3º Fórum InfraFM Indústrias
 

Da captação ao controle de dados das agências

Plataforma da Localiza Hertz irá movimentar cerca de 350 mil informações de Filiais e garantir agilidade no tempo de resposta para qualquer ação da empresa

 

 

Por Larissa Gregorutti

Desde 2018, a área de Facilities e Serviços Compartilhados da Localiza Hertz iniciou um trabalho para transformar a forma que a companhia trabalha com os dados de todas as suas Filiais. O Centro de Informações Compartilhadas – CIC, tem o compromisso de catalogar, analisar, controlar, organizar sistemicamente e divulgar informações de cerca de 450 unidades de Aluguel de Carros espalhadas nas principais cidades e aeroportos do Brasil.

Segundo as responsáveis pelo desenvolvimento do CIC, Natália Freire e Cálita Magalhães, Assistentes da área de Administração, foi observado que algumas áreas da empresa tinham acesso às informações das agências, e quando confrontados os resultados eram diferentes para cada setor e em sua maioria não estavam atualizados, além da recorrência de pesquisas nacionais para levantamento de dados, que nasceu a necessidade da centralização das informações.

A ideia inicial foi montar um formulário com perguntas importantes e informações de utilização de várias áreas da matriz. Para isto, a equipe fez conexões com as áreas de Administração de filiais, Engenharia, Auditoria de filiais, Marketing, TI, Manutenção de Filiais, Qualidade da frota, Informações gerenciais, Operações e Supply, assim, foi possível entender quais tipos de informações precisariam estar presentes no checklist das agências, que ficou com o total de 514 perguntas. O próximo passo, foi entrar em contato com as Filiais e obter dados como o endereço, informações do colaborador responsável e os seus contatos, até itens patrimoniais, como o número de pessoas nos times, mobiliários, equipamentos, vagas para carros, quantidade de boxes de lavagem, área total da filial e etc.

“Aqui na Localiza Hertz, cada agência está conectada à Gerência de Administração de Filiais, área que eu atuo, e cada representante oficial é treinado para apresentar todas as informações que precisamos coletar e garantir a assertividade dos dados”, comentou Natália.

Ela explicou que as entrevistas por telefone não duravam menos que 1h, e ao encerrar o trabalho, novas agências estavam abrindo, algumas sendo adequadas ou mudando de endereço. “Ficou nítido que as informações poderiam se perder, e precisavam frequentemente de novas atualizações. Por isso, nós não podíamos perder o controle de tudo aquilo que já tinha sido feito até o momento”, pontuou Natalia.

Através do levantamento dos dados, seria possível também fornecer informações acerca da padronização da rede de agências e transformar essas informações em indicadores estratégicos para a companhia. Foi nesse momento que surgiu a proposta de criar o centro de informações compartilhadas.

“A Localiza é uma empresa reconhecida pelo seu alto padrão de excelência em toda a cadeia de serviços que oferece. Estamos em ritmo acelerado de crescimento, e precisamos de informação rápida para tomada de decisão. Com a agilidade do CIC, seremos mais rápidos em nossos movimentos” comenta o Gerente da área de Filiais, Felipe Trindade.

Após todo o trabalho de catalogar as informações, o próximo desafio era encontrar um sistema que mantivesse as informações disponíveis, de fácil acesso e que pudessem ser atualizadas rapidamente. “Para isto, buscamos esforços internos, cercando as informações em todas as portas de saídas da Matriz e estreitando o relacionamento com os líderes da ponta, assim, temos noção de tudo que está sendo alterado e agir rapidamente”, comenta Felipe.

Foi pensando em gerar celeridade e ganho de produtividade neste processo que o time de Administração de Filiais e Tecnologia da Informação da locadora criou o sistema via web/intranet, com custo zero comparado a um ERP. Com filtros dinâmicos, Natália explica que o colaborador consegue pesquisar o que ele precisa, e que o sistema é capaz de facilitar à organização e o acesso as informações em um só lugar. “A inovação muitas vezes está em soluções simples e geram um impacto muito relevante no processo. O CIC é um exemplo disso. A TI da Localiza está sempre conectada as demandas do negócio para que possamos oferecer os melhores recursos”, finaliza Salvador Maia, Analista de Sistemas responsável pela criação da plataforma.

O sistema do CIC está em operação desde o final de 2019, oferecendo dados das agências de Aluguel de Carros.

Com o sucesso do projeto, os dados das 170 unidades de franchising devem entrar no sistema em abril/20 e as 134 lojas da Seminovos estão em processo final de levantamento de dados. No total, a plataforma irá movimentar cerca de 350 mil informações e tem como objetivo munir a Diretoria para tomada de decisões mediante elaboração de relatórios, gráficos e indicadores que contemplem as informações das agências e lojas, além de contribuir para elaboração do orçamento anual e realizar o levantamento e análise de informações sobre os aspectos de padronização das agências e lojas.

 

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Cassia e Brita

Mais lidas da semana

Operações

Japan House: de visita da princesa do Japão à conquista de LEED

Bruno Mattedi, supervisor de operações da instituição cultural, compartilha insights sobre desafios do dia a dia e conquista da certificação.

Operações

Quatro iniciativas da Telhanorte Tumelero para reduzir impacto ambiental

Diretora de operações gerais fala sobre programa de sustentabilidade da varejista e impacto do setor de construção no meio ambiente.

UrbanFM

Enel X introduz Zona Sul de SP no mercado de carros elétricos

Novo eletroposto vai de encontro ao crescimento do mercado de veículos sustentáveis no Brasil.

Mercado

De volta ao Brasil, Erika Porcaro retorna a Telelok

Conheça a jornada de coragem, resiliência e inovação da mãe do Noah.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Da engenharia à gestão sustentável

Acompanhe nossa conversa com Irimar Palombo sobre inovação, desafios em sua carreira, que tem contribuído para a transformação dos espaços e construção do futuro no escopo do Facility Management.

Revista InfraFM

Gestão de Facilities em ambientes remotos e industriais

Uma visão abrangente sobre experiências, segurança e sustentabilidade nas operações de grandes empresas.

Revista InfraFM

O escritório como espaço acústico para atender ao modelo híbrido de trabalho.

Artigo da Arqta. Dra. Claudia Andrade e do Eng. Acústico Bruno Amabile.

Revista InfraFM

Gestão de Facilities e a ciência por trás dos data centers

A ciência por trás dos data centers, artigo de Henrique Bissochi e Edmar Cioletti, ambos da Tools Digital Services, uma empresa do Grupo Santander.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP