Ana Paula Cassago
 

SindusCon-SP projeta crescimento de 7% para o PIB da construção em 2022

Estimativa é de desaceleração, com aumento de 2,4% em 2023

​A projeção do SindusCon-SP, de aumento do PIB da Construção, foi revista para cima e chegará a 7% em 2022, com expectativa de alcançar 2,4% em 2023. Em 2021, a taxa de crescimento anual (já revista) foi de 10%. Ainda para o próximo ano, estima-se que o setor contará com um cenário mais favorável em relação aos preços dos insumos.  

O ciclo de negócios continuou se sustentando ao longo de 2022, a despeito de uma conjuntura mais adversa dada pela forte elevação da Selic e dos preços dos imóveis. "Assim, se por um lado há uma desaceleração do ritmo de alta da atividade, por outro, nota-se que o setor ainda se sustenta em um patamar bastante elevado de crescimento", afirmou a coordenadora de Projetos de Construção do FGV/Ibre, Ana Maria Castelo. 

"O ciclo recente efetivado continuará repercutindo no mercado de trabalho. No entanto, a desaceleração do crescimento da ocupação, especialmente do mercado informal, já sinaliza um crescimento mais comedido em 2023", destaca o vice-presidente de Economia, Eduardo Zaidan.  

As informações foram divulgadas em 6 de dezembro, na coletiva de imprensa do SindusCon-SP, que contou com a participação do seu presidente, Odair Senra.  

Dados 

No terceiro trimestre do ano, a construção cresceu 1,1% na comparação com o trimestre anterior, já com ajuste sazonal. O resultado representa a quinta alta consecutiva. No ano até setembro, o setor acumula expansão de 8,2%, bem superior à média do crescimento das demais atividades - o PIB nessa mesma comparação teve aumento de 3,2%. 

O PIB trimestral não permite distinguir a contribuição da produção formal para o crescimento. Mas outros indicadores mostram que a parte formal da construção, ou seja, as obras produzidas pelas construtoras têm sido determinantes dessa dinâmica em 2022.  De acordo com o Caged, o emprego com carteira apresentou até setembro aumento de 10,8%.

"A recuperação da ocupação e dos rendimentos está determinando as taxas positivas registradas pelo setor, que têm superado muito as projeções do início do ano. Por ser uma atividade essencialmente intensiva em mão de obra, o aumento da ocupação confirma um crescimento vigoroso da atividade. O ciclo de negócios que foi retomado ainda de forma tímida em 2019 prosseguiu nos anos seguintes e o mercado de trabalho está captando esse movimento", demonstrou Ana Castelo em sua apresentação. 

Foto: Divulgação



Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Palestra SESC

Mais lidas da semana

Operações

Padrões da qualidade do ar: o que muda com redefinição da ABNT?

Saiba como atualizações impactam bem-estar em ambientes climatizados.

Mercado

Com 26 anos de experiência, Jani Oliveira é a nova FM da Rumo

Profissional foi responsável por apoiar estruturação da área de FM da Heineken no Brasil.

Operações

Como GLP no Brasil inovou na gestão de parques logísticos

Rômulo Otoni, Diretor de Operações da GLP no Brasil, discute desafios, avanços tecnológicos e práticas sustentáveis que impulsionam a liderança da empresa no mercado logístico.

Operações

Qual é a importância de ESG na Limpeza Profissional?

Entenda a evolução da agenda ESG no mercado e como implementar práticas sustentáveis em artigo exclusivo de Ricardo Vacaro.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Repensar a gestão das instalações de trabalho

Tendências inovadoras e sustentáveis se destacam na pesquisa da Aramark, que traz as transformações no Gerenciamento de Facilities em 2024.

Revista InfraFM

Maior encontro de FM da América Latina: do invisível ao indispensável

InfraFM realizou quatro encontros em evento único, com mais de 5,5 mil participantes.

Revista InfraFM

Insights das palestras do 19º Congresso InfraFM

Acompanhe um resumo das palestras e explore as inovações sustentáveis e estratégias avançadas no campo do Facilities Management.

Revista InfraFM

Inovações que transformam foram cases de sucesso dos expositores

Nas Arenas Soluções para FM, foram apresentados conteúdos com cases de sucesso dos expositores, que destacaram serviços, tecnologias e pessoas.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP