Expo
 

Conversas na Praça: o urbanismo de Jorge Wilheim

Exposição convida o público à reflexão sobre cidades mais humanas e sustentáveis

Quem vive em São Paulo ou já visitou a cidade certamente conhece o Vale do Anhangabaú, o Pátio do Colégio ou o centro de eventos Anhembi. Além de cartões-postais, que representam a grandeza e a importância histórica da metrólope, esses lugares têm em comum um nome: Jorge Wilheim (1928 - 2014), arquiteto e urbanista responsável pela reurbanização (Anhangabaú e Pátio do Colégio) e construção (Anhembi) destes símbolos paulistanos.

Em uma realização do Sesc São Paulo, que busca colaborar na construção de sociedades cujos cidadãos sejam cônscios da importância de seu papel no tecido social e, assim, participantes atentos ao meio em que vivem, o público pode se aprofundar na vida e obra de Wilheim, desde sua saída precoce da Itália, por conta da Segunda Guerra, até a carreira como arquiteto, urbanista e gestor público, onde desenvolveu e aplicou importantes modelos de planejamento e urbanização em mais de 20 cidades brasileiras.

A expografia, assinada por Pedro Mendes da Rocha, transformou o Espaço de Convivência do Sesc Consolação numa praça, onde as pessoas interagem com o conteúdo exposto, além de dialogarem sobre a importância de espaços públicos que acolham os habitantes das pequenas e grandes cidades. Nesse contexto, Conversas na Praça nasce de um último desejo/projeto de Jorge Wilheim: um banco, localizado em alguma praça da cidade de São Paulo, onde ele pudesse sentar com seus livros, seus desenhos, seus pensamentos e com os jovens, para conversarem horas a fio sobre suas vidas e locais que habitam.

O material expositivo, composto por desenhos técnicos, croquis, fotografias, vídeos e arquivos sonoros - pertencente à família Wilheim e reunido pelo curador Guilherme Wisnik - apresenta as principais obras e projetos do urbanista: o Parque Anhembi, a cidade de Angélica no Mato Grosso do Sul, a reconfiguração do Pátio do Colégio, o calçadão da Rua Augusta, os planos diretores das cidades de Curitiba e Joinville e a reurbanização do Vale do Anhangabaú - espaço que nos últimos meses encontra-se no centro do debate paulistano.

Apesar de todo "caráter técnico" que o material evidencia, a exposição busca aproximar o público leigo de conceitos importantes para uma cidade cada vez mais habitável, já que Jorge Wilheim sempre esteve atento e interessado às mudanças da sociedade no tempo em que viveu, buscando fontes de energias alternativas, soluções para as novas formas de trabalho autônomo e flexível, e caminhos para a participação da sociedade na política.

Portanto, não se trata apenas de uma mostra sobre arquitetura e urbanismo, mas sim de um espaço ambientado para a discussão de uma cidade mais humana, mais acolhedora, onde seus cidadãos tenham prazer em ocupar os espaços públicos, transitando com maior facilidade, em contato constante com ambientes mais verdes e seguros, promovendo a qualidade de vida e o bem-estar da população.

Debates e Oficinas

Fruto da exposição, e não menos importante para o debate, o Sesc Consolação  preparou uma série de atividades que busca fortalecer ainda mais o discurso e a obra de Jorge Wilheim por meio de aulas abertas, bate-papos, construção de maquetes e passeios.

Confira abaixo a programação de dezembro:

5/12, 19h - São Paulo Entre Rios
Nesta oficina, com apoio de recursos audiovisuais e da montagem de um grande quebra cabeças dos rios da região central de São Paulo, José Bueno (Arquiteto e Urbanista pela FAU-USP e criador do Instituto Harmonia, Educação e Sustentabilidade) e Luiz de Campos (Geógrafo com formação nas áreas das Ciências da Terra, Gestão Ambiental e Educação) conversam com o público para transformar a percepção das pessoas a respeito de suas realidades urbanas, revelando a presença de rios e riachos soterrados vivos sob as cidades.

7/12, 14h - Anhangabaú: O Encontro dos Rios
Expedição saindo do Sesc Consolação - seguindo trechos do riacho Anhanguera - em direção à Praça da Bandeira, onde o público fará o roteiro de nove estações do audioguia "O Encontro dos Rios".

Para mais informações acesse o link.

Ficha Técnica

Curadoria: Guilherme Wisnik
Assistente de Curadoria: Betty Mirocznik
Consultora do Legado Jorge Wilheim: Ana Maria Wilheim
Curador Musical: Mauro Wrona
Projeto Expográfico: Pedro Mendes da Rocha
Identidade Visual e Projeto Gráfico: Kiko Farkas
Realização: Sesc São Paulo

Serviço

Exposição "Conversas na Praça - o urbanismo de Jorge Wilheim"
Com curadoria de Guilherme Wisnik
Até 14/12, segunda a sexta, das 10h30 às 21h30; sábados e feriados, das 10h30 às 18h30
Local: Sesc Consolação | Área de Convivência
Grátis
Classificação etária: Livre

Para visitas agendadas de grupos: [email protected]

Fotos: Divulgação

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Wet´n Wild

Mais lidas da semana

Mercado

Property Manager compartilha atuação em país destruído pela guerra

Diego Mitrovich Rienzi, Gestor Patrimonial do Family Office Ernesto Zarzur, compartilha trajetória profissional com detalhes sobre atuação na Angola no pós-guerra.

Carreira

Nove em cada dez empresas brasileiras adotam híbrido, aponta pesquisa

Estudo da JLL revela que modelo mais popular é de dois dias de trabalho no escritório e três dias remotos por semana.

Mercado

Uma nova era na gestão inteligente do Workplace: Neowrk recebe aporte de R$10 milhões

Startup utiliza tecnologia que une hardware, software e AI para revolucionar o gerenciamento dos espaços corporativos; foco é no crescimento e expansão local e internacional.

Operações

A palavra "gerenciamento" te impede de enxergar lacunas na operação?

Profissionais da Planoa comentam quais os aspectos negligenciados em operações de obras.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

A trajetória de Alex Martins e a sua atual posição na Brookfield Properties

Transformando visões em realidade, priorizando a sustentabilidade e inovação no coração da gestão imobiliária para manter o valor dos ativos.

Revista InfraFM

Integrando excelência médica e inovação em engenharia para a melhor experiência

Nesta entrevista com Walmor Brambilla, Gerente Executivo de Engenharia e Real Estate do HCOR, acompanhe os avanços e desafios da área na instituição de saúde.

Revista InfraFM

Onde estamos quando o assunto é cidades inteligentes no Brasil?

Compreenda o tema para além da parte "glamourizada" do conceito. Especialista fala sobre Workplace fora do espaço de trabalho, Urban Facilities Management e cidadania.

Revista InfraFM

Workplace é o primeiro passo para colaboradores se sentirem amados

Workplace é o primeiro passo para colaboradores se sentirem amados. Frase proferida por Thais Trentin, CEO e fundadora da Workplace Arquitetura Corporativa.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP