Black Friday - Congresso 2025
 

Dicas para uma limpeza profissional mais verde

Práticas trazidas pela pandemia e seus impactos

A pandemia de Covid-19 desencadeou um aumento em massa do uso de produtos de limpeza para higienização. Segundo dados fornecidos pela Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Higiene, Limpeza e Saneantes de Uso Doméstico e de Uso Profissional (Abipla), em 2020, houve um aumento da produção de, aproximadamente, 11,31% de água sanitária e 25,9% de detergentes. Assim, as práticas de limpeza trazidas pela pandemia podem ter um custo alto ao meio ambiente, pois o manejo e descarte incorretos podem contaminar o solo e recursos hídricos da cidade. No ambiente de trabalho, a situação não é diferente. Com o retorno presencial e com a manutenção do alto controle de higienização, ter uma equipe capacitada para realizar substituições sustentáveis para uma limpeza mais verde pode ser o segredo para contribuir com a saúde do planeta.

E pensando em um futuro mais sustentável, no mês de setembro é celebrado o Dia Mundial da Limpeza (18/09), um dos maiores movimentos cívicos do mundo, que reúne cerca de 190 países. O objetivo é estimular boas práticas para um planeta mais limpo. A Fundação do Asseio e Conservação Serviços Especializados e Facilites (FACOP), que oferece cursos profissionalizantes, incentiva a utilização de produtos de limpeza, equipamentos profissionais menos impactantes e mais ecoeficientes, além da coleta e descarte correto de resíduos.

Confira algumas dicas para uma limpeza profissional mais sustentável:

  • Faça um levantamento de como é realizada a higienização da sua empresa;
  • Verifique alternativas para o uso racional de água, como a coleta de água da chuva;
  • Identifique pontos de melhoria nos processos e realize substituições de produtos convencionais por produtos "verdes";
  • Para saber como comprar, os produtos "ecológicos" possuem um selo: o Rótulo Ecológico Europeu, criado em 1992 e utilizado no mundo inteiro, que identifica produtos que causam impacto ambiental menor;
  • Utilize produtos de limpeza concentrados - assim você gasta menos produto e evita o retrabalho. Além disso, você pode verificar se é viável a troca de alguns produtos utilizados em uma tarefa por apenas um;
  • Utilize materiais de limpeza produzidos com plástico reciclável;
  • Recicle materiais e uniformes que serão inutilizados.
  • A gerente de Sustentabilidade da FACOP, Priscilla Arruda, explica que a Fundação encontrou na reciclagem uma solução para as empresas do setor. Em parceria com a Empresa Maxitex criaram um programa para otimizar a vida útil dos uniformes em vez de descartá-los.

O projeto de reciclagem têxtil Ecosolutions, que conta com o apoio da Abralimp, Spartan e Tuffan, recicla uniformes que seriam inutilizados e os transformam em fios que servem de matéria-prima para a produção de esfregões de piso Mox. "A produção de Mox de maneira ecológica utilizando como matéria-prima o descarte dos uniformes incrementa uma parte importante da economia circular e ainda impacta os Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS) 12 (Consumo e Produção Sustentáveis) e 17 (Parcerias e Meios de Implementação)", relata.

Segundo a gerente, para uma empresa ser realmente sustentável é necessário observar todos os indicadores ESG. "Isso significa cuidar do meio ambiente por meio da utilização de produtos verdes, do reaproveitamento de água etc., manter a sustentabilidade financeira com a otimização de processos e investimentos e, principalmente, priorizar o Social, com um olhar cuidadoso para as pessoas do setor de limpeza".

Foto: Divulgação. 


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca

Mais lidas da semana

Workplace

Para coordenadora de Workplace da Blip, escritório materializa cultura

Conheça nova sede da empresa, que busca centralizar encontros e valorizar identidade da marca.

Carreira

Crescimento desordenado de FM: quais são as consequências?

Nos últimos 20 anos, formalização da área avançou, mas existe baixo investimento em qualificação profissional. Robson Quinello, especialista em Facility Management, fala sobre precarização e oportunidades do mercado.

Mercado

Entenda todos os benefícios de prédios com certificação LEED

Selo internacional pode fazer uma grande diferença.

UrbanFM

Inversão da pirâmide etária: nossas cidades estão preparadas?

Especialista em Gestão Urbana comenta aumento da longevidade e a queda das taxas de natalidade em artigo.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Repensar a gestão das instalações de trabalho

Tendências inovadoras e sustentáveis se destacam na pesquisa da Aramark, que traz as transformações no Gerenciamento de Facilities em 2024.

Revista InfraFM

Maior encontro de FM da América Latina: do invisível ao indispensável

InfraFM realizou quatro encontros em evento único, com mais de 5,5 mil participantes.

Revista InfraFM

Insights das palestras do 19º Congresso InfraFM

Acompanhe um resumo das palestras e explore as inovações sustentáveis e estratégias avançadas no campo do Facilities Management.

Revista InfraFM

Inovações que transformam foram cases de sucesso dos expositores

Nas Arenas Soluções para FM, foram apresentados conteúdos com cases de sucesso dos expositores, que destacaram serviços, tecnologias e pessoas.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP