Black Friday - Congresso 2025
 

Varejo em loja física pode se beneficiar com alta dos combustíveis

E-commerce tem dificuldade para sustentar frete grátis

Com a disparada no preço da gasolina e do diesel, o frete grátis e as entregas rápidas oferecidas pelo e-commerce se veem ameaçadas. É o que prevê a diretora-executiva da Associação Brasileira de Operadores Logísticos (Abol), Marcella Cunha. "O operador logístico não consegue absorver esse custo e precisa repassar para os clientes", disse à imprensa. Segundo ela, 40% a 60% dos custos de um operador logístico atualmente são dedicados ao combustível.

O cenário, apesar de negativo para o setor varejista como um todo, pode impactar no comportamento do consumidor, fazendo com que este recorra às lojas físicas. De acordo com pesquisa realizada pela MindMiners, entre julho e agosto de 2021 com mais de 2 mil pessoas, os consumidores ainda preferem comprar em lojas físicas produtos como remédios, acessórios para pets e itens para casa. As melhores características das lojas físicas citadas pelos entrevistados foram a possibilidade de ver o produto ao vivo (75%), de levar o produto para casa após a compra (63%), poder tirar dúvidas com o vendedor (48%), aproveitar o momento da compra para passear (43%), promoções (43%) e ir acompanhado de amigos e familiares ( 26%).

Por outro lado, o pagamento do frete foi apontado como a pior característica das compras online por 68% dos entrevistados, aparecendo antes mesmo da impossibilidade de se ver o produto ao vivo mencionada por 63% deles. Outros pontos negativos do e-commerce citados pelos respondentes foram a dificuldade de devolução em caso de problema (51%) , o prazo de entrega (50%), a insegurança dos dados pessoais (38%) e a ausência de vendedores (12%).

No estudo, 87% das pessoas ainda afirmaram que já desistiram de um carrinho de compra online após terem visto o valor do frete. Na tentativa de contornar essa desistência, algumas empresas passaram a mostrar o cálculo da taxa na página de compra do próprio produto, ou então oferecer a entrega grátis para clientes com assinaturas de fidelização ou que fazem compras com valores mais altos.

Entretanto, no contexto atual, até mesmo os marketplaces das marcas referência no Brasil quando se trata de e-commerce estão revendo suas estratégias. No Mercado Livre, as compras de supermercado que ganhavam frete gratuito a partir de R$ 79 passam a ter o benefício apenas quando o cliente gasta a partir de R$ 199. Já a Amazon, que tem frete gratuito para quem é assinante do serviço Prime, reajustou o seu plano mensal de R$ 9,90 para R$ 14,90, enquanto a anuidade foi de R$ 89 para R$ 119.

Para Maurício Romiti, diretor administrativo da Nassau Empreendimentos - empresa que administra vários shopping centers pelo Brasil, como o Center3, na Avenida Paulista -, a queda no preço do combustível com a recente redução da alíquota do ICMS [Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços] diminuiu a pressão sobre o frete, mas o preço histórico continua alto, o que reflete nos valores do varejo físico e digital. Além disso, o gestor aponta que a alta do câmbio também pressiona os itens importados do varejo.

Para ele, o cenário não deve mudar o comportamento do consumidor de comprar pela internet adquirido, sobretudo, na pandemia. "O online veio para ficar e pode conviver bem com a experiência de ir ao shopping ver o produto ao vivo, passear com a família. O que as empresas têm adotado atualmente é a chamada estratégia omnichannel, que oferece múltiplos canais de atendimento de forma integrada. Comprar online e retirar o produto na loja física, por exemplo", analisa Romiti.

Mauricio Romiti, Diretor financeiro e administrativo da Nassau Empreendimentos.

Fotos: Divulgação. 


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.
Siemens adquire a Brightly Software

A transação tem como objetivo acelerar o crescimento no negócio das ofertas digitais da Siemens para edifícios inteligentes

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca

Mais lidas da semana

Workplace

Para coordenadora de Workplace da Blip, escritório materializa cultura

Conheça nova sede da empresa, que busca centralizar encontros e valorizar identidade da marca.

Carreira

Crescimento desordenado de FM: quais são as consequências?

Nos últimos 20 anos, formalização da área avançou, mas existe baixo investimento em qualificação profissional. Robson Quinello, especialista em Facility Management, fala sobre precarização e oportunidades do mercado.

Mercado

Entenda todos os benefícios de prédios com certificação LEED

Selo internacional pode fazer uma grande diferença.

UrbanFM

Inversão da pirâmide etária: nossas cidades estão preparadas?

Especialista em Gestão Urbana comenta aumento da longevidade e a queda das taxas de natalidade em artigo.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Repensar a gestão das instalações de trabalho

Tendências inovadoras e sustentáveis se destacam na pesquisa da Aramark, que traz as transformações no Gerenciamento de Facilities em 2024.

Revista InfraFM

Maior encontro de FM da América Latina: do invisível ao indispensável

InfraFM realizou quatro encontros em evento único, com mais de 5,5 mil participantes.

Revista InfraFM

Insights das palestras do 19º Congresso InfraFM

Acompanhe um resumo das palestras e explore as inovações sustentáveis e estratégias avançadas no campo do Facilities Management.

Revista InfraFM

Inovações que transformam foram cases de sucesso dos expositores

Nas Arenas Soluções para FM, foram apresentados conteúdos com cases de sucesso dos expositores, que destacaram serviços, tecnologias e pessoas.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP