Sorteios 11ª Expo
 

Monte Azul migra para nuvem pública brasileira

Objetivo é possibilitar escala do ambiente computacional

Fundada em 1967, a Monte Azul Agrícola e Construtora é uma empresa que conta com uma equipe técnica multidisciplinar para prestar serviços de zeladoria nas esferas pública e de engenharias sanitária, civil, industrial e agrícola. Com o foco em investir em inovação de forma contínua para oferecer entregas de qualidade aos seus clientes, a empresa já estava familiarizada com a tecnologia em cloud e tinha parte de sua infraestrutura de TI em uma nuvem estrangeira.

Porém, a fatura variável e em dólares, os impostos e tributos cobrados sobre a infra inviabilizavam a escala da Monte Azul. Por esse motivo, o time de TI da empresa procurou uma solução faturada em Reais no Brasil, que não deixasse de entregar alta performance e segurança, exigindo a certificação do data center com os selos Tier III e ISO 27001. E foi assim que a Monte Azul encontrou o Binario Cloud Data Center, solução de nuvem pública da provedora brasileira que entrega as certificações necessárias, garantindo performance, segurança e baixa latência, além de faturamento em moeda nacional, sem influência das variações cambiais.

"Pode parecer simples realizar a jornada para nuvem de uma empresa já familiarizada com a cloud quando olhamos de fora, mas na prática o processo exige a mesma atenção e dedicação que nosso time oferece para cada cliente. Em outras palavras, precisamos traçar um plano estratégico e seguir o framework para que a jornada para a nuvem seja segura e entregue a melhor experiência para os usuários", comenta Gabriel Adorno, Head of Sales da Binario Cloud.

Os requisitos técnicos foram definidos pela própria Monte Azul, sendo a alta performance a demanda central do time de TI da empresa. Para garantir a excelência na entrega, conforme o prazo estabelecido pela empresa, os especialistas da Binario Cloud trabalharam em parceria com as equipes da Monte Azul e de terceiros - que realizam a gestão e suporte de sua infraestrutura - para entender as expectativas, necessidades e condições de todos os envolvido.

"A partir do entendimento da cultura e requisitos do cliente, conseguimos melhorar os processos de comunicação da Binario Cloud, bem como aprimorar nossa documentação técnica para entregar toda a capacidade computacional de que a Monte Azul precisava. Participar desse projeto foi uma oportunidade para toda a equipe técnica e de gestão ampliar seus conhecimentos no nossa metodologia de serviços na jornada para a nuvem - que permite mapear riscos e reduzir os impactos na operação do cliente", comenta Cássio Nascimento, Project Manager da Binario Cloud.

O próximo passo foi desenhar uma arquitetura capaz de atender as necessidades de performance da Monte Azul para entregar a melhor experiência para o usuário. O ambiente possuía requisitos específicos para a operação, envolvendo a validação de usuários com acesso ao sistema, configuração de máquinas virtuais, sistemas operacionais e licenças, instalação e integração com as aplicações que compõem sua infraestrutura.

Em um projeto em que a performance é o fator crucial, a metodologia de gestão de projeto adaptativa e ágil da Binario Cloud, que mantém a documentação de todos os processos realizados, permitiu a migração da Monte Azul para o Binario Cloud Data Center com sucesso e dentro do prazo estabelecido. 

"Do pré-venda aos pós-venda, fomos muito bem atendidos e notamos o empenho dos times da Binario Cloud em atender às nossas solicitações e requisitos técnicos. Todas as melhorias nos serviços comunicadas pela Binario Cloud foram transparentes aos nossos usuários. Como resultado da migração, notamos redução de pelo menos 25% nos custos com infraestrutura", afirma Rubens Samuel Khuri, Consultor de TI da Agrícola e Construtora Monte Azul.

Com o sucesso na migração do ambiente da Monte Azul para o Binario Cloud Data Center, podemos confirmar que existem muitas vantagens em conhecer provedores nacionais de cloud computing para o negócio. Hoje, o ambiente computacional da prestadora de serviços já cresceu e conta com 26 GB de RAM, 7 servidores e mais de 750 GB de storage. O faturamento em reais, sem influência das variações cambiais e a contratação como um serviço viabilizam esses resultados e dão mais fôlego para as empresas pensarem na continuidade dos negócios, bem como em sua escala.

Foto: Divulgação


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.
Todos admitidos online

8º INFRA Minas Gerais aconteceu nos dias 29 e 30 de setembro e teve participação de peso do mercado de FM

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Visitas Técnicas esgotando

Mais lidas da semana

Operações

Do auxiliar de limpeza ao presidente: segurança é responsabilidade de todos

Para especialista, prevenção de incêndios é urgente e negligência pode ser explicada através dos três pilares da manutenção.

Outside Work

Livro para expandir horizontes do conhecimento e da imaginação em FM

E os malefícios da dedicação às redes sociais para a saúde

UrbanFM

O que mudou na gestão do Parque Ibirapuera?

Camila Praim, coordenadora de operações, fala sobre experiência na gestão do parque durante processo de concessão e de desterceirização.

Workplace

Qual o futuro dos escritórios?

Pesquisa indica pontos que serão tendência ao longo de 2024.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Da engenharia à gestão sustentável

Acompanhe nossa conversa com Irimar Palombo sobre inovação, desafios em sua carreira, que tem contribuído para a transformação dos espaços e construção do futuro no escopo do Facility Management.

Revista InfraFM

Gestão de Facilities em ambientes remotos e industriais

Uma visão abrangente sobre experiências, segurança e sustentabilidade nas operações de grandes empresas.

Revista InfraFM

O escritório como espaço acústico para atender ao modelo híbrido de trabalho.

Artigo da Arqta. Dra. Claudia Andrade e do Eng. Acústico Bruno Amabile.

Revista InfraFM

Gestão de Facilities e a ciência por trás dos data centers

A ciência por trás dos data centers, artigo de Henrique Bissochi e Edmar Cioletti, ambos da Tools Digital Services, uma empresa do Grupo Santander.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP