Black Friday - Congresso 2025
 

Solidez, credibilidade, aconchego

Por dentro do projeto do novo escritório do Silva Vitor, Faria & Ribeiro Advogados Associados, assinado pela CLS Arquitetas Associadas


Quando um cliente procura um escritório de advocacia, ele espera encontrar um profissional competente, sério e que demonstre domínio sobre o assunto de forma transparente e confiável. E para reforçar isso já no primeiro contato, o papel da arquitetura é fundamental. Segundo Kivia Costa, sócia-proprietária da CLS Arquitetas Associadas, ao conversar com o advogado, o cliente quer se sentir confortável e seguro, para isso, um projeto bem elaborado, deixando o ambiente bem-organizado e aconchegante, é indispensável para reforçar a credibilidade do escritório. "A primeira impressão é a que fica, por isso a confiabilidade deve ser transmitida logo na entrada, antes mesmo do contato com o profissional da área. Tornar o ambiente clean, com iluminação aconchegante, um ambiente organizado e, principalmente, funcional são pontos fundamentais". 

Um exemplo concreto é o novo escritório do Silva Vitor, Faria & Ribeiro Advogados Associados, em Belo Horizonte, cujo projeto de retrofit conferiu mais solidez ao ambiente. Segundo Graziela Costa, sócia-proprietária da CLS Arquitetas Associadas, a recepção foi toda modificada, dando maior amplitude e tornando o espaço mais acolhedor. "A recepção tem um papel de destaque, pois é o primeiro espaço visto pelo público. Investir em uma estrutura é essencial, e cada detalhe precisa estar em sintonia para proporcionar uma boa impressão". 


A arquiteta disse ainda que o espaço de trabalho também sofreu alterações no layout, o que tornou o ambiente mais funcional, com móveis e prateleiras para organizar livros e documentos, facilitando o acesso a esses materiais, cadeiras e mesas confortáveis, além de uma iluminação adequada, tudo em harmonia para que os colaboradores exerçam suas funções de forma confortável, rápida e eficaz. "A sala de reuniões também passou por reformas, trazendo para o espaço a confiabilidade que o cliente precisa na hora de contratar os serviços do escritório". 

De acordo com Érika Steckelberg, também sócia-proprietária da CLS Arquitetas Associadas, o primeiro passo para se pensar um projeto de um escritório de advocacia é enumerar as necessidades do cliente. "Cada advogado tem uma rotina de trabalho e dispõe de tamanhos de espaços diferentes. É preciso levar em conta essa rotina, se há recepção, se há uma sala de reuniões, ou até mesmo uma copa para preparar o café, e adequar tudo da melhor maneira no espaço disponível". 


Feito isso, explica Érika, é a hora de pensar na iluminação, cores e mobília. "É importante que o mobiliário faça parte da decoração e proporcione conforto - tanto para o advogado quanto para o cliente. Os ambientes claros dotados de cores neutras, aliados a uma iluminação estratégica e bem planejada, são fundamentais para o sucesso do projeto". 

A arquiteta ressalta ainda que elementos de decoração como quadros, vasos de plantas e tapetes são importantes para compor o ambiente. "São esses detalhes que tornam o espaço agradável, fazendo com que o cliente se sinta acolhido". 

Kivia Costa reforça a importância de contar com o conhecimento de um profissional de arquitetura na hora de executar um projeto que atenda às necessidades de um escritório de advocacia. "Cada elemento deve ser pensado com foco no bem-estar de todos (clientes e colaboradores), mantendo e reforçando os valores e a identidade visual corporativa, buscando, assim, a credibilidade desejada". 

Foto: Divulgação.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.
5 Mudanças sem volta no mercado de FM

Tudo virou digital e isso trouxe benefícios enormes para a operação com gestão FM com dados: aumento da eficiência, baixa de custos e maior valor comercial aos contratos de prestação de serviços

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca

Mais lidas da semana

Workplace

Para coordenadora de Workplace da Blip, escritório materializa cultura

Conheça nova sede da empresa, que busca centralizar encontros e valorizar identidade da marca.

Carreira

Crescimento desordenado de FM: quais são as consequências?

Nos últimos 20 anos, formalização da área avançou, mas existe baixo investimento em qualificação profissional. Robson Quinello, especialista em Facility Management, fala sobre precarização e oportunidades do mercado.

Mercado

Entenda todos os benefícios de prédios com certificação LEED

Selo internacional pode fazer uma grande diferença.

UrbanFM

Inversão da pirâmide etária: nossas cidades estão preparadas?

Especialista em Gestão Urbana comenta aumento da longevidade e a queda das taxas de natalidade em artigo.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Repensar a gestão das instalações de trabalho

Tendências inovadoras e sustentáveis se destacam na pesquisa da Aramark, que traz as transformações no Gerenciamento de Facilities em 2024.

Revista InfraFM

Maior encontro de FM da América Latina: do invisível ao indispensável

InfraFM realizou quatro encontros em evento único, com mais de 5,5 mil participantes.

Revista InfraFM

Insights das palestras do 19º Congresso InfraFM

Acompanhe um resumo das palestras e explore as inovações sustentáveis e estratégias avançadas no campo do Facilities Management.

Revista InfraFM

Inovações que transformam foram cases de sucesso dos expositores

Nas Arenas Soluções para FM, foram apresentados conteúdos com cases de sucesso dos expositores, que destacaram serviços, tecnologias e pessoas.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP