Black Friday - Congresso 2025
 

Gerente de Facility Management é reconhecido na CBO com o código 1421-40

"Habemus" Facility! Pedido de inclusão e reconhecimento da categoria foi protocolado pela ABRAFAC.

Gerente de Facility Management é reconhecido na CBO com o código 1421-40

Foto: depositphotos.com / ra2studio

A partir deste mês, os profissionais que atuam em Facility Management passam a possuir um código na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO). Após trabalho desenvolvido e protocolado pela ABRAFAC (Associação Brasileira de Facility Property e Workplace Management) no Ministério do Trabalho e Emprego, o setor recebe essa nova conquista. 

A classificação oficial da CBO foi instituída por portaria ministerial nº 397, de 9 de outubro de 2002, e tem por finalidade a identificação das ocupações no mercado de trabalho, para fins classificatórios junto aos registros administrativos e domiciliares.

No dia 20 de março de 2023, o Ministério do Trabalho e Emprego incluiu a categoria de profissionais que atuam em Facility Management com o código de ocupação 1421-40, na Família Ocupacional - FO 1421, que tem o título para gerentes administrativos, financeiros, de riscos e afins. 

Ter um código de ocupação definido pela CBO é importante para o departamento de recursos humanos, por exemplo, visto que é por meio dele que há regularização de contratos trabalhistas. E, para o setor, ratifica a importância da categoria profissional no mundo do trabalho e emprego.

>> Novo código 1421-40 reconhece os seguintes profissionais: 
Gerente de infraestrutura;
Gerente de propriedade;
Gerente de workplace;
Profissional de facility management.


>> Responsabilidades: 
Gerenciamento de equipes, prestação de serviços terceirizados, rotinas administrativas e financeiras; 
Administração de riscos, recursos materiais e canal de denúncia;
Participação da implementação do programa de compliance e/ou de governança em privacidade;
Planejamento e implementação de atividades de manutenção e conservação do ambiente construído;
Monitoramento e avaliação do cumprimento das políticas do programa, normativas, código de ética, procedimentos internos e parceiros de negócios;
Participação da identificação de situações de riscos e propõem ações para mitigação deles;
Prestação do atendimento ao cliente e/ou cooperado e/ou titular de dados pessoais.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.
Clube Magalu

Conheça detalhes do projeto e a importância do Clube Magalu para seus colaboradores

Corporate Real Estate

A importância da visão holística de atuação do Corporate Real Estate na Cargill para traduzir os planos dos negócios em estratégias imobiliárias que otimizem o portfólio de imóveis e permitam o sucesso dos negócios

O que torna um ambiente confortável?

O que faz um ambiente ser considerado confortável, capaz de transmitir uma quase indescritível sensação de acolhimento e aconchego? O conceito de conforto é universal? O que é confortável para uma pessoa é também confortável para outras?

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca

Mais lidas da semana

Workplace

Para coordenadora de Workplace da Blip, escritório materializa cultura

Conheça nova sede da empresa, que busca centralizar encontros e valorizar identidade da marca.

Carreira

Crescimento desordenado de FM: quais são as consequências?

Nos últimos 20 anos, formalização da área avançou, mas existe baixo investimento em qualificação profissional. Robson Quinello, especialista em Facility Management, fala sobre precarização e oportunidades do mercado.

Mercado

Entenda todos os benefícios de prédios com certificação LEED

Selo internacional pode fazer uma grande diferença.

UrbanFM

Inversão da pirâmide etária: nossas cidades estão preparadas?

Especialista em Gestão Urbana comenta aumento da longevidade e a queda das taxas de natalidade em artigo.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Repensar a gestão das instalações de trabalho

Tendências inovadoras e sustentáveis se destacam na pesquisa da Aramark, que traz as transformações no Gerenciamento de Facilities em 2024.

Revista InfraFM

Maior encontro de FM da América Latina: do invisível ao indispensável

InfraFM realizou quatro encontros em evento único, com mais de 5,5 mil participantes.

Revista InfraFM

Insights das palestras do 19º Congresso InfraFM

Acompanhe um resumo das palestras e explore as inovações sustentáveis e estratégias avançadas no campo do Facilities Management.

Revista InfraFM

Inovações que transformam foram cases de sucesso dos expositores

Nas Arenas Soluções para FM, foram apresentados conteúdos com cases de sucesso dos expositores, que destacaram serviços, tecnologias e pessoas.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP