Afinal, onde estamos quando o assunto é workplace?
 

Livro sobre Condomínio de Lotes mostra estudo diferenciado ao mercado imobiliário

Entenda as convergências e necessárias diferenças entre o parcelamento do solo urbano e o condomínio de lotes

A apresentação foi feita por João Pedro Lamana Paiva, registrador de imóveis da 1ª Região de Porto Alegre, membro honorário do IBRADIM, e conta com o prefácio do advogado Melhim Chalhub, membro do Conselho de Administração do IBRADIM. Lamana e Melhim também são autores de normas e de livros que se tornaram referência no Brasil. A obra teve lançamento virtual, no dia 7 de outubro, às 17h30, no Youtube da ADIT Brasil.

IFrame













O livro nasceu da dissertação do mestrado na Fundação Getúlio Vargas de São Paulo, escrita por Chezzi e reúne valiosas contribuições sobre este tipo de empreendimento tanto para a academia quanto para o mercado imobiliário. Em quase 300 páginas, Chezzi explica as convergências e necessárias diferenças entre o parcelamento do solo urbano e o condomínio de lotes (enquanto, este, seja um fracionamento da propriedade), encaixando as regras urbanísticas locais, estaduais e federais para o desenvolvimento do projeto. O livro tem debates polêmicos - como a necessidade prévia do parcelamento do solo para aprovação do empreendimento, a questão das doações de áreas públicas, os parâmetros urbanísticos aplicáveis ao empreendimento e às unidades, a relação entre lote e unidade autônoma e a aplicação de diretrizes da lei federal 6.766/1979 ao condomínio de lotes, entre outros.

A obra também procura dar balizas ao negócio imobiliário (contratos, memorial, termos com o município, convenção, etc), às diversas cautelas do incorporador (a exemplo do manejo do potencial construtivo) e a todos os aspectos de registro da incorporação para o cartório de imóveis e pós entrega do empreendimento. Para Chezzi, há diversos "pontos de tensão" entre a lei federal 4.591/1964 e os termos urbanísticos adotados neste tipo de empreendimento, que também inspiram atenção ao Registro de Imóveis para solucionar os meios de registro destas questões. Segundo o autor, o livro poderá trazer contribuições para todos os operadores: agentes municipais, advogados, empreendedores, registradores de imóveis, notários e agentes de órgãos de controle, entre outros.

A obra já está disponível para aquisição no site oficial da Amazon.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Congresso 2025

Mais lidas da semana

Carreira

Gestão Eficiente de CNPJ: Desafios e Soluções

Dicas e lições para manter sua empresa dentro da conformidade em meio à mudanças na legislação

Mercado

Grandes desafios para 2025: dados, IA e a busca pela eficiência

As práticas que definirão sucesso para as empresas em 2025

Mercado

Como as tecnologias estão revolucionando a manutenção de ativos no setor de óleo e gás?

IoT, Digital Twins e SCADA estão entre as tendências para o futuro

Mercado

Futuro do trabalho híbrido: o caso JPMorgan

Grandes companhias estão repensando políticas de trabalho remoto, algumas reforçando a flexibilidade, enquanto outras pressionam pelo retorno presencial

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Fórum Econômico Mundial 2025

As discussões do encontro trazem sete lições e ações necessárias para Facilities Management com foco em inovação, sustentabilidade e digitalização

Revista InfraFM

Gestão com ESG

O modelo da Sempre Engenharia, que garante resultados, incorpora governança, inovação e sustentabilidade

Revista InfraFM

Os 10 erros cruciais em IA que você precisa evitar

Como tirar maior proveito dessa tecnologia revolucionária?

Revista InfraFM

Facilities nas aldeias

Iniciativa da W-Energy transforma a vida de aldeias indígenas

Operações

Monitoramento em tempo real otimiza produção em 18% na Visteon Amazonas

Ricardo Tanko Vasconcellos, Quality Manager da multinacional, fala sobre importância da sinergia entre áreas para um processo contínuo de melhorias.

Operações

Retrofit gera mais de R$3 milhões de economia para operação de shopping

Gerente de operações do Shopping Praça da Moça e coordenador de Operações do Grupo AD falam sobre desafios e resultados das implementações.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP