No dia 30 de novembro, a Cushman & Wakefield Brasil obteve a primeira certificação Checked by NSF à nível nacional no escritório-sede, localizado na região da Berrini, em São Paulo. Além da certificação inédita no Brasil, o escritório também é a primeira sede da C&W no mundo a conquistar o selo Checked by NSF. A certificação concedida pela NSF Internacional é uma importante validação dos protocolos e medidas de prevenção à Covid-19 adotados no escritório corporativo para o combate ao novo coronavírus.
A ideia da certificação surgiu no mês de setembro, em uma das reuniões semanais da alta direção, através da Celina Antunes, presidente da empresa, e em seguida foi apresentada no Comitê de Crise. Para organizar o trabalho a ser feito e estruturar o plano de ação, o Comitê de Crise para prevenção da Covid-19 definiu um subgrupo de trabalho formado por Eduardo Pens, Gerente de Operações de Portfólio; Satoshi Yadoya, Gerente de Operações de Portfólio; Alfredo Pini, Gerente de Engenharia e Qualidade; Mariana Coianagui, Gerente de Compras; Emerson Lima, Gerente de Desenvolvimento e Controle Operacional; Raisa Mendes, Analista de Projetos Sênior; Simone de Morais, Dirigente de Operação; e Dra. Cristina Guimarães, Médica do Trabalho.
No mês de outubro, ocorreu a primeira avaliação, chamada Fase 1 / Planejamento, na qual foram avaliados documentos, relatórios e procedimentos adotados no escritório, como dispensers de álcool gel, totem de aferição de temperatura, sinalização do fluxo do escritório, distanciamento seguro e adoção de cartazes informativos sobre etiqueta da tosse, higiene das mãos. Dr. Cristina fala sobre a importância das medidas preventivas, identificação precoce dos sintomas e o acompanhamento dos casos suspeitos e positivos.
"As medidas de prevenção adotadas, somadas ao monitoramento regular e ao acompanhamento e identificação precoce de casos suspeitos e positivos, contribuíram para tornar o ambiente mais seguro e conter o aumento acelerado de casos em nossos escritórios. O olhar da NSF contribuiu de forma importante para o aprimoramento das medidas que vinham sendo executadas na empresa", destaca Emerson Lima ao falar das mudanças implementadas no edifício B500.
"Os protocolos preventivos elaborados pela Cushman & Wakefield e as melhores práticas já adotadas na operação do edifício Berrini 500 ficaram perfeitamente alinhadas com as expectativas dos usuários, nosso cliente e a estratégia NSF, transmitindo muita segurança na utilização do empreendimento. A certificação NSF Internacional ratifica a nossa preocupação em garantir aos usuários de nossos empreendimentos, clientes e às nossas equipes residentes um ambiente seguro e controlado para a utilização diária".
Na sequência, a equipe de especialistas da NSF realizou a segunda avaliação presencial no escritório Berrini 500, na Fase 2 / Implantação, conferindo os relatórios de monitoramento, os protocolos e rotinas implementadas e os principais indicadores dos protocolos aplicados no ambiente.
"Implantamos as melhores práticas e procedimentos reunidos pela equipe da Cushman & Wakefield por meio da nossa experiência com essa situação no mundo todo. Essas medidas são os pilares da nossa estratégia para garantir um ambiente de trabalho seguro e foram validadas e aprimoradas com a ajuda do time de especialistas da NSF", diz Eduardo.
Já Satoshi Yadoya comenta sobre a importância da certificação: "diante do cenário desafiador e sem precedentes que estamos vivendo, temos que fazer o melhor esforço para segurança no retorno dos nossos colaboradores que estão trabalhando nos escritórios e aplicando nossas metodologias e conhecimento global, contamos agora com uma importante validação destas práticas com o selo NSF".
E por fim, na Fase 3 / Melhoria Contínua, realizada na última semana de novembro, foram feitas avaliações in loco das melhorias implementadas nos processos visando o constante aprimoramento dos resultados, como a triagem dos visitantes com o Questionário de Saúde, a reserva de mesa de trabalho pelo aplicativo My Desk e o protocolo de isolamento em caso de colaborador com sintomas e a aplicação de novas ferramentas na identificação de casos de Covid-19 entre os colaboradores.
Alfredo Pini comenta sobre esse importante passo para o escritório Berrini 500. "A obtenção do selo Checked by NSF, nos dá a certeza de que nosso escritório é seguro para receber nossos colaboradores e visitantes, e ainda reforça o alinhamento do Conceito do Escritório 6 Feet Office, desenvolvido Globalmente pela Cushman & Wakefield, às melhores práticas de prevenção nos escritórios de maneira em geral, confirmando assim a qualidade de nossa engenharia de desenvolvimento de soluções para nossos clientes".
Cushman & Wakefield nos EUA: delimitação de área para cada pessoa e divisórias de vidro
Foto: Divulgação