Black Friday - Congresso 2025
 

LGPD: empresas podem ser punidas a partir de agosto de 2021

A recepção e portaria da sua edificação já estão adequados?

A partir de 1º de agosto de 2021, as empresas que não estiverem adequadas a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) estarão sujeitas a penalidades, que vão desde advertência e bloqueio de acesso ao banco de dados até aplicação de multa sobre o faturamento da companhia. O órgão responsável por fiscalizar o cumprimento dessa lei é a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD). A Lei afeta qualquer empresa ou condomínio que colete dados de pessoas, como informações de cadastro até biometria.

Mas afinal, o que é LGPD?

A LGPD é uma lei federal criada para regulamentar o tratamento de dados pessoais por empresas públicas e privadas, tanto no meio digital como o físico, tornando essas organizações responsáveis por todo o processo de um dado pessoal dentro da empresa, desde a coleta, tratamento, armazenamento até a sua exclusão.

A lei considera que um dado pessoal é qualquer informação que permita identificar uma pessoa, como nome completo, RG ou CPF, por exemplo. Quando uma empresa coleta esses dados, ela precisa solicitar o consentimento explícito do titular (salvo algumas exceções); deve usar essas informações somente para o objetivo proposto no momento da coleta (antes da lei as empresas vendiam os dados para quem elas quisessem) e também são responsáveis pela proteção contra qualquer violação. Além disso, a pessoa que forneceu suas informações também pode pedir o esquecimento dos seus dados, e a empresa deve excluir completamente do seu sistema.

LGPD e o controle de acesso

A lei impacta diretamente empresas que realizam o controle de acesso de seus estabelecimentos, seja um prédio comercial, empresa, indústria ou condomínio residencial, uma vez que constantemente lidam com os dados dos indivíduos. Para realizar a triagem de um visitante, por exemplo, a recepcionista do edifício coleta informações pessoais e também dados biométricos, como impressão digital, reconhecimento facial, entre outros.

Como se adequar a LGPD?

Para portarias e recepções se adequarem a LGPD é necessário fazer uma avaliação completa de todos os seus processos. Primeiro é necessário identificar quais dados estão sendo coletados, classificar essas informações, checar se há consentimento do usuário e verificar que tipo de segurança está sendo aplicada, principalmente na etapa do armazenamento, para não ocorrer violação dos dados. Além disso, é importante realizar treinamento e conscientização com os colaboradores que manipulam esses dados, para que eles possam conhecer a LGPD e boas práticas de segurança da informação.

Solução compatível com a LGPD

Buscando trazer uma solução completamente compatível com a LGPD capaz de facilitar e agilizar o processo de credenciamento e liberação de acesso de visitantes, a empresa de Inteligência em Segurança C4i lançou o C4i Pass, um assistente virtual via WhatsApp. Com a ferramenta, as interações do anfitrião/convidador com o visitante acontecem através do app WhatsApp, na forma de uma conversa.

"O propósito da solução C4i Pass é adicionar eficiência de um modo absolutamente simples ao sistema de controle de acesso existente no local, sem a necessidade de substituí-lo. Ao invés disso, a ideia é integrar-se, respeitando todas as regras já implementadas", explicou Alexandre Chaves, CEO da C4i. "A ferramenta é 100% compatível com a LGPD, o visitante faz tudo pelo celular e as informações são completamente protegidas, além disso, o visitante pode a qualquer momento revogar os seus dados diretamente pela plataforma", completou Alexandre.

Segundo a empresa, no momento que o anfitrião/convidador envia um convite para o visitante é possível anexar uma política de segurança de dados e no momento do preenchimento das informações o convidado pode deixar avisado que após a sua visita ele quer que os seus dados sejam excluídos.

"Ao longo de todo o processo, as informações trocadas dentro da plataforma são criptografadas e ficam protegidas de qualquer tentativa de invasão; o anfitrião também se sente seguro porque o visitante dá o seu consentimento ao preencher e enviar os dados", concluiu Alexandre.

Além disso, o C4i Pass é uma importante ferramenta pra eliminar filas e aglomerações na portaria ou recepção e o contato físico entre visitante e funcionário, trazendo praticidade e segurança ao longo de todo o processo de credenciamento e liberação de acesso.

"A recepção sempre foi um local desafiador, especialmente para condomínios corporativos. Dependendo das atividades exercidas pelos condôminos o fluxo de visitantes é alto e a formação de filas se torna inevitável, chegando a ocasionar esperas superiores a 15 minutos - o que resulta em insatisfação generalizada. Ninguém gosta de se atrasar para um compromisso, ainda mais já estando no próprio local. Isoladamente, esse já era considerado um fator crítico, e a pandemia trouxe a necessidade adicional de reduzir o contato entre as pessoas, tornando nosso conceito ainda mais útil", finalizou Alexandre Chaves.

Para saber mais sobre o C4i Pass e como aplicar a solução no seu sistema de segurança, clique aqui ou entre em contato com a C4i via WhatsApp (11) 9 8858-9233.

Foto: Divulgação.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca

Mais lidas da semana

Workplace

Para coordenadora de Workplace da Blip, escritório materializa cultura

Conheça nova sede da empresa, que busca centralizar encontros e valorizar identidade da marca.

Carreira

Crescimento desordenado de FM: quais são as consequências?

Nos últimos 20 anos, formalização da área avançou, mas existe baixo investimento em qualificação profissional. Robson Quinello, especialista em Facility Management, fala sobre precarização e oportunidades do mercado.

Mercado

Entenda todos os benefícios de prédios com certificação LEED

Selo internacional pode fazer uma grande diferença.

UrbanFM

Inversão da pirâmide etária: nossas cidades estão preparadas?

Especialista em Gestão Urbana comenta aumento da longevidade e a queda das taxas de natalidade em artigo.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Repensar a gestão das instalações de trabalho

Tendências inovadoras e sustentáveis se destacam na pesquisa da Aramark, que traz as transformações no Gerenciamento de Facilities em 2024.

Revista InfraFM

Maior encontro de FM da América Latina: do invisível ao indispensável

InfraFM realizou quatro encontros em evento único, com mais de 5,5 mil participantes.

Revista InfraFM

Insights das palestras do 19º Congresso InfraFM

Acompanhe um resumo das palestras e explore as inovações sustentáveis e estratégias avançadas no campo do Facilities Management.

Revista InfraFM

Inovações que transformam foram cases de sucesso dos expositores

Nas Arenas Soluções para FM, foram apresentados conteúdos com cases de sucesso dos expositores, que destacaram serviços, tecnologias e pessoas.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP