Sorteios 11ª Expo
 

Projeto Habitas se inicia com retrofit da Casa Niemeyer

Nascida no ITA, iniciativa propõe um novo roteiro de concepção, projeto, construção e reforma para incorporadores, projetistas e construtores


Baseando-se na cultura e sustentabilidade, com a adoção de técnicas, métodos e tecnologias que vão desde o canteiro de obras até a habitação da residência, o Projeto Habitas deu início no dia 26 de novembro à reforma e retrofit (modernização de um imóvel antigo) da Casa Niemeyer - assim chamada em homenagem ao autor do projeto arquitetônico, Oscar Niemeyer (1907-2012).

O projeto, criado a partir da comunidade acadêmica do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), contempla a reforma de uma edificação do campus do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), em São José dos Campos (SP), localizada no bloco H17 - que foi projetado por Niemeyer com unidades residenciais maiores e desenho distinto das demais residências no campus.

A obra visa contribuir para a melhor compreensão e conscientização do mercado sobre a importância e viabilidade da sustentabilidade, especialmente em edificações públicas. No âmbito do poder público, esse tema ainda carece de abordagens eficazes para uma quebra de paradigmas e efetivo investimento em sustentabilidade.

Valorizando o locus institucional do projeto - o ITA -, o desafio que se propõe vai além da simples identificação e aplicação dessas técnicas e tecnologias, avançando sobre o desenvolvimento e a inovação, além de envolver a comunidade acadêmica e científica para buscar uma certificação inspiradora para o mercado sustentável: a AQUA-HQE.

O Processo AQUA-HQE é uma certificação internacional da construção sustentável, desenvolvida a partir da certificação francesa Démarche HQE (Haute Qualité Environnementale) e aplicada no Brasil exclusivamente pela Fundação Vanzolini.

O objetivo, segundo o coordenador do projeto, o professor Wilson Cabral de Sousa Júnior, do Departamento de Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental do ITA, é demonstrar a viabilidade de replicação em qualquer lugar do país. 

"A adoção de técnicas, métodos e tecnologias para a sustentabilidade está se consolidando paulatinamente na construção civil brasileira. No entanto, nos novos projetos e nas reformas e retrofit de prédios públicos com destinações diversas é ainda comum a ausência de elementos de sustentabilidade nesses projetos, sob o argumento dos custos de implantação e manutenção", afirma.

O conceito de sustentabilidade que será trabalhado no Projeto Habitas, explica o coordenador, considera a redução de impactos socioambientais e a autossuficiência, desde a concepção do projeto e escolha dos materiais às técnicas de geração e aproveitamento de energia e água. 

Além de pesquisadores e acadêmicos do ITA, o projeto tem o apoio de especialistas do setor público e privado, e empresas parceiras para a elaboração dos projetos executivos e execução das obras.

Projeto Habitas

O Projeto Habitas propõe um novo roteiro de concepção, projeto, construção e reforma para incorporadores, projetistas, construtores e usuários baseado no Living Building Challenge, o LBC.

De forma a contribuir para uma melhor compreensão da urgência do tema, cuja essência vai pautar a engenharia, o design e a arquitetura ao longo dos próximos anos, o Projeto Habitas contempla a reforma de duas edificações do campus do DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial), em São José dos Campos (SP), e visa comprovar as vantagens socioeconômicas de uma reforma sustentável em relação ao modus operandi atual da construção civil. 

Presumem-se situações desafiadoras para ambas as frentes. A primeira edificação compreende uma reforma de prédio residencial em processo de tombamento como patrimônio histórico e certificação AQUA-HQE. A segunda, por sua vez, visa uma mudança da destinação de uma edificação no campus para uma Casa de Cultura & Sustentabilidade, com certificação AQUA-HQE e Living Building Challenge.

Casa Niemeyer

Um dos prédios contemplados, a Casa Niemeyer é assim chamada em homenagem ao autor do projeto arquitetônico, Oscar Niemeyer (1907-2012). O conjunto da qual faz parte foi projetado com unidades residenciais maiores e de desenho distinto das demais residências no campus. As casas são geminadas, com dormitórios dispostos na fachada principal, o que configura dois pavimentos bem marcados e reforça a ideia da permeabilidade do conjunto em função do recuo da sala de jantar, da varanda com pilotis e do jardim lateral que interliga as áreas ajardinadas da frente e do fundo do bloco. 

A reforma preserva o projeto arquitetônico original, de modo que a inserção de tecnologias sustentáveis se adequa às características propostas por Niemeyer. O objetivo é que a residência ganhe características sustentáveis, alcançando a certificação AQUA-HQE - que propõe um novo olhar para sustentabilidade nas construções brasileiras, buscando sempre uma melhoria contínua de seu desempenho.

Foto: Divulgação

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Visitas Técnicas esgotando

Mais lidas da semana

Operações

Do auxiliar de limpeza ao presidente: segurança é responsabilidade de todos

Para especialista, prevenção de incêndios é urgente e negligência pode ser explicada através dos três pilares da manutenção.

Outside Work

Livro para expandir horizontes do conhecimento e da imaginação em FM

E os malefícios da dedicação às redes sociais para a saúde

UrbanFM

O que mudou na gestão do Parque Ibirapuera?

Camila Praim, coordenadora de operações, fala sobre experiência na gestão do parque durante processo de concessão e de desterceirização.

Workplace

Qual o futuro dos escritórios?

Pesquisa indica pontos que serão tendência ao longo de 2024.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Da engenharia à gestão sustentável

Acompanhe nossa conversa com Irimar Palombo sobre inovação, desafios em sua carreira, que tem contribuído para a transformação dos espaços e construção do futuro no escopo do Facility Management.

Revista InfraFM

Gestão de Facilities em ambientes remotos e industriais

Uma visão abrangente sobre experiências, segurança e sustentabilidade nas operações de grandes empresas.

Revista InfraFM

O escritório como espaço acústico para atender ao modelo híbrido de trabalho.

Artigo da Arqta. Dra. Claudia Andrade e do Eng. Acústico Bruno Amabile.

Revista InfraFM

Gestão de Facilities e a ciência por trás dos data centers

A ciência por trás dos data centers, artigo de Henrique Bissochi e Edmar Cioletti, ambos da Tools Digital Services, uma empresa do Grupo Santander.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP