Black Friday - Congresso 2025
 

Qual o futuro dos escritórios?

Pesquisa indica pontos que serão tendência ao longo de 2024.

Por Mateus Murozaki

Qual o dia da semana com maior taxa de vacância?

Foto: Divulgação

A tendência para escritórios em 2024 é a de ambientes mais funcionais. A informação vem da Minimal+ Designs Para Escritórios, empresa focada em mobiliário corporativo, que, em um release, aponta como, cada vez mais, haverá foco em ergonomia, sustentabilidade e integração tecnológica.

Isso, claro, vai se encontro à vida pós-pandemia, onde o conceito de “escritório” precisou se reinventar frente ao fortalecimento de modelos como o híbrido ou o home office. Muitos ainda estão tentando encontrar uma maneira de fazer o colaborador pegar gosto de ir ao local de trabalho, com o mobiliário sendo um fator determinante nisso.

“Nós somos flexíveis pra fazer móveis especiais, por isso que falamos que nós somos uma alfaiataria, a gente veste o escritório…”, comenta Eduardo Martinhão, CEO da Minimal.

A empresa elencou outras tendências que vem moldando o mercado de móveis corporativos:

- Personalização: muito importante no que tange a individualidade, com opções de configuração flexíveis até a escolha de cores e acabamentos;

- Flexibilidade: é necessário acomodar diferentes estilos de trabalhos e necessidades da equipe, logo, móveis modulares e multifuncionais são grandes aliados na criação de ambientes versáteis;

- Tecnologia Integrada: como todos os aspectos do mercado, a tecnologia também se encontra presente e em força nos móveis, integrando, por exemplo, soluções inteligentes para carregamento sem fio, gerenciamento de cabos e conectividade;

- Bem-Estar: os famosos móveis ergonômicos que evitam tensões e lesões dos colaboradores, garantindo o conforto dos usuários;

- Espaço Colaborativo: uma tendência forte dos espaços de trabalho no pós pandemia, criar um senso coletivo através de mesas compartilhadas, por exemplo, é uma abordagem extremamente eficiente. Para um trabalho mais isolado, há o advento das cabines de privacidade ou mesas individuais. De acordo com Eduardo, essa é a maior diferença dos escritórios pré e pós-2020.

Martinhão explica que esses pontos são levantados refletindo o mercado europeu que, na opinião dele, é uma grande referência no que tange as tendências de design brasileiras.

O trabalho em 2024 é volátil

Se há algo que todos os estudos apontam é um caminho coletivamente trilhado onde as amarras de décadas atrás passam a ser quebradas em prol de uma maior liberdade do colaborador. Isso vai além de escritórios: horários de trabalho, por exemplo, também estão lentamente mudando, dando maior espaço para que o colaborador se sinta mais à vontade.

Para acomodar isso, é importante que as empresas estejam alinhadas com o fluxo do mercado. O CEO afirma que confecciona seus móveis através de pesquisas com clientes, buscando entender suas necessidades, e aí então cruza com informações do que está acontecendo no exterior. A partir daí, sai uma peça com um design único.  

Dentre essas peças, a mais popular é a cabine de privacidade. Trata-se de um espaço com isolamento acústico feito para ocasiões em que se precisa de silêncio dentro de um ambiente compartilhado, como reuniões ou ligações. Desde 2019, esse é o carro chefe da empresa e, no Brasil, trata-se de um produto único.

O destaque para produtos como esse sublinha a busca por soluções que atendam às necessidades específicas dos profissionais modernos, destacando-se como uma resposta concreta à demanda por espaços colaborativos e individualizados dentro dos escritórios contemporâneos.



Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.
Onde está o Facility Manager a bordo?

Juliana Pereira de Siqueira, nova diretora na ABRAFAC, analisa as oportunidades para profissionais de Facility, Property e Workplace Management em cruzeiros.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca

Mais lidas da semana

Workplace

Para coordenadora de Workplace da Blip, escritório materializa cultura

Conheça nova sede da empresa, que busca centralizar encontros e valorizar identidade da marca.

Carreira

Crescimento desordenado de FM: quais são as consequências?

Nos últimos 20 anos, formalização da área avançou, mas existe baixo investimento em qualificação profissional. Robson Quinello, especialista em Facility Management, fala sobre precarização e oportunidades do mercado.

Mercado

Entenda todos os benefícios de prédios com certificação LEED

Selo internacional pode fazer uma grande diferença.

UrbanFM

Inversão da pirâmide etária: nossas cidades estão preparadas?

Especialista em Gestão Urbana comenta aumento da longevidade e a queda das taxas de natalidade em artigo.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Repensar a gestão das instalações de trabalho

Tendências inovadoras e sustentáveis se destacam na pesquisa da Aramark, que traz as transformações no Gerenciamento de Facilities em 2024.

Revista InfraFM

Maior encontro de FM da América Latina: do invisível ao indispensável

InfraFM realizou quatro encontros em evento único, com mais de 5,5 mil participantes.

Revista InfraFM

Insights das palestras do 19º Congresso InfraFM

Acompanhe um resumo das palestras e explore as inovações sustentáveis e estratégias avançadas no campo do Facilities Management.

Revista InfraFM

Inovações que transformam foram cases de sucesso dos expositores

Nas Arenas Soluções para FM, foram apresentados conteúdos com cases de sucesso dos expositores, que destacaram serviços, tecnologias e pessoas.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP