Black Friday - Congresso 2025
 

Documentos de mais de 12 mil cartórios pela internet

[Vitrine Facilities] Central das Certidões alcança cartórios de todo o Brasil

Plataformas que integram cartórios, viabilizando a obtenção de documentos sem viajar até o local de origem do documento, não são propriamente uma novidade. O que é, sim, um desafio recente para prestadores desse serviço é agregar à tecnologia um atendimento humanizado, de modo a tornar menos burocrática e árida a missão de obter papéis indispensáveis à vida prática.

"O mundo cartorial é marcado por relações impessoais. Procuramos humanizar essas relações", afirma o designer de produtos da Leme Inteligência Forense, William Brepohl, empresa que tem no seu portfólio a Central das Certidões, solução que integra 12 mil cartórios em todo o Brasil. É, conforme ressalta o profissional, a plataforma do segmento com maior alcance territorial. A sede da empresa está em Pinhais, região metropolitana de Curitiba.

Em 2020, ano da pandemia de Covid-19, em que se estabeleceram restrições de circulação, a Central das Certidões providenciou mais de 150 mil documentos - média diária que supera, portanto, a marca de 400 papéis solicitados e entregues aos clientes. O serviço existe há 15 anos, e nesse período já foram mais de 1 milhão de certidões emitidas. Há também envios para o exterior, para destinatários em quase 200 países.

A solução acumula, como se vê, longa trajetória na praça, desde meados dos anos 2000. Até pouco tempo, era conhecida pelo nome "Cartório 24 Horas". "Começamos por esse serviço de integração cartorial. A empresa cresceu, fomos para outras atividades, como a inteligência forense, e então a Central de Certidões se constituiu em um dos produtos e marcas da Leme", explica Brepohl.

Mais do que difundir o novo nome, está na estratégia do negócio fazer o serviço ser reconhecido pela humanização do atendimento. "Está entre os nossos princípios ser a 'ponte' entre as pessoas e os cartórios. Nosso lema é: 'simples'. Ponto. Nós cuidamos da parte da burocracia para os clientes, e com eles buscamos ser atenciosos. Ninguém vai ao cartório porque quer. Vai porque precisa resolver algo, está passando por um momento difícil. Então, temos que ouvir as pessoas. Sermos leves, mas com profissionalismo", defende Silveira.

Além de pessoas físicas, a Central das Certidões atende pessoas jurídicas. São escritórios de advocacia, bancos, empresas em geral com rotina de grande demanda por obtenção de certidões e documentos. "Há clientes nossos, pessoas jurídicas, que chegam a retirar até 6 mil certidões em um mês", acrescenta a diretora financeira da Leme, Jaqueline Gonçales.

De acordo com ela, certidões de nascimento, casamento, protesto e óbito, e ainda matrícula de imóvel atualizada e busca de bens estão entre os documentos mais solicitados, por pessoas físicas e jurídicas. Mas há uma série de outros papéis possíveis de serem providenciados. Os pedidos podem ser feitos e pagos pela internet, e a entrega, é feita ao endereço indicado pelo cliente.

Os custos, conforme sublinha a diretora financeira, variam de documento para documento, e mesmo de serviço para serviço. Há algumas situações, por exemplo, onde a busca e localização são mais complexas, demandando da Leme a contratação de um advogado na região onde está o cartório a ser requisitado. Mesmo assim, em média, o prazo de entrega ao cliente é de oito dias, pontua Jaqueline Gonçales.


​Jaqueline Gonçales, diretora financeira da Leme.

Fotos: Divulgação.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca

Mais lidas da semana

Workplace

Para coordenadora de Workplace da Blip, escritório materializa cultura

Conheça nova sede da empresa, que busca centralizar encontros e valorizar identidade da marca.

Carreira

Crescimento desordenado de FM: quais são as consequências?

Nos últimos 20 anos, formalização da área avançou, mas existe baixo investimento em qualificação profissional. Robson Quinello, especialista em Facility Management, fala sobre precarização e oportunidades do mercado.

Mercado

Entenda todos os benefícios de prédios com certificação LEED

Selo internacional pode fazer uma grande diferença.

UrbanFM

Inversão da pirâmide etária: nossas cidades estão preparadas?

Especialista em Gestão Urbana comenta aumento da longevidade e a queda das taxas de natalidade em artigo.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Repensar a gestão das instalações de trabalho

Tendências inovadoras e sustentáveis se destacam na pesquisa da Aramark, que traz as transformações no Gerenciamento de Facilities em 2024.

Revista InfraFM

Maior encontro de FM da América Latina: do invisível ao indispensável

InfraFM realizou quatro encontros em evento único, com mais de 5,5 mil participantes.

Revista InfraFM

Insights das palestras do 19º Congresso InfraFM

Acompanhe um resumo das palestras e explore as inovações sustentáveis e estratégias avançadas no campo do Facilities Management.

Revista InfraFM

Inovações que transformam foram cases de sucesso dos expositores

Nas Arenas Soluções para FM, foram apresentados conteúdos com cases de sucesso dos expositores, que destacaram serviços, tecnologias e pessoas.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP