Ana Paula Cassago
 

Compliance e planos de contingência geram mesmo economia?

Saiba como o consultor de segurança pode ajudar o FM a proteger o espaço físico e digital das organizações.

Compliance e planos de contingência geram mesmo economia?

Imagem: canva.com/ TheDigitalArtist

Por Paulo Musa

Desde incidentes até o roubo de dados, a lista de perigos que uma empresa está exposta não é pequena. O Brasil é o terceiro país com maior número de ataques a banco de informações, mais de 3 bilhões de tentativas foram detectadas somente em 2020, segundo a Akamai Technologies. Os prejuízos causados somente por essa ameaça são graves, por isso é interessante para as organizações terem um profissional responsável por identificar, avaliar e gerenciar riscos em potencial.

O consultor de segurança pode ocupar esse lugar. Mas, ainda que este seja qualificado e treinado, é importante que as empresas estejam comprometidas e trabalhem em conjunto com seus consultores de riscos para determinarem as melhores estratégias de segurança e proteção, assumindo também a responsabilidade final por decisões e ações.

Diante deste panorama, a identificação de riscos é uma das principais funções de um consultor e envolve uma variedade de técnicas e metodologias, incluindo análises de ameaças, avaliações de vulnerabilidades e revisões de processos. Já num segundo momento, o profissional de segurança avaliará a probabilidade de ocorrência dos riscos e os seus potenciais impactos, trabalhando em conjunto com a organização para desenvolver estratégias eficazes de mitigação e gerenciamento de riscos, o que envolve a implementação de políticas, processos e tecnologias de segurança.

As políticas serão as diretrizes e os regulamentos que estabelecem as expectativas e as responsabilidades para a segurança das empresas, enquanto os processos serão os procedimentos para garantir a conformidade com as políticas de segurança. Já as tecnologias serão sistemas de detecção de incêndios, de monitoramento de segurança e de criptografia de dados, entre outros. Por fim, o consultor de segurança monitorará o desempenho das soluções implementadas e realizará revisões periódicas para garantir a eficácia das estratégias de gerenciamento de riscos.

Além dos tradicionais serviços supracitados, o profissional de segurança também pode apoiar em outras temáticas, como a de compliance, fornecendo uma consultoria de riscos para apoiar as empresas no cumprimento de regulamentações e na garantia de que ela esteja em conformidade.

Ainda neste cenário de consultoria de riscos, o consultor tem como papel a preparação de empresas para situações de crise como desastres naturais, ameaças à segurança ou interrupções de negócios. Isso inclui a elaboração de planos de contingência e a realização de treinamentos para funcionários. Internamente, a consultoria de riscos pode identificar áreas de melhoria em processos e sistemas de segurança, resultando em melhoria da eficiência e redução de custos.

Como vimos, o consultor de segurança tem um importante papel na seleção e implementação de políticas, processos e tecnologias mais adequadas para as necessidades das empresas. Além disso, garante que os recursos sejam usados efetivamente para gerenciar os riscos. A função do profissional é proteger os ativos e garantir a continuidade de negócios e a melhoraria da segurança geral das empresas.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.
4 day week: uma nova realidade?!

Cofundadores da 4 Day Week Global, Charlotte Lockhart e Andrew Barnes, trazem pesquisa sobre jornada de trabalho de 4 dias, ao invés de 5 dias por semana.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Palestra SESC

Mais lidas da semana

Operações

Padrões da qualidade do ar: o que muda com redefinição da ABNT?

Saiba como atualizações impactam bem-estar em ambientes climatizados.

Mercado

Com 26 anos de experiência, Jani Oliveira é a nova FM da Rumo

Profissional foi responsável por apoiar estruturação da área de FM da Heineken no Brasil.

Operações

Como GLP no Brasil inovou na gestão de parques logísticos

Rômulo Otoni, Diretor de Operações da GLP no Brasil, discute desafios, avanços tecnológicos e práticas sustentáveis que impulsionam a liderança da empresa no mercado logístico.

Operações

Qual é a importância de ESG na Limpeza Profissional?

Entenda a evolução da agenda ESG no mercado e como implementar práticas sustentáveis em artigo exclusivo de Ricardo Vacaro.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Repensar a gestão das instalações de trabalho

Tendências inovadoras e sustentáveis se destacam na pesquisa da Aramark, que traz as transformações no Gerenciamento de Facilities em 2024.

Revista InfraFM

Maior encontro de FM da América Latina: do invisível ao indispensável

InfraFM realizou quatro encontros em evento único, com mais de 5,5 mil participantes.

Revista InfraFM

Insights das palestras do 19º Congresso InfraFM

Acompanhe um resumo das palestras e explore as inovações sustentáveis e estratégias avançadas no campo do Facilities Management.

Revista InfraFM

Inovações que transformam foram cases de sucesso dos expositores

Nas Arenas Soluções para FM, foram apresentados conteúdos com cases de sucesso dos expositores, que destacaram serviços, tecnologias e pessoas.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP