfraFM

Gestão de Facilities e a ciência por trás dos data centers

A ciência por trás dos data centers, artigo de Henrique Bissochi e Edmar Cioletti, ambos da Tools Digital Services, uma empresa do Grupo Santander.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP