Black Friday - Congresso 2025
 

Nove maneiras de reduzir as contas de energia da sua empresa

Atente-se também para a importância de otimizar a qualidade do ar interno

Por Marcos Felicio

​A indústria de edifícios comerciais está se preparando para um retorno às atividades presenciais. Porém, com a pandemia, aprendemos que, nessa volta aos escritórios, deve-se manter a preocupação com a qualidade do ar interno (QAI).

Segundo o estudo "Buildings of the Future: Creating Healthier Workplaces", 80% das empresas pesquisadas esperam que iniciativas de "edifício saudável" moldem suas estratégias nos próximos dois anos. Além disso, 60% dos respondentes planejam investir em melhor ventilação, 47% em melhor filtragem de ar e 46% na higienização do ar.

Porém, para que isso aconteça, é preciso garantir que os sistemas HVAC (Heating, Ventilating and Air Conditioning) trabalhem de forma mais intensa. Consequentemente, isso implica maior uso de energia e aumento de custo. Para evitar gastos desnecessários, elaborei uma lista com nove dicas para otimizar a eficiência energética dos edifícios:

1- Instale sensores de ocupação: Para que as luzes não fiquem acesas por mais tempo do que o necessário, é possível instalar sensores de ocupação que ligarão as lâmpadas apenas quando houver pessoas nas salas. Também é recomendável conectar sistemas HVAC com outros sistemas prediais, como controles de acesso, segurança e até mesmo eficiência de espaço, e aplicativos de engajamento do usuário, o que permite a otimização hipergranular da temperatura e iluminação de cada sala com base na programação de reuniões exclusivas do dia. Além disso, evita que sua equipe de zeladoria limpe cômodos não utilizados.

2- Invista em sistemas de gerenciamento de edifícios (BMSs): Os sistemas de gerenciamento de edifícios podem contar o número de pessoas em um espaço, enviando alertas de superlotação e aumentando a ventilação do espaço. Além disso, os BMSs modernos podem adicionar automação inteligente do controle de iluminação, incorporando fatores de ocupação e de hora do dia aos controles. O escurecimento em tempo real com base nos níveis de luz do ambiente externo, os controles de sombra e hora do dia geram uma economia significativa de energia.

3- Calibre os sistemas de aquecimento e resfriamento: Para que os sistemas HVAC não fiquem deficientes, é possível habilitar os controles de bloqueio que evitam o aquecimento e o resfriamento simultâneos. Os sistemas economizadores - especialmente úteis para uma melhor inteligência artificial (IA) - também podem ser bloqueados quando o aquecimento e o resfriamento mecânicos estiverem funcionando.

4- Mude para 'drives' de frequência variável (VFDs): Os VFDs controlam bombas e ventiladores, alinhando com precisão sua saída às cargas exigidas, o que evita o desperdício de energia, visto que reduzir a velocidade do ventilador em 20% pode reduzir o consumo de energia em 50%.

5- Implemente retrocomissionamento: Conforme os edifícios envelhecem, eles podem sair de seus parâmetros de projeto originais. O retrocomissionamento, processo que verifica, examina e avalia as condições de uma edificação visando o conforto térmico, a qualidade do ar e a economia de energia, além de analisar a sequência de controle do BMS para ver se há algo prejudicando a construção.

6- Instale software para comissionamento contínuo: Com a implantação, o gestor do edifício receberá o status diário de atualizações necessárias e detecção de falhas, incluindo problemas de amortecedores de ar externos. Dessa forma, é possível corrigir instantaneamente eventuais complicações, evitando que elas se acentuem e causem prejuízos.

7- Crie um 'dashboard' de Qualidade Interna do Ar (QIA) para os operadores e ocupantes semelhantes:  Agora é possível criar dashboards em tempo real que visualizam o QIA e a ocupação atuais. O dashboard pode aparecer no seu lobby, nos dispositivos da sua operadora e até mesmo em um aplicativo móvel. Essa transparência aumenta a confiança entre os ocupantes de que o prédio está monitorando ativamente a Qualidade Interna do Ar e a ocupação. O software de consultoria que torna isso possível pode ser integrado a equipamentos existentes de terceiros.

8- Realize medição de energia elétrica, água e gás do prédio principal: Com a medição em tempo real implementada, é possível programar para receber alertas quando ocorrer o risco de ultrapassar sua linha de base de utilização, o que pode levar sua concessionária a cobrar "penalidades de custo de demanda por catraca", fazendo que o proprietário pague mais de multa do que de consumo real.

9- Analise os utilitários: A eficiência energética não inclui apenas eletricidade. Analisar outros utilitários - como gás, água e vapor - ajuda a detectar anomalias e falhas em todos os recursos que seus edifícios usam. Esses medidores podem alimentar dados para análise de nuvem e controle de borda, dando visibilidade e controle sem precedentes sobre a maneira como o edifício usa energia.

No 2º Fórum de Climatização e Manutenção realizado pela Infra FM, serão apresentadas palestras focadas em explorar os tópicos apresentados nesse artigo e outros temas que trarão aos gestores de manutenção uma visão mais sistêmica e estratégica da área. Saiba mais e participe CLICANDO AQUI. 
[PONTOS CRÍTICOS DE UMA INSTALAÇÃO DE HVAC | EFICIÊNCIA ENERGÉTICA COMO UMA DAS PRÁTICAS DO ESG | QUALIDADE DO AR DE INTERIORES | VISITAS TÉCNICAS | MELHORES PRÁTICAS... SAIBA MAIS]


Marcos Felicio, arquiteto de soluções para Edifícios na Schneider Electric.


Foto: Divulgação. 


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.
"FM não é a pedra e sim a vidraça!"

Retrospectiva completa do Maior Encontro de Facility, Property & Workplace Management, que ocorreu de 11 a 13 de abril em São Paulo/SP, no Pavilhão Amarelo do Expo Center Norte

Cães e gatos no trabalho

Nestlé lança programa que permite aos colaboradores levar seus pets para o trabalho todos os dias

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca

Mais lidas da semana

Workplace

Para coordenadora de Workplace da Blip, escritório materializa cultura

Conheça nova sede da empresa, que busca centralizar encontros e valorizar identidade da marca.

Carreira

Crescimento desordenado de FM: quais são as consequências?

Nos últimos 20 anos, formalização da área avançou, mas existe baixo investimento em qualificação profissional. Robson Quinello, especialista em Facility Management, fala sobre precarização e oportunidades do mercado.

Mercado

Entenda todos os benefícios de prédios com certificação LEED

Selo internacional pode fazer uma grande diferença.

UrbanFM

Inversão da pirâmide etária: nossas cidades estão preparadas?

Especialista em Gestão Urbana comenta aumento da longevidade e a queda das taxas de natalidade em artigo.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Repensar a gestão das instalações de trabalho

Tendências inovadoras e sustentáveis se destacam na pesquisa da Aramark, que traz as transformações no Gerenciamento de Facilities em 2024.

Revista InfraFM

Maior encontro de FM da América Latina: do invisível ao indispensável

InfraFM realizou quatro encontros em evento único, com mais de 5,5 mil participantes.

Revista InfraFM

Insights das palestras do 19º Congresso InfraFM

Acompanhe um resumo das palestras e explore as inovações sustentáveis e estratégias avançadas no campo do Facilities Management.

Revista InfraFM

Inovações que transformam foram cases de sucesso dos expositores

Nas Arenas Soluções para FM, foram apresentados conteúdos com cases de sucesso dos expositores, que destacaram serviços, tecnologias e pessoas.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP