Congresso 2025
 

JF 300 traz arquitetura contemporânea, eficiência e bem-estar no coração do Itaim Bibi

Quando o terreno desafia, a arquitetura responde e entrega beleza e inteligência em cada metro quadrado

Por Léa Lobo

O JF 300, projetado pelo Escritório Sidônio Porto, une inovação, sustentabilidade e flexibilidade no coração do Itaim Bibi. Foto: Romulo Fialdini



Em um dos bairros mais vibrantes da capital paulista, surge um novo marco arquitetônico que vai muito além de um endereço corporativo. Localizado na Rua Joaquim Floriano, número 300, o edifício JF 300, assinado pelo renomado Escritório Sidônio Porto, traz uma leitura atualizada dos conceitos de integração urbana, sustentabilidade e flexibilidade — ingredientes que refletem o futuro do mercado imobiliário corporativo.

Com um terreno desafiador em formato de “L” e voltado para duas ruas, o partido arquitetônico do JF 300 foi moldado para tirar proveito máximo do espaço, sem abrir mão do diálogo com a cidade e o conforto dos usuários. Na face voltada para a Rua Joaquim Floriano, um bloco horizontal abriga uma loja comercial distribuída em três pavimentos. Já na parte alargada do terreno, com frente para a Rua Virgílio Várzea, ergue-se a torre vertical destinada a escritórios, composta por seis lajes comerciais de 750 m² cada, além de um rooftop recreativo com paisagismo assinado pelo próprio escritório.

Segundo o arquiteto Márcio Porto, diretor do escritório responsável, o formato peculiar do terreno foi não só inspiração, mas também um dos maiores desafios durante o estudo de viabilidade. A legislação urbana impôs limites rigorosos, como gabarito de altura e recuos, exigindo criatividade para maximizar o aproveitamento da área sem comprometer a leveza visual. A cereja do bolo? A implantação do volume arquitetônico e as visuais do mesmo, realçadas pelos afastamentos e emolduradas pelo paisagismo.


JF 300 traz arquitetura contemporânea, eficiência e bem-estar no coração do Itaim Bibi

Bem-estar, flexibilidade, eficiência e integração com o ambiente urbano

Mais do que estética, o JF 300 incorpora práticas sustentáveis que impactam diretamente na operação do edifício. Os vidros reflexivos diminuem a carga térmica, otimizando o consumo de energia para climatização. Jardins sobre lajes e coberturas, piso elevado no térreo para drenagem e reaproveitamento das águas pluviais, brises horizontais e iluminação eficiente são apenas alguns dos recursos adotados. Tudo isso sem abrir mão de conforto e bem-estar.

O design das lajes corporativas garante total liberdade para diferentes perfis de ocupantes. Com instalações sanitárias estrategicamente posicionadas e infraestrutura pensada para layouts personalizáveis, o edifício é ideal para empresas do setor financeiro e de tecnologia, que já despontam entre os primeiros ocupantes.

JF 300 traz arquitetura contemporânea, eficiência e bem-estar no coração do Itaim Bibi

Com fachada transparente e um rooftop paisagístico, o JF 300 redefine a relação entre corporativo e urbano. Foto: Romulo Fialdini


No térreo, o pilotis com piso elevado oferece ainda mais versatilidade, podendo ser adaptado para eventos corporativos, ações promocionais ou momentos de convivência.

A operação do JF 300 também foi cuidadosamente planejada para garantir eficiência e racionalização de custos. O sistema de ar-condicionado individualizado, ancoragem para manutenção das fachadas, prumadas otimizadas e acesso facilitado ao bicicletário são algumas das soluções adotadas para reduzir gastos operacionais e proporcionar maior autonomia aos ocupantes.

Os espaços abertos, como o pilotis e o rooftop, oferecem áreas de descompressão e socialização, com iluminação e ventilação naturais. O bicicletário com vestiários e a conexão com a malha cicloviária do bairro complementam a proposta de qualidade de vida e mobilidade sustentável.

Para Márcio Porto, o sucesso do JF 300 já se reflete na aceitação pelo mercado imobiliário. “O projeto é resultado de uma leitura precisa das demandas atuais: bem-estar, flexibilidade, eficiência e integração com o ambiente urbano. Esses são os novos parâmetros para empreendimentos corporativos de alto padrão”, afirma.

Sem dúvida, o JF 300 é mais do que um edifício: é um convite para repensarmos a forma como trabalhamos e convivemos nas grandes cidades.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Congresso 2025

Mais lidas da semana

Carreira

Gestão Eficiente de CNPJ: Desafios e Soluções

Dicas e lições para manter sua empresa dentro da conformidade em meio à mudanças na legislação

Mercado

Grandes desafios para 2025: dados, IA e a busca pela eficiência

As práticas que definirão sucesso para as empresas em 2025

Mercado

Como as tecnologias estão revolucionando a manutenção de ativos no setor de óleo e gás?

IoT, Digital Twins e SCADA estão entre as tendências para o futuro

Mercado

Futuro do trabalho híbrido: o caso JPMorgan

Grandes companhias estão repensando políticas de trabalho remoto, algumas reforçando a flexibilidade, enquanto outras pressionam pelo retorno presencial

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Fórum Econômico Mundial 2025

As discussões do encontro trazem sete lições e ações necessárias para Facilities Management com foco em inovação, sustentabilidade e digitalização

Revista InfraFM

Gestão com ESG

O modelo da Sempre Engenharia, que garante resultados, incorpora governança, inovação e sustentabilidade

Revista InfraFM

Os 10 erros cruciais em IA que você precisa evitar

Como tirar maior proveito dessa tecnologia revolucionária?

Revista InfraFM

Facilities nas aldeias

Iniciativa da W-Energy transforma a vida de aldeias indígenas

Operações

Monitoramento em tempo real otimiza produção em 18% na Visteon Amazonas

Ricardo Tanko Vasconcellos, Quality Manager da multinacional, fala sobre importância da sinergia entre áreas para um processo contínuo de melhorias.

Operações

Retrofit gera mais de R$3 milhões de economia para operação de shopping

Gerente de operações do Shopping Praça da Moça e coordenador de Operações do Grupo AD falam sobre desafios e resultados das implementações.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP