Afinal, onde estamos quando o assunto é workplace?
 

Maria Cristina de Queiroz

Gerenciamento de facilidades no Brasil em escolas privadas de ensino fundamental e médio

Benefícios do curso - O MBA/USP - GF trouxe-me, como real benefício, o fato de ter aprendido a lidar com adversidades. Dentro do conceito sistêmico de gestão de pessoas, processos e serviços relacionados à infraestrutura predial, surpreendi-me aplicando conceitos que aprendi durante o curso o que, rapidamente, trouxe-me a oportunidade de assumir a área administrativa/financeira da empresa que atuo hoje. Como a empresa desenvolve e implanta projetos de automação predial, sinto segurança em dizer que sei sobre custos e as dificuldades de se fazer uma manutenção, sobre as Normas que devemos atentar e sobre os cuidados com documentos que devemos manter.

Outro quesito que vale destacar no curso é sua ênfase na sustentabilidade. Tive a oportunidade de realizar economias significativas com uso adequado de água potável, com reciclagem de resíduos, com a otimização de sistemas de iluminação entre outros. 

Ainda me lembro da aula em que o Professor Moacyr disse que ao final do curso estaríamos capacitados a assumir o RH de uma empresa ou mesmo a administração. Sim! Comigo foi assim! A expansão das ideias e das alternativas para a solução de problemas tem sido um diferencial na minha carreira. Lição aprendida!

Tese da monografia - A tese da minha monografia foi o “Gerenciamento de facilidades no Brasil em escolas privadas de ensino fundamental e médio” e acredito que sua maior contribuição foi demonstrar a complexidade das atividades múltiplas que existem  dentro de uma escola e quanto o Gerenciamento de Facilidades pode contribuir como gerador de recursos. Na escola que foi base de estudos para a tese tive a oportunidade de vivenciar a redução de custos diversos (energia, água, reciclagem, serviços, entre outros) o que, ao final, contribuiu para redistribuição dos recursos para implementação de infraestrutura predial, compra de ativos diversos e treinamento para funcionários.

Outro fator importante foi o envolvimento tanto de pais quanto alunos em diversas atividades. Como na época a escola tinha apenas 20 funcionários para realizar a manutenção e também as atividades para a produção de teatros, festas e feiras, levamos a comunidade escolar, por meio da Gestão de Facilidades, a participar da organização dos eventos o que trouxe um sentimento de pertencimento e algum tempo depois, o nível de vandalismo em nossas instalações foi reduzido a zero.

Perfil

Como Gerente de Facilidades participei de projetos na integração administrativa do sistema e controle orçamentário e fui responsável pela Manutenção Geral dos edifícios e equipamentos,  pelo gerenciamento do atendimento e acompanhamento de empresas terceirizadas, avaliação de desempenho, gestão de reciclagem, otimização de espaços e conforto, organização de eventos, feiras e festas e pelo reúso de ativos, e programas de controle de manutenção e sustentabilidade. 

Fui responsável pela abertura e implantação da startup Cozzini do Brasil em 2000/2002.

Como Gerente Administrativa Financeira fui responsável pelo controle e supervisão de atividades financeiras e controle orçamentário,  gestão de compras dos produtos nacionais e importados,  definição dos parâmetros para as negociações junto a fornecedores dentro dos SLAs. Na Gestão de Recursos Humanos cuidei da implantação de rotinas junto a ferramenta ERP (Microsiga) resultando em dados para análise de KPIs entre outros incluindo relatórios gerenciais para tomada de decisão.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Congresso 2025

Mais lidas da semana

Workplace

Tem pingue-pongue, mas cadê o Wi-Fi?

A experiência do usuário é a nova rainha do escritório

Mercado

Minimercados autônomos ganham espaço no corporativo e oferecem vantagens para FM

A implantação dos minimercados não exige investimento por parte da empresa

Mercado

JF 300 traz arquitetura contemporânea, eficiência e bem-estar no coração do Itaim Bibi

Quando o terreno desafia, a arquitetura responde e entrega beleza e inteligência em cada metro quadrado

Carreira

Como pertencer ao presente e comandar sua história, afinal já somos tudo o que precisamos ser

Grupo de Mulheres de Facilities & Real Estate celebra o mês da Mulher com encontro inspirador e histórias de transformação

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Fórum Econômico Mundial 2025

As discussões do encontro trazem sete lições e ações necessárias para Facilities Management com foco em inovação, sustentabilidade e digitalização

Revista InfraFM

Gestão com ESG

O modelo da Sempre Engenharia, que garante resultados, incorpora governança, inovação e sustentabilidade

Revista InfraFM

Os 10 erros cruciais em IA que você precisa evitar

Como tirar maior proveito dessa tecnologia revolucionária?

Revista InfraFM

Facilities nas aldeias

Iniciativa da W-Energy transforma a vida de aldeias indígenas

Operações

Monitoramento em tempo real otimiza produção em 18% na Visteon Amazonas

Ricardo Tanko Vasconcellos, Quality Manager da multinacional, fala sobre importância da sinergia entre áreas para um processo contínuo de melhorias.

Operações

Retrofit gera mais de R$3 milhões de economia para operação de shopping

Gerente de operações do Shopping Praça da Moça e coordenador de Operações do Grupo AD falam sobre desafios e resultados das implementações.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP