TELELOK
 

Calculadora de carbono oferece alternativa para redução de emissões

Solução da Autodesk permite que a indústria da construção civil acesse e visualize com facilidade esses dados

Como líder em soluções de softwares de design e construção destinadas a setores que são responsáveis por altos índices de emissão de gases de efeito estufa, a Autodesk reconhece a importância vital da redução de lançamento de carbono no ambiente. Essa realidade concretiza-se diante de empresas das áreas de AEC (Arquitetura, Engenharia e Construção) focadas na necessidade de fazer escolhas mais inteligentes em relação aos materiais usados na construção, uma opção que não estava prontamente à disposição.

No último ano, a companhia trabalhou alinhada ao Carbon Leadership Forum (entidade formada por acadêmicos e profissionais dedicados à redução do carbono incorporado em materiais da construção) - em colaboração com a Skanska (companhia sueca de construção), com a C Change Labs (desenvolvedora de softwares para empresas atuarem na redução de emissões) e com cerca de 50 outros parceiros - para criar a ferramenta EC3 - Embodied Carbon in Construction (ou Carbono Incorporado na Construção, em português), lançada em novembro de 2019, e que está disponível em versão beta pública.

Os impactos do segmento da construção são inegáveis, chegando a contribuir com quase 40% das emissões de CO2 em todo o mundo. E, à medida em que o crescimento global continua, estima-se que, até 2060, a área construída em nosso planeta dobrará. Isso equivale à construção de uma cidade de Nova York inteira todos os meses, durante 40 anos. Além disso, pelo menos metade da pegada de carbono deixada por esses novos edifícios assumirá a forma de carbono incorporado - que equivale ao gás de efeito estufa emitido na cadeia de suprimentos de materiais de construção, incluindo extração de matérias-primas, transporte, refino e fabricação de materiais para construção.

Então, como podemos reduzir o aumento de carbono incorporado na construção? Até o momento, o setor tem se esforçado para entender e mensurar as emissões em seus projetos. Por exemplo: dois materiais podem parecer idênticos, servir para a mesma finalidade, mas possuem quantidades muito diferentes de carbono incorporado; uma viga de aço totalmente reciclada de um forno elétrico a arco renovável e uma viga de aço virgem de um forno a carvão podem ser superficialmente idênticas, mas radicalmente diferentes no resultado de impacto da sua produção no clima.

A ferramenta EC3 utiliza dados das Declarações Ambientais de Produtos (EPDs, da sigla em inglês para Environmental Product Declarations) para alinhar, avaliar e apresentar os impactos de carbono incorporado na construção de uma maneira fácil de usar e de interagir. Essa solução permite que a indústria da construção civil acesse e visualize com facilidade dados de emissões de carbono, permitindo que os responsáveis pelos projetos façam escolhas inteligentes em relação ao lançamento de gases no ambiente durante a especificação e aquisição de materiais. O que levaria dias a ser feito por especialistas, agora pode ser realizado em minutos por profissionais generalistas da área de projetos de construção.

A Autodesk é a principal patrocinadora da ferramenta e já ativamos a integração do EC3 com o BIM 360 (ferramenta tecnológica para a metodologia BIM - Building Information Modeling, ou Modelagem da Informação da Construção). Agora, os profissionais de AEC poderão transferir dados sobre a quantidade de material de determinado projeto diretamente do BIM 360 para a ferramenta EC3, com o simples pressionar de um botão, e visualizar os impactos de carbono incorporado, entre as opções de materiais no Large Model Viewer (ou Visualizador de Grandes Modelos) da ferramenta. A integração utiliza o BIM para agilizar a escolha de materiais e transforma o modelo de exibição em um mapa de calor de carbono incorporado interativo. A integração da ferramenta EC3 já está disponível como um aplicativo do BIM 360.

Partindo da premissa de que o que é medido é tratado, o objetivo final da ferramenta EC3 é tornar mais fácil adotar a redução de emissões de carbono no ambiente, de maneira mais acessível e escalável para a indústria da construção. Em uma publicação recente do blog Gates Notes, "Edifícios são péssimos para o clima", Bill Gates (cofundador da Microsoft), usando a ferramenta EC3 como exemplo, reconhece "os últimos avanços da tecnologia e a urgência em zerar as emissões (de gases nocivos ao ambiente)".

Atualmente, a Microsoft utiliza a ferramenta na remodelação de sua sede corporativa em Redmond, no Estado de Washington (EUA). Além disso, o porto de Seattle (naquele mesmo Estado norte-americano) também está usando a ferramenta em projetos piloto. O suporte da Autodesk à ferramenta EC3 e nosso investimento contínuo na construção de ferramentas de análise de desempenho ajudam arquitetos, engenheiros e empreiteiros em geral a trabalhar de maneira mais colaborativa para gerenciar a pegada de carbono total de seus projetos e a progredir para um ambiente construído de carbono positivo, melhor para as pessoas e para o planeta.

Tony Saracino é gerente de Sustentabilidade da Autodesk, formado em Engenharia Arquitetônica e especializado em Design de Edifícios de Alto Desempenho; Produtividade de Materiais e Energia; e Inovação em Design e Construção.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


MILLICARE

Mais lidas da semana

Carreira

Será que falta só mão de obra? Ou será que falta gente que cuida de gente?

Uma gestão que vai muito além da manutenção, ela começa com empatia e respeito a equipe dos bastidores

Mercado

Temon Serviços aposta em IA e bônus por assiduidade para engajar colaboradores

Líder na manutenção dos maiores edifícios comerciais do país, empresa amplia investimento em Recursos Humanos e se alinha às transformações do setor

Carreira

Saúde mental entra no radar das fiscalizações trabalhistas

Em 2024, o Brasil ultrapassou 470 mil afastamentos por transtornos mentais

Operações

A importância da coleta seletiva em ambientes corporativos

Coleta seletiva se torna critério decisivo em contratos de limpeza corporativa e exige soluções práticas, padronizadas e economicamente viáveis

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Por que o esg da Globo deveria estar no seu radar?

O Relatório ESG 2024 da Globo destaca avanços na agenda ambiental da empresa.

Revista InfraFM

Infraestrutura sob controle e os bastidores do Facility Management na cart

Por dentro da operação que garante eficiência, segurança e sustentabilidade em mais de 400 km de rodovias

Revista InfraFM

Prédio limpo, negócio forte!

Como a opinião do cliente final está moldando o futuro da limpeza profissional

Revista InfraFM

Infraestrutura Hospitalar como Pilar de Excelência

Como a gestão estratégica de Engenharia, Real Estate e Facilities contribui para consolidar o Hospital Israelita Albert Einstein como referência mundial

Operações

Monitoramento em tempo real otimiza produção em 18% na Visteon Amazonas

Ricardo Tanko Vasconcellos, Quality Manager da multinacional, fala sobre importância da sinergia entre áreas para um processo contínuo de melhorias.

Operações

Retrofit gera mais de R$3 milhões de economia para operação de shopping

Gerente de operações do Shopping Praça da Moça e coordenador de Operações do Grupo AD falam sobre desafios e resultados das implementações.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP