NEOWRK
 

As cinco tendências para o setor de manutenção e serviços de campo em 2020

Estudo abordou as principais mudanças que impactaram o segmento em 2019 e caminhos para 2020

O Produttivo é uma análise do ano de 2019 para o setor de manutenção e serviços. O estudo abordou as principais mudanças que impactaram o segmento em 2019 e apontou caminhos para os gestores se prepararem para 2020.

Entrevistando profissionais das áreas de instalação e manutenção de equipamentos, engenharia (projetos e obras), manutenção predial, frotas e telecomunicações, que estão vivenciando a área no dia a dia, foi possível compreender as principais mudanças que aconteceram no mercado através de um ponto de vista real.

Entre os profissionais, as opiniões são muito parecidas: o mercado de serviços, especialmente o de manutenção, instalação, inspeção e controle de qualidade, não são mais os mesmos.

“De maneira geral, 2019 foi um ano melhor. O mercado cresceu, parece estar mais aquecido e gerou novas oportunidades. Mas está longe de significar zona de conforto. Todos os profissionais acreditam que a área está se transformando drasticamente e em velocidade muito rápida”, analisa o CEO do Produttivo, Victor Serta.

Confira as cinco tendências para o setor de manutenção e serviços em 2020, apontadas por prestadores de serviços de campo e manutenção:

1) O mercado está crescendo rápido e as mudanças também são rápidas: a pesquisa identificou que o mercado de serviços de campo está em crescimento, mas também está se transformando rapidamente. Os profissionais que não se adequarem às mudanças e não buscarem um nível de profissionalização cada vez maior correm o risco de não se beneficiarem deste momento de retomada. “Na minha opinião houve uma melhora nas oportunidades de serviços nas áreas de manutenção, instalação e na construção civil, em geral. Além do reaquecimento do mercado, é possível perceber o aumento na preocupação por parte dos clientes com a contratação de serviços com o respaldo de empresas e profissionais especializados”, avalia o Diretor na Sóllida, Lucas A. Elmiro.

2) Existe maior preocupação com medidas de segurança: essa preocupação envolve a qualidade dos serviços e a proteção dos trabalhadores. “A principal mudança pra mim é a questão da conscientização e incorporação dos cuidados com segurança no dia a dia dos serviços. Hoje, os profissionais estão muito mais habituados e conscientizados com documento que respeitem a legislação, uso e entrega de EPI’s e outras questões”, explica o responsável pela Segurança do Trabalho na Plotter, Eduardo Racks.

3) Cresce o número de participantes em treinamentos e capacitações: esse novo mercado também está vindo com profissionais mais qualificados. Ricardo Viana, um dos principais nomes da área de Refrigeração e Climatização, conta que durante toda sua experiência, como técnico, supervisor e hoje como instrutor de aulas e treinamentos, nunca viu o público tão motivado em buscar novos conhecimentos. “As inscrições nos treinamentos aumentaram bastante. As empresas hoje em dia estão pensando até em lugares maiores para fazer os treinamentos por conta do número de inscritos. Antes eram em torno de 300 técnicos, hoje está entre 500 e 700”, revela o profissional.

4) Os clientes estão mais exigentes: entre todas as empresas ouvidas, é praticamente unânime a opinião de que o cliente mudou. Segundo os profissionais, as empresas estão evitando a informalidade, buscando empresas sérias e exigindo serviços com mais qualidade, agilidade e comprovação. “Vemos a importância do cuidado com o cliente para os bons resultados da Everest. O atendimento, sempre se alinhando as suas necessidades, a experiência no segmento e consequente credibilidade construída ao longo dos anos é o diferencial”, frisa Eduardo Domingues da Everest Telecom.

5) Velhos hábitos não são mais aceitos: para corresponder a essas novas exigências de mercado, as empresas estão sentindo necessidade de mudar e investir em ferramentas e processos que sejam capazes de entregar a transparência, a agilidade e a qualidade que os clientes esperam. “Hoje os clientes estão exigindo muito mais transparência. Não adianta mandar aqueles papéis antigos que mandávamos com ordem de serviço. Tem que ser tudo eletrônico, com foto, registrado com data e hora de atendimento”, aponta Eduardo Falcão, da FW Soluções Industriais.

Todo o estudo está disponível no e-book “Retrospectiva e tendências: o ano de 2019 para o setor de serviços, as principais mudanças e como se preparar para 2020”. Baixe o material completo no link: <https://bit.ly/2upoTP6>.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


TEMON

Mais lidas da semana

Operações

Como transformar ciência em confiança para Facilities

Tecnologia, laudos, relatórios e método exclusivo: conheça a tecnologia e solução em higienização de superfícies têxteis que faz da MilliCare a parceira estratégica para líderes em Facilities

Carreira

Tecnologia, humanização e estratégia

Como Sonia Keiko está transformando o modelo de manutenção predial no Brasil

Carreira

Será que falta só mão de obra? Ou será que falta gente que cuida de gente?

Uma gestão que vai muito além da manutenção, ela começa com empatia e respeito a equipe dos bastidores

Mercado

Temon Serviços aposta em IA e bônus por assiduidade para engajar colaboradores

Líder na manutenção dos maiores edifícios comerciais do país, empresa amplia investimento em Recursos Humanos e se alinha às transformações do setor

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Pessoas, espaços e dados: nova rotina na gestão de Facilities da Roche

Da horta colaborativa ao projeto K6, inovação e propósito movem a área de operações

Revista InfraFM

20º Congresso e 12ª Expo InfraFM 2025

A 12ª Expo e o 20º Congresso InfraFM consolidam o posto de maior encontro do setor na América Latina. Três dias de evento, 165 palestras pulsando inovação e conteúdo estratégico, 136 expositores e 5 patrocinadores.

Revista InfraFM

11º Prêmio Indicados InfraFM 2025

O reconhecimento que move e inspira o setor do Facility, Property & Workplace Management

Revista InfraFM

Expo InfraFM 2025 é onde o futuro da gestão acontece

O Expo Center Norte foi palco da maior reunião de soluções, ideias e conexões para o setor de Facility, Property e Workplace Management da América Latina. A 12ª Expo InfraFM reuniu 136 expositores que mostraram, na prática, como tecnologia, sustentabilidade e inteligência de dados estão redesenhando

Revista InfraFM

Por que o esg da Globo deveria estar no seu radar?

O Relatório ESG 2024 da Globo destaca avanços na agenda ambiental da empresa.

Revista InfraFM

Infraestrutura sob controle e os bastidores do Facility Management na cart

Por dentro da operação que garante eficiência, segurança e sustentabilidade em mais de 400 km de rodovias

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP