PARTICIPE DA EDIÇÃO HISTÓRICA DO CONGRESSO INFRAFM
 

Hospitais reorganizam práticas de descarte e encontram alternativas na gestão sustentável de resíduos

Iniciativas transformam quase mil unidades de TNT em artesanato

A pandemia de covid-19 aumentou o descarte de resíduos hospitalares em dezenas de milhares de toneladas. Segundo a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), apenas em 2020 houve um acréscimo de 15% nesse tipo de descarte no Brasil. O número expõe a necessidade urgente de melhorias nas práticas de descarte e processamento desses resíduos. Nesse cenário, instituições de saúde de Curitiba (PR) buscam alternativas para mudar o destino de materiais que antes iriam para o lixo. Entre os projetos está a transformação de peças de TNT em artesanato, de enxovais hospitalares em revestimento automotivo e de esponjas de cozinha em resina plástica industrial.

"Agregar valores ambientais, sociais e econômicos, sem perder de vista as questões sanitárias, é fundamental quando o assunto são hospitais". É no que acredita a analista de Sustentabilidade Sênior do Grupo Marista, Elãine Cristina de Souza Kurscheidt, que ajuda a desenhar saídas viáveis e sustentáveis na gestão de resíduos das unidades de educação e saúde do grupo. Um exemplo é o projeto com o TNT não contaminado dos hospitais Universitário Cajuru e Marcelino Champagnat que, após deixar de ser utilizado para manter esterilizadas as caixas de instrumentais cirúrgicos, agora é encaminhado ao grupo de voluntários Mãos que Transformam. "Desde julho deste ano, foram mais de 895 unidades de TNT - isso equivale a sobras pré-cirúrgicas de 420 procedimentos - encaminhadas para ganhar um novo significado", explica Elãine.

O projeto coloca o TNT feito à base de petróleo longe do lixo comum, impedindo o impacto ambiental e mudando a vida das pessoas por meio do artesanato. Com o objetivo inicial de amenizar a rotina de hospitais, os voluntários do grupo Mãos que Transformam produzem peças que vão mudar o dia a dia de pacientes e profissionais de saúde, especialmente em datas comemorativas. O que antes era lixo, vira sacola retornável, marcador de livro e lixeira de carro. "Saber que a arte e a gentileza podem melhorar a vida de alguém nos inspira e motiva para darmos os próximos pontos", conta a coordenadora de pastoral e voluntariado dos hospitais, Nilza Brenny.

Novo caminho para resíduos

O aumento do fluxo e do período de permanência dos pacientes nos momentos mais críticos da pandemia impactou diretamente os números da produção de lixo. A geração total de resíduos nos hospitais Marcelino Champagnat e Universitário Cajuru aumentou em 10% na comparação entre 2020 e 2021. Enquanto o Marcelino Champagnat atuou como referência em casos de covid-19, o Hospital Universitário Cajuru, com atendimento 100% SUS, concentrou grande parte dos traumas de Curitiba e região metropolitana desde o início da pandemia. 

E foi a partir daí que ações preocupadas com o meio ambiente ganharam cada vez mais espaço. Em plena pandemia, os hospitais pertencentes ao Grupo Marista criaram um projeto de reciclagem de enxovais hospitalares. Com isso, conjuntos de roupas usadas por pacientes e equipes são agora transformadas em revestimento automotivo. As peças são armazenadas, coletadas e, na sequência, desfibradas para ganharem novos usos. "Sempre tivemos um volume grande de enxovais descartados, e começamos a perceber que era necessário buscar uma solução. Até agora, já conseguimos minimizar o impacto ambiental ao impedir que 2,5 toneladas de enxovais fossem descartadas em lixo comum ou infectante", relata o gerente de Facilities do Grupo Marista, Fabio Pace Adamo.

Na contramão do aterro sanitário, as cozinhas dos hospitais também coletam esponjas usadas e as direcionam para que se tornem um novo produto, como um banco ou uma lixeira. O projeto, que começou no final de 2019, já destinou mais de 1,3 mil esponjas para a reciclagem. "O primeiro passo foi sensibilizar a equipe que atua nas cozinhas sobre a importância dessa ação. Logo, conseguimos mostrar que reciclar sempre dá um retorno positivo para o meio ambiente", conta a coordenadora de nutrição dos hospitais, Patrícia Conter Lara Prehs.

Ainda na cozinha, outro projeto busca conscientizar frequentadores dos restaurantes do grupo e também dos hospitais sobre o desperdício de alimentos. Para impactar a ação, pilhas de alimentos - como sacos de arroz, feijão, e outros produtos não perecíveis - são colocadas nas entradas dos refeitórios, simulando a quantidade de comida descartada todos os meses. No primeiro mês da iniciativa, o programa reduziu em 75 quilos os alimentos desperdiçados nos dois restaurantes.

Fotos: Divulgação



Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Afinal, onde estamos quando o assunto é workplace?

Mais lidas da semana

Workplace

Tem pingue-pongue, mas cadê o Wi-Fi?

A experiência do usuário é a nova rainha do escritório

Mercado

Minimercados autônomos ganham espaço no corporativo e oferecem vantagens para FM

A implantação dos minimercados não exige investimento por parte da empresa

Mercado

JF 300 traz arquitetura contemporânea, eficiência e bem-estar no coração do Itaim Bibi

Quando o terreno desafia, a arquitetura responde e entrega beleza e inteligência em cada metro quadrado

Carreira

Como pertencer ao presente e comandar sua história, afinal já somos tudo o que precisamos ser

Grupo de Mulheres de Facilities & Real Estate celebra o mês da Mulher com encontro inspirador e histórias de transformação

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Fórum Econômico Mundial 2025

As discussões do encontro trazem sete lições e ações necessárias para Facilities Management com foco em inovação, sustentabilidade e digitalização

Revista InfraFM

Gestão com ESG

O modelo da Sempre Engenharia, que garante resultados, incorpora governança, inovação e sustentabilidade

Revista InfraFM

Os 10 erros cruciais em IA que você precisa evitar

Como tirar maior proveito dessa tecnologia revolucionária?

Revista InfraFM

Facilities nas aldeias

Iniciativa da W-Energy transforma a vida de aldeias indígenas

Operações

Monitoramento em tempo real otimiza produção em 18% na Visteon Amazonas

Ricardo Tanko Vasconcellos, Quality Manager da multinacional, fala sobre importância da sinergia entre áreas para um processo contínuo de melhorias.

Operações

Retrofit gera mais de R$3 milhões de economia para operação de shopping

Gerente de operações do Shopping Praça da Moça e coordenador de Operações do Grupo AD falam sobre desafios e resultados das implementações.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP