Black Friday - Congresso 2025
 

Nova unidade Vita do Grupo Fleury

Empreendimento tem conceito arquitetônico desenvolvido pela AKMX

A décima unidade Vita, do Grupo Fleury, dedicada ao público praticante de esportes, seja profissional ou amador, inova em performance esportiva, saúde e qualidade de vida do movimento em um ambiente disruptivo em frente ao Parque Ibirapuera. Com projeto arquitetônico desenvolvido pela AKMX Arquitetura e Engenharia, o conceito usa premissas da neuroarquitetura, base de estudos da neurociência que analisa os impactos do ambiente físico no comportamento humano.

"No Vita Parque Ibirapuera, o exterior se comunica com os interiores. A vista, a entrada de luz natural e as escolhas de cores, formas e texturas trazem estímulos que promovem bem-estar aos usuários, tornando sua experiência mais agradável. Pensando assim, a arquitetura tende a colaborar na performance de tratamento dos esportistas. A unidade Vita se contrasta aos tradicionais centros médicos e de reabilitação esportiva, comunicando um novo estilo vida e promoção à saúde", ressalta Denise Moraes, diretora de criação da AKMX.

O espaço sedia serviços de performance esportiva (análise biomecânica da corrida), reabilitação esportiva (fisioterapia e massagem), medicina e cardiologia do esporte, nutrição e ortopedia.

Para o engenheiro civil Marcio Silva, head de facilities e expansão da rede Vita, a integração dos espaços potencializou a sensação de amplitude e liberdade dos usuários.

"A premissa era termos um ambiente disruptivo. Um conceito cujo espaço conseguisse demonstrar outras vertentes que não fossem apenas o da reabilitação. O nosso objetivo no Vita Parque Ibirapuera é ser um organismo plural, não só para a saúde, mas também para o bem-estar do indivíduo", completa Silva.

Andreia Miana, fisioterapeuta e gestora da nova unidade Vita Parque Ibirapuera, reforça a ideia de um ambiente que vai além dos processos de reabilitação. A ampla gama de opções em tratamentos de saúde e preparação física para pacientes, atletas e esportistas deve estimular a medicina preventiva: "A busca não deve ser somente para tratar a dor depois de lesionado, mas sim um lugar onde as pessoas cuidem da saúde como um todo. Recuperação ativa, consultas nutricionais, avaliações de performance de corrida ou bicicleta contribuem para a diminuição do risco de lesões, por exemplo".

Para Andréia, a comunicação entre profissionais dedicados aos tratamentos também foi potencializada por meio dos espaços: "Podemos discutir os casos dos pacientes com os especialistas de forma mais colaborativa. Esse diálogo imediato proporciona um maior enriquecimento técnico da equipe médica e potencializa os resultados da pessoa tratada", reforça.

Running Land: um ecossistema para os apaixonados por esporte

O Vita Parque Ibirapuera ocupa o 4º andar da Running Land, iniciativa de uma das principais organizadoras de corrida de rua do país, a Norte Marketing Esportivo. O complexo com cerca de 1.200 m2 foi inspirado na "experience house" Nike Town de Nova Iorque e está localizado em frente ao Parque Ibirapuera, maior parque da América Latina e utilizado diariamente por milhares de paulistanos para práticas esportivas e em busca de saúde e bem-estar.


Foto: Divulgação/Adam Tavares


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.
8º Fórum Infra FM Hospitais

Evento reuniu prática, teoria e networking de peso para falar o que há de novo e o que realmente funciona na gestão de infraestrutura hospitalar

Ornare celebra 36 anos de sucesso

Marca internacional de mobiliário de alto padrão conquista reconhecimento entre os profissionais de arquitetura e design de todo o mundo

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca

Mais lidas da semana

Workplace

Para coordenadora de Workplace da Blip, escritório materializa cultura

Conheça nova sede da empresa, que busca centralizar encontros e valorizar identidade da marca.

Carreira

Crescimento desordenado de FM: quais são as consequências?

Nos últimos 20 anos, formalização da área avançou, mas existe baixo investimento em qualificação profissional. Robson Quinello, especialista em Facility Management, fala sobre precarização e oportunidades do mercado.

Mercado

Entenda todos os benefícios de prédios com certificação LEED

Selo internacional pode fazer uma grande diferença.

UrbanFM

Inversão da pirâmide etária: nossas cidades estão preparadas?

Especialista em Gestão Urbana comenta aumento da longevidade e a queda das taxas de natalidade em artigo.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Repensar a gestão das instalações de trabalho

Tendências inovadoras e sustentáveis se destacam na pesquisa da Aramark, que traz as transformações no Gerenciamento de Facilities em 2024.

Revista InfraFM

Maior encontro de FM da América Latina: do invisível ao indispensável

InfraFM realizou quatro encontros em evento único, com mais de 5,5 mil participantes.

Revista InfraFM

Insights das palestras do 19º Congresso InfraFM

Acompanhe um resumo das palestras e explore as inovações sustentáveis e estratégias avançadas no campo do Facilities Management.

Revista InfraFM

Inovações que transformam foram cases de sucesso dos expositores

Nas Arenas Soluções para FM, foram apresentados conteúdos com cases de sucesso dos expositores, que destacaram serviços, tecnologias e pessoas.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP