Afinal, onde estamos quando o assunto é workplace?
 

Kátia de Assis Raimundo

Análise de aplicabilidade de acordo de nível de serviço em Gerenciamento de Facilidades: Um estudo de caso em Instituições Hospitalares

Benefícios do curso - O MBA/USP - GF proporcionou-me diversos benefícios para exercer minhas atividades atuais, pois sou hoteleira de formação e dominava os Facilities considerados soft como limpeza, recepção e lavanderia, por exemplo, mas os serviços considerados hard como manutenção e engenharia eram totalmente desconhecidos por mim, o que me levou a realizar o curso. Matérias como análise do ciclo de vida dos equipamentos, gerenciamento de riscos e crises e tecnologias e patologias das edificações demandaram muito estudo e empenho da minha parte, tal como o Professor Moacyr alertou-me na entrevista para o MBA. O network e a amizade que criei com os diversos profissionais como engenheiros, arquitetos, enfermeira, hoteleiros e administradores que formavam a minha turma foram muito importantes. Esse mix de profissões foi fundamental para inúmeras e ricas discussões que enriqueceram o meu crescimento profissional e me fizeram entender e respeitar a importância de cada profissão dentro de Facilities, incluindo a minha. Foram três longos anos, dois anos de curso e um ano para o desenvolvimento da monografia, até chegar o final do curso e pegar o diploma da USP. Uma conquista que fez todo esforço ter valido a pena.

Tese da monografia - O tema da minha tese de monografia foi a “Análise de aplicabilidade de acordo de nível de serviço em Gerenciamento de Facilidades: um estudo de caso em instituições hospitalares” e acredito que pode contribuir para o mercado de FM, mostrando a importância do uso da tecnologia para mensurar serviços intangíveis, proporcionando um maior controle das atividades  e a busca por melhores resultados junto aos prestadores de serviço, tendo como foco principal a satisfação do cliente. No trabalho foi abordado o estudo de caso da aplicabilidade do acordo de nível de serviço, mais conhecido pela sua sigla em inglês SLA (Service Level Agreements), no setor de higiene de um hospital. Foi proposto um novo modelo de SLA documento de mais fácil utilização e entendimento, que possui flexibilidade para avaliar diferentes setores, andares ou unidade hospitalar, associado à aplicação de uma tecnologia chamada Método ATP (Adenosina Trifosfato), que é uma técnica simples e rápida, que traz resultados precisos e de forma quantitativa, para medição do serviço de higiene. A tese mostrou que, apesar de o SLA ter uma função importante no controle e eficiência dos serviços, é preciso também saber mensurar e definir bem os critérios de desempenho, para que esta ferramenta seja efetiva.

Perfil

Possuo 11 anos de experiência profissional em hospitais, nas áreas de: Higiene, Lavanderia, Controle de Pragas, Recepção, Hospitalidade, Central de Serviços, Uniformes, Frotas, Gestão de Contratos e Gerenciamento de Resíduos, que me possibilitaram a participação no processo de acreditação hospitalar pela Joint Commission Internacional de 2009 a 2016; 5 prêmios em Projetos da Qualidade na Categoria PDCA; 2 publicações em revistas do setor de Facilities. Atualmente como Coordenadora de Operações do Hospital do Coração (HCor) gerencio o custo operacional das áreas, avaliando processos e oportunidades de melhoria, na busca de otimização ou redução de custo, liderando 200 profissionais diretos e indiretos, considerando equipe orgânica e terceiro e desenvolvendo projetos de melhoria contínua de processos, utilizando ferramentas da qualidade (DMAIC, PDCA, KAIZEN entre outras), além de gerenciar, desenvolver, acompanhar e cumprir o budget, CAPEX, OPEX, indicadores e plano de ações para alcance das metas contratadas.

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