Por Léa Lobo
A revista INFRA produziu mais um evento focado em FM, agora direcionado ao mercado de hotéis e meios de hospedagem. O fórum aconteceu nos dias 12 e 13 de novembro. No primeiro dia, os participantes tiveram a oportunidade de fazer visitas guiadas educativas a três importantes hotéis da capital paulista e à YouGreen Cooperativa, cooperativa sustentável que cuida do beneficiamento de materiais recicláveis.
O evento contou com 105 participantes e foi patrocinado pelas empresas Bralimpia, Makita, Grupo Paineiras, Elevadores Otis, RL Higiene e Tufann Soluções em Limpeza. Agora, confira alguns momentos das visitas técnicas e, na sequência, insights dos palestrantes.
VISITAS MONITORADAS - Por Érica Marcondes
HILTON SÃO PAULO MORUMBI
Estrategicamente localizado na região financeira da cidade em área construída de 54.818 m2, com altura de 116 metros em 35 pavimentos, o Hilton São Paulo Morumbi oferece excelente opção de hospedagem, com seus 503 apartamentos. Recentemente reformada, as unidades habitacionais possuem decoração contemporânea, proporcionando uma experiência única e revigorante aos seus hóspedes. Os apartamentos contam com camas confortáveis e mesa de trabalho funcional, para quem vem a cidade a trabalho ou a lazer. Lá o hóspede pode recarregar as energias e cuidar da sua saúde no Health Club do hotel.
Vinte participantes do fórum tiveram o privilégio de serem recebidos pelo Diretor de Engenharia e Manutenção, Victor de Almeida, e pelo Supervisor de Obras, Roberto Rodrigues, que apresentaram várias áreas de serviços e infraestrutura do empreendimento, como: academia; área técnica; restaurante Canvas e Armazém; sistemas de automação dos quartos; elevadores; sistema contra incêndio; Central de Água Gelada (CAG) e Central de Água Quente (CAQ); subestação de energia; e casa de bombas. Só para se ter uma ideia, o montante do consumo elétrico é de 4.000 kva, a capacidade térmica de 1.050 tr e a capacidade de geradores de 2.200 kva.
YOUGREEN
Nesta visita técnica educativa, os participantes conheceram a YouGreen Cooperativa, fundada em 2011, um dos negócios de impacto brasileiro mais brilhantes em termos de inovação e sustentabilidade, que conquistou lugar entre as 10 melhores empresas para o mundo de 2019 pelo Sistema B. Os participantes conheceram todo o processo de beneficiamento de materiais reciclados que traz muitas vantagens para as empresas geradoras e para seus próprios cooperados. Em muitos casos, grandes geradores conseguem 20% de redução de custo, aumento de até 500% na taxa de reciclagem e redução de mais de 50% do volume destinado a aterros, e os cooperados da YouGreen possuem uma renda de cerca de quase três vezes a média de mercado. A Gestão Integrada de Resíduos YouGreen consiste na busca de soluções para os resíduos sólidos, considerando suas dimensões econômica, social e ambiental, gerenciando o descarte desde a geração até o destino final ambientalmente adequado. O principal benefício na integração é poder avaliar as curvas de geração de resíduos por tipo de destinação (aterro, compostagem, reciclagem etc.) e direcionar ações de correção e melhoria, com objetivo de recuperar o maior volume possível para a reciclagem e compostagem, tudo dentro da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). O nosso anfitrião e Fundador da YouGreen, Roger Koeppl, é considerado o “Steve Jobs do Brasil”, por sua experiente história profissional no setor de serviços ambientais.
HOTEL UNIQUE
Visualmente deslumbrante pela arquitetura elaborada por Ruy Ohtake. Elegante e contemporâneo no design de João Armentano. Vivo pelo paisagismo criado por Gilberto Elkis. Ímpar em sua gastronomia inovadora, apresentada pelo Chef Emmanuel Bassoleil, no Skye, um dos restaurantes mais charmosos do mundo. Inspirador, o Hotel Unique é um lugar em São Paulo onde arquitetura, arte, design, moda, gastronomia, música e um serviço dedicado encontram-se para encantar cada visitante. Nesta visita técnica educativa, os participantes conheceram todo o hotel e ainda tiveram informações sobre todo o projeto de retrofit do sistema de climatização, que foi uma obra premiada pelo Sheet Metal and Air Conditioning Contractors’ National Association 2018 (Smacna 2018). Segundo nosso anfitrião, Giovani Nicotra, Gerente de Manutenção, para tornar o espaço ainda mais diferenciado, o Unique necessitava reduzir seu consumo energético. Para tanto, fez o retrofit da CAG, que resultou em 41% de economia no consumo energético, superando às expectativas iniciais do projeto.
Novotel São Paulo Center Norte
Hotel quatro estrelas administrado pela bandeira Accor, a visita técnica foi coordenada por Emerson Santos, Coordenador de Manutenção, que juntamente com sua equipe, compartilhou detalhes deste empreendimento que está há 19 anos em operação. Com três torres e estacionamento próprio (sem cobertura) com serviço de manobrista, o empreendimento conta com 335 apartamentos e está entre os dez maiores centros de convenções de hotéis em São Paulo, com 13 salas modulares, sendo que a maior sala possui capacidade para 850 pessoas.
Dentre os serviços técnicos, possui piscina climatizada com teto retrátil; academia; brinquedoteca; o primeiro bar gourmet da América Latina, com o tema pizza no centro; case de retrofit que no primeiro ano de funcionamento teve 350% de aumento no número de pessoas; além de um restaurante japonês, o Kita Sushi Bar. Na parte de infraestrutura, cada torre possui duas rotas de fuga, sendo uma interna e outra externa, uma subestação própria e geradores que atendem 100% da energia, sendo dois deles com capacidade de 1.250 kva que operam nas torres 1 e 2, e um gerador de 350 kva para a torre 3. Também possui bombas de calor para o aquecimento dos chuveiros, inauguradas entre 2015 e 2016, garantindo uma economia de 60% de gás e 125 mil reais no primeiro ano de uso. Além do projeto de captação de água de chuva, para lavagem de carrinhos, calçadas e jardim.
PALESTRAS
Boas-vindas
Na parte da manhã o evento foi conduzido por Alessandro do Carmo, que desejou ao 1º Fórum de Hotéis todo sucesso que a INFRA conquistou em todos os seus eventos já realizados. Sobre o conteúdo das palestras, comentou que o tema de Facilities é aplicado em ambientes educacionais, prédios corporativos, hotéis, hospitais, entre outros, e que a questão da hospitalidade e do atendimento vem ganhando uma proporção fora do comum nos últimos anos.
“Com isso, se criou o ‘padrão Disney de excelência’ e o ‘padrão Disney de atendimento’ vindo da hotelaria, e também o mais recente ‘padrão Airbnb’, e por aí vai”, pontou.
Por isso, concluiu que o evento foi muito bem colocado para discutir os temas mais recentes referente ao mercado de hotéis e a interdisciplinaridade dentro do contexto de FM.
Alessandro do Carmo, Diretor de Operações – Property Management & Building Consulting da CBRE
OLHAR EXPONENCIAL
No caso dos hotéis, o olhar exponencial foi marcado pelo crescimento do Airbnb, que fez a hotelaria se movimentar de forma rápida. Afinal, a forma de gerenciar negócios está mudando e alguns hotéis começam a repensar seu modelo de negócio, tentando adaptá-los ao modelo de organizações exponenciais. Ao lembrar toda a evolução do conceito de FM, de vinte anos pra cá, Léa Lobo destacou que a inovação é feita pela e para as pessoas, e que é a partir delas e para elas que projetamos novas realidades. “Precisamos tê-las no centro de tudo. Não entender ou não atender a real necessidade das pessoas é a maior ameaça a qualquer projeto”, destacou.
O entendimento holístico da organização, considerando-a como parte do mundo externo, a necessidade de superar medos, de mudar e a proatividade para lidar com as mudanças foram algumas das mensagens passadas, sendo que uma das mais importantes delas é que o gestor hoteleiro não esqueça também de estar no comando de sua própria trajetória profissional.
Léa Lobo, Diretora de Redação da Revista INFRA
OUTSOURCING
Definir escopos de contratação de serviços é um dos grandes gargalos do setor hoteleiro. Gessé Campos Camargo fez uma reflexão crítica acerca da forma de como os contratos de serviços são realizados e sua importância na estratégia das instituições de hotéis, já que a implantação dos serviços de FM precisa estar integrada no planejamento estratégico das organizações hoteleiras e que o porte dos parceiros terceiros devem estar em linha de porte com a bandeira dos hotéis que os contratam. Falou também sobre a ISO 41.011, que define FM como “função organizacional que integra pessoas, espaços e processos dentro de um ambiente construído com o objetivo de melhorar a qualidade de vida das pessoas e a produtividade do negócio”, e pontuou que processo, não é um setor organizacional abrangente e estratégico, que ambiente soma workplace e workforce, o físico e o digital. Por fim, reforçou que contratantes tem de parar com a “automedicação”, pois por maior que seja a experiência do hotel que contrata, é possível se permitir ouvir o mercado de forma a angariar informações para encontrar uma solução flexível e com o melhor custo/benefício.
Gessé Campos Camargo, Diretor da Interface FMC
EQUILIBRAR O FATOR HUMANO E FINANCEIRO
As áreas de Engenharia normalmente são tidas como ambientes de trabalho duros, muita responsabilidade e pressão, mas isso não significa que não haja espaço para equilíbrio entre finanças e gestão de pessoas. Nesta palestra, Victor Almeida, compartilhou lições valiosas para formar e conduzir de forma equilibrada a operação de um departamento de Engenharia, observando as demandas da empresa versus as necessidades humanas, buscando com isso uma relação mais motivadora das equipes, tornando-as mais inovadoras, produtivas e ágeis, com mais comprometimento com o trabalho e a qualidade. Um dos questionamentos deixados pelo palestrante é: “Como motivar sem ter dinheiro e deixar equipes mais felizes?” Ele respondeu:
• Agradecimento/reconhecimento: empatia tem custo zero.
• Planejamento do futuro da equipe: boa vontade tem custo zero.
• Sistema de comunicação clara e pré-definido: reuniões planejadas para comunicar.
• Disponibilidade de ferramentas e materiais de trabalho: planejamento operacional.
• Boa Alimentação para o time da manutenção: imprescindível.
Victor Ricardo S. de Almeida, Diretor de Engenharia do Hilton São Paulo Morumbi
SELINA SEM TV NO QUARTO
Nesta palestra, a congressista apresentou um modelo de gestão, que orienta o gestor sobre como o Facilities Management, que é uma atividade que funciona em sinergia e integrada às áreas de Real Estate, Legislação, Engenharia, Manutenção e Administração, traz benefícios tangíveis ao negócio da hotelaria. Selina é a primeira marca no mundo que proporciona experiência e programação voltadas à hospitalidade para viajantes modernos. Através de seus pilares e espaços estão fazendo com que seus hóspedes socializem mais, seja através de acomodações compartilhadas, luxuosas ou privativas. Segundo Flávia, os hóspedes estão encontrando pessoas novas e no 3º trimestre de 2019, a pesquisa interna mostrou que 55% dos hóspedes disseram: “Eu fiz amigos no Selina”. “Em junho de 2019: aproximadamente 45 mil pessoas fizeram novos amigos. Nenhuma outra marca de hospitalidade que cresce em rápida escala está fazendo isso”, disse ela, que ainda lembra que nos quartos não há TV. A característica dos hospedes da bandeira Selina são: sociais, aventureiros e curiosos de 25 a 35 anos, que procuram por curadoria local, cultura autêntica e experiências globais. São cliente que escolhem experiência sobre os bens materiais.
Flávia Lorenzetti, Head of Country do Selina
HOSPITALIDADE DIGITAL E MAIS HUMANIZADA
Diante do cenário positivo da transformação digital, o mercado, em geral, incluindo o setor de meios de hospedagem, deve se manter atento às possibilidades que a imersão tecnológica pode trazer tanto para o desenvolvimento das equipes quanto para os resultados da organização. Com tanta facilidade à mão, os hotéis precisam cada vez mais não apenas reinventar sua forma de comunicar com os diversos stakeholders, mas também saber usar de forma inteligente todas as informações que transitam nessas relações. Nessa lógica, David Braga, pergunta: “Com tanta tecnologia disponível e vastas informações sobre os hóspedes que já ficaram na mesma rede de hotéis, por que não se apropriar desses dados, para a geração de campanhas personalizadas e mimos?”. “A gent e fala de disrupção, tendências, tecnologias e, até mesmo, inteligência artificial, mas ainda deparamos com preenchimentos de papéis no ato do check-in”, exemplifica. Outro questionamento: “Qual a experiência no checkout?” “Quase 2020 e ainda há hotéis que perguntam se o hóspede consumiu algo e só liberam o cliente depois que a equipe vai ao quarto para verificar”. Resume: com tal ação, a única mensagem que se transmite é: “Não confio em você”. Por fim, David reforçou para não se ignorar completamente a interação humana.
David Braga, Presidente, Board Advisor e Headhunter da Prime Talent
LAVANDERIA HOSPITALAR X HOTELARIA
Hermes Zanona apresentou os principais pontos que levaram à decisão de um projeto de 100% de locação de enxoval, que trouxe para a instituição de saúde diminuição de 12% nos custos quando somados: a aquisição de enxoval, prestação de serviços de higienização (lavagem) e custos administrativos (compra, estoque, logística, distribuição) dos enxovais próprios. No modelo 100% locado, tem-se um rol pré-definido de trocas por dia da unidade e o controle de leitura do chip em todo o processo (lavanderia x rouparia x distribuição interna da unidade x lavanderia), permitindo que a roupa suja, retirada no dia anterior, retorne nas mesmas quantidades de peças limpas no dia seguinte; além da diminuição de custos administrativos. O estudo de viabilidade da higienização enxoval próprio x higienização com locação e controle RFID trouxe muitas vantagens, como: ganhos como padronização; melhor nível de atendimento; mais controle total do consumo; maior profissionalização; além de uma economia de R$ 3,5 milhões. As lições aprendidas: separar mitos de verdade, no caso apresentado havia um entendimento de que o custo de locação era muito superior a manter operação própria, quando os custos foram levantados adequadamente mudamos as velhas verdades.
Hermes Zanona, Gerente Corporativo de Infraestrutura do Grupo NotreDame Intermédica
INVISIBILIDADE DA MANUTENÇÃO (QUANDO É BOA E QUANDO É RUIM)
A manutenção também precisa ser vista como um cliente na linha de frente dos hotéis. Para tanto, deve haver uma integração contínua com a governança. Existem diferenças estruturais entre os setores de um hotel, entretanto, é preciso haver uma sinergia entre todos para que seja agregado ainda mais valor aos serviços e, consequentemente, ao empreendimento hoteleiro. Paulo Ricardo Oliveira Correa fez uma explanação de como cuidar da manutenção, que para além de trazer uma gestão eficiente da equipe, é possível obter resultados importantes em custos e investimentos para o condomínio hoteleiro:
• Fundo de manutenção: 6% do valor do condomínio, que é utilizado em sua totalidade todo ano.
• Fundo de reserva: 6% do valor do condomínio.
• Manutenções ordinárias: 6,4% da taxa de condomínio.
• Custo de pessoal do setor de infraestrutura e manutenção: 17,12% (da folha de pagamento).
• Custo anual de manutenção por apartamento: R$ 6.079,86.
• Custo mensal de manutenção por apartamento: R$ 506,00.
Paulo Ricardo Oliveira Correa, Gerente de Infraestrutura do Condomínio Complexo Turístico Il Campanário
RETROFIT DA CAG
Para diferenciar ainda mais o equipamento hoteleiro, o Hotel Unique necessitava reduzir seu consumo energético e com essa demanda, o departamento de engenharia realizou um projeto de retrofit da CAG (chillers Carrier) por equipamentos Inverter de alto rendimento. O hotel tinha um alto custo de manutenção corretiva dos equipamentos entre placas, Overhall Compressores, alto índice de reclamações dos clientes devido a baixa eficiência dos equipamentos, devido ao incremento de cargas e depreciação ao longo dos anos, além de consumo elevado de energia na operação da CAG. O Return on Investment (ROI) através da economia gerada e segurança na operação é de R$ 2.500.000,00. Para ilustrar, a média mensal de redução de energia elétrica do empreendimento em relação ao consumo de 2018 é de 50.215 Kwh, resultando até novembro um acumulado de 555.673 Kwh (903,52 ton. – CO2) no ano de 2019. Gerando uma economia de R$ 294.506,69 (R$ 0,53/Kwh). Para alcançar esse resultado os desafios foram muitos, da autorização do projeto até a sua implementação, mas o Gerente de Manutenção Giovani Nicotra e os fornecedores do serviço assumiram a obra e a fizeram exemplarmente, com o hotel em pleno funcionamento. O projeto foi o ganhador do Prêmio Smacna 2018, na categoria retrofit.
Giovani Nicotra, Gerente de Manutenção do Hotel Unique
PROPERTY & MAINTENANCE
O investidor, empreendedor ou administrador de estabelecimentos hoteleiros precisa manter uma visão ampla do negócio, para assegurar receitas rentáveis de giro do leito hoteleiro e também garantir que o estabelecimento funcione ofertando bem-estar e conveniências aos clientes e usuários. Mais do que isso, precisa continuamente prestar serviços de classe mundial e atualizar sua infraestrutura para atender às mudanças no comportamento dos seus clientes estratégicos. Aqui, Paulo Mancio, trouxe o case da Accor South America, que faz a gestão das propriedades incluindo a Gestão da Manutenção, onde as rotinas são personalizadas de acordo com as necessidades específicas de cada hotel, de acordo com suas características construtivas, localização e categoria, além de ações mandatórias (normas e legislações). Na Gestão de Riscos e Segurança, o foco é prevenir. Sustentabilidade é proposta estratégica e, por isso, gestão e controle de água e energia são o ponto alto com soluções de eficiência, como uso de lâmpadas LED, placas termovoltaicas, sistema de aquecimento de água, ar condicionado VRV/VRF, miniturbina hidráulica, entre outras soluções. O monitoramento de investimentos também é criterioso e há manuais técnicos para todas as demandas de serviços e para novos projetos, além de treinamento das equipes.
Paulo Mancio, Vice-Presidente de Design, Technical & Construction da Accor South America
QUALIDADE DO AR DE INTERIORES
Neste painel, foi apresentado um pouco mais sobre ambientes climatizados artificialmente e o que traz a Lei n. 13.589/2018, que entrou em vigor no dia 4 de janeiro 2019, tornando obrigatório o Plano de Manutenção, Operação e Controle (PMOC) de sistemas e aparelhos de ar condicionado em edifícios públicos e de uso coletivo.
Leonardo Cozac iniciou sua palestra perguntando: “A qualidade do ar que vocês estão respirando agora está boa?” Perguntou com o objetivo de que as pessoas saibam que o ar vem de fora e que a poluição afeta a todos. Segundo ele, uma estimativa de 6,5 milhões de mortes foram associadas com a poluição do ar em 2016 e isso corresponde a 11,6% de todas as mortes no mundo. Mostrou ainda mais dados sobre a contaminação do ar em ambientes climatizados artificialmente e afirmou que o cuidado com a qualidade do ar, além de atender às normas e à legislação, traz benefícios a todos os usuários do hotel e que comunicar (painéis de comunicação instalados em portas do elevador ou dos quartos, por exemplo) que o ar de determinado hotel é cuidado dentro do que define a legislação pode gerar ainda mais valor ao negócio.
Leonardo Cozac, Sócio-fundador da Conforlab
MANUTENÇÃO DE CARPETES
Cuidar corretamente dos carpetes e têxteis presentes em um ambiente de hotelaria significa preservar o patrimônio e garantir o bem-estar das pessoas. Muitos gestores esquecem que o carpete, além de contribuir com a qualidade interna do ar, possui um alto valor enquanto ativo, portanto, sua manutenção requer cuidados diferenciados. Segundo Paulo Vinicius Jubilut, todos os métodos de limpeza de carpete deixam algum tipo de resíduo. Resíduos de detergente permanecem aderidos à fibra e continuam a atrair sujeira, provocando uma rápida deterioração do carpete. Já os processos molhados deixam resíduos que criam uma camada viscosa e pegajosa que retém poeira, além de promover o crescimento de bactérias, fungos, mofo etc. “Raramente um gestor analisa a importância do investimento na manutenção do carpete considerando-o parte do patrimônio da empresa. As demandas do dia a dia e budget apertado, entre outros fatores, levam a um cenário onde as características positivas do carpete são relegadas a segundo plano. Com isso, todo o valor estético, térmico, acústico e conforto que ele proporciona se perdem já nos primeiros anos de uso. Porém, se o carpete for encarado como patrimônio a ser mantido, sua vida útil se estenderá e, mais importante, mantém-se também o bem-estar e saúde dos colaboradores no que tange à qualidade do ar e higiene.
Paulo Vinicius Jubilut, CEO milliCare Brasil
Com a palavra, os congressistas...
Adorei o evento, foi muito bacana reunir todo esse pessoal de manutenção e facilities. A troca de experiência foi enorme, e para nós que somos de um setor até então meio isolado, esse evento só agregou, foi ótimo poder participar deste Fórum. Eu já conhecia a INFRA por meio da revista e do site, ela está presente conosco lutando pelo segmento há bastante tempo. Mas esse é o primeiro evento que vou. Foi perfeito participar de um evento segmentado para a área de hotéis, porque é focado e isso faz com que o conteúdo seja melhor desenvolvido. Assistir a palestra do Giovani Nicotra do Hotel Unique, sobre o processo que ele viveu da troca do sistema de ar condicionado foi enriquecedor. Acredito que boa parte dos hotéis vai começar a viver ou já está passando por esse processo, pois muitos dos hotéis em São Paulo tem quase a mesma idade”.
Luciano Ferreira, Gerente de Manutenção do Pullman São Paulo Ibirapuera Hotel
Eu trabalho há dez anos neste hotel fazenda que fica na cidade de Louveira. É uma cidade muito tranquila, nós trabalhamos 60% com eventos, e o restante do nosso atendimento é voltado para o lazer e para a família que busca pela tranquilidade do interior. Ele fica bem pertinho de São Paulo, a 70 Km, e se vende com as suas programações e visitas guiadas aos pontos turísticos da cidade. Fui em duas visitas técnicas: YouGreen e Novotel São Paulo Center Norte. Gostei bastante da cooperativa, pois é uma tendência trabalhar com recicláveis. No Novotel, gostei da parte de infraestrutura e manutenção, pois pudemos perceber o quanto o empreendimento está eficiente para um hotel com 19 anos de existência que passou por grandes reformas. Sobre as palestras, eu conheci como funcionam as estruturas de rede. Como nós somos um hotel familiar, trabalhamos com outro tipo de profissional, por isso acho bacana sair para ver coisas novas, que eu possa implantar”.
Vera Simões, Gerente Operacional do Hotel Estância Santa Mônica
Estou na companhia como consultor há 12 anos e fui convidado recentemente para liderar o departamento de infraestrutura e manutenção. Participar de um evento como esse promovido pela INFRA foi uma grande oportunidade, ver o que está sendo feito no mercado, se estamos no caminho certo, e alinhar o que não estiver é muito enriquecedor. Achei bastante interessantes as questões que o Victor de Almeida do Hilton São Paulo Morumbi abordou. Foi uma apresentação simples e tranquila, mas deu para ver exatamente a realidade de um hotel, sobretudo a gestão de equipe. E depois, a palestra do Paulo Ricardo, que apresentou como é a vivência de quem está no dia a dia do Condomínio Complexo Turístico Il Campanário, foi muito legal. Eu acho importante a INFRA realizar um evento na área de hotéis, e espero que vocês contem com o apoio do Atlantica para continuar. Isso porque, as estruturas prediais dos hotéis são muito parecidas, apesar de os serviços de cada um apresentarem suas peculiaridades”.
Alan Barroso, Gerente Sênior de Manutenção e Infraestrutura do Atlantica Hotels
Localizado na cidade de Dourado/SP, o Santa Clara Eco Resort nasceu de uma antiga fazenda. Com foco na excelência do atendimento, o empreendimento está passando por um retrofit para modernizar toda a sua infraestrutura e trazer o máximo de conforto aos hospedes, mantendo o clima de fazenda. Eu não conhecia a INFRA, mas adorei a proposta do evento. Fui à visita técnica do Hilton e me apaixonei pelo modo de trabalhar. É um padrão de excelência que quero alcançar. As palestras foram ótimas. A palestra do David Braga, que falou sobre levar o melhor para o cliente interno, para que ele possa transmitir o melhor para o hóspede, surpreendeu-me positivamente, e é algo que precisamos trabalhar no dia a dia. Participar deste Fórum fez toda a diferença, e quero trazer as pessoas da equipe que não têm o universo de hotelaria engajado na sua cultura”.
Juliana Rosa Riberio Baldim, Gerente de Manutenção e Obras do Santa Clara Eco Resort
Estou há 17 anos no Renaissance, sou desenhista e projetista de formação, e vim do segmento industrial. Como atuar no segmento hoteleiro foi uma oportunidade única, fiquei no Renaissance porque é um excelente local para se trabalhar. Com relação ao evento, achei as palestras excelentes, foi um dia muito proveitoso. Foi muito bom poder aprender um com o outro, ter a oportunidade de parar um pouco o trabalho diário para encontrar com as pessoas do mesmo segmento. E prestando atenção nas palestras, vem aqueles insights do que você pode fazer diferente, de ideias que você pode aplicar. A palestra do Victor de Almeida do Hilton São Paulo Morumbi foi interessante por ter várias coisas que temos a oportunidade de utilizar por sermos do mesmo segmento. E para todo gestor, é preciso saber ouvir, saber falar e, principalmente, saber absorver coisas para transformar, adaptando para o seu departamento, para o seu local de trabalho”.
Julio César Morassi, Diretor de Engenharia do Renaissance São Paulo Hotel
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