Por Léa Lobo

Foto: Divulgação | Presidente da Corenet Brasil, Luis Esposito e a diretora Juliana Dias na abertura do evento |
O capítulo brasileiro da CoreNet Global, uma das mais importantes associações globais de Real Estate Corporativo, reuniu profissionais e empresas do setor em um evento marcante para fechar com chave de ouro suas atividades recentes. Com mais de 10 mil membros em 50 países e 46 capítulos ao redor do mundo, a CoreNet reafirmou sua presença no Brasil, fortalecendo conexões, impulsionando o aprendizado e incentivando o crescimento profissional através do networking qualificado.
Quatro pilares para conectar, crescer e pertencer
Durante o encontro, a diretoria da CoreNet Brasil, Juliana Dias, liderada atualmente por seu presidente Luiz Esposel e oito diretores voluntários, reforçou a filosofia central da associação baseada nos quatro pilares: Connect, Learn, Grow e Belong.
Connect foi materializado no próprio evento, promovendo trocas ricas entre profissionais, tomadores de decisão (end-users) e fornecedores (providers). Learn destacou as oportunidades de capacitação formal, como as certificações oferecidas pela CoreNet, incluindo o cobiçado Master in Corporate Real Estate (MCR), agora com desconto exclusivo para membros brasileiros. Grow reflete-se nas conexões que extrapolam o evento, proporcionando crescimento para os profissionais e para o mercado. E por fim, Belong reforça o espírito voluntário e colaborativo da comunidade, essencial para manter viva a missão de fortalecimento do setor.
Entre os patrocinadores e apoiadores do capítulo estão grandes players como athié | wohnrath, CBRE, IWG e Brookfield Properties, todos essenciais para viabilizar os eventos e os projetos estratégicos da entidade no Brasil.

Foto: Divulgação | Painel sobre o Arquipeo com Rodrigo Rolim (virtual) e com a presença de Raquel Dias (CBRE), Hilton Rejman (Presidente Executivio da Brookfield Properties), Karen Doyama (Development Director na Brookfield Properties) e Arquiteto Gustavo Utrabo. |
Lançamento dos Comitês Temáticos
Outro anúncio importante foi a formalização dos comitês temáticos, trilhas de desenvolvimento que abordarão temas-chave como ESG, Inteligência & Investimentos e Workplace Experience. O destaque ficou para o comitê liderado por Fernanda Mourão (Futuro Labs), que visa aprofundar o conceito de Workplace Experience, não apenas do ponto de vista do modelo de trabalho, mas como um catalisador para transformações sociais, urbanísticas e comportamentais. O grupo realizará estudos, pesquisas e aplicará uma ferramenta de IA para projetar cenários futuros, com o objetivo de entregar uma análise proprietária sobre o presente e futuro do workplace no Brasil.
Arquipeo como um marco de inovação e colaboração

Foto: Divulgação | Detalhes do Arquipeo |
O encontro promovido pela CoreNet Brasil aconteceu no Arquipeo, empreendimento recém-inaugurado e referência em design, sustentabilidade e integração urbana. Localizado na Vila Leopoldina, zona oeste de São Paulo, o campus corporativo foi desenvolvido para abrigar o hub de agências da gigante da comunicação WPP — mas vai muito além do convencional.
Idealizado em meio à pandemia, o projeto enfrentou desafios únicos: integrar mais de 40 agências da WPP em um único espaço colaborativo, consolidar práticas ESG, oferecer ambientes inspiradores para os talentos criativos e contribuir para a revitalização da região.
O diferencial foi a escolha do terreno: uma antiga fábrica de parafusos em um bairro em transformação. A Brookfield Properties aceitou o desafio e, em parceria com a WPP, lançou um concurso arquitetônico vencido pelo renomado arquiteto Gustavo Utrabo. O resultado? Um campus horizontal, sustentável e altamente funcional, rompendo com os tradicionais prédios corporativos verticais da Faria Lima ou Paulista.
O projeto com certificação LEED Gold v.4 e fitwel (duas estrelas e 108 pontos) chama atenção pela utilização de estrutura pré-fabricada com pilares em cruz, cimento verde e fachada envolta por uma pele metálica perfurada, simulando o movimento de uma cortina — um elemento inovador que alia estética e eficiência energética.
A área verde também é protagonista: são mais de 5.600 m² de paisagismo assinado por Raul Pereira, inspirado na Mata Atlântica, criando um verdadeiro oásis urbano e proporcionando bem-estar aos colaboradores e à comunidade local, que já se apropria do espaço como uma extensão da cidade.
Além de sua concepção arquitetônica única, o Arquipeo possui certificações e práticas alinhadas aos compromissos de descarbonização da WPP. Toda a energia consumida no campus é proveniente de fontes renováveis e o projeto priorizou o uso de materiais reciclados e processos construtivos de baixo impacto ambiental, resultando na redução de 250 toneladas de emissão de carbono.
O sucesso do Arquipeo só foi possível graças à sinergia entre WPP, Brookfield Properties, Gustavo Utrabo e diversos players do setor, evidenciando como a colaboração entre empresas, fornecedores e consultores pode transformar uma visão ousada em um marco para a cidade e para o mercado imobiliário.
Por fim, o encontro da CoreNet Brasil e a visita ao Arquipeo não só celebraram as conquistas do setor, mas também reafirmaram o poder do networking estratégico, do aprendizado contínuo e da arquitetura como ferramenta de transformação social e ambiental. Um exemplo claro de como o Real Estate pode e deve ser um agente de impacto positivo.
Caso você tenha interesse em não apenas conhecer o Arquipeo, como também entender como funciona sua gestão em detalhes, não deixe de se inscrever para o 20º Congresso InfraFM e garantir sua vaga na visita técnica para o empreendimento. Clique aqui para mais informações!

Foto: Divulgação | Detalhes do Arquipeo |

Foto: Divulgação | Detalhes do Arquipeo |

Foto: Divulgação | Detalhes do Arquipeo |