Uma das maiores empresas farmacêuticas do mundo, a Sanofi mudou seu endereço em São Paulo para um novo escritório em que a sustentabilidade foi um dos principais alicerces. Como resultado, as novas instalações receberam recentemente a certificação LEED Platinum for Commercial Interiors (CI), que avalia o desempenho ambiental de um edifício durante seu ciclo de vida, da construção até os detalhes finais. Para conquistar a certificação, a Sanofi obteve 83 pontos de 110 pontos possíveis, seguindo critérios como melhoria da qualidade do ar e uso racional de energia.
Sob o comando do escritório Athié Wohnrath (que também assina a arquitetura de interiores), a construção deste novo espaço de trabalho é toda sustentável, desde a concepção do edifício onde está instalado até em benefícios proporcionados no dia a dia de trabalho, com soluções a fim de minimizar seu custo operacional e seu impacto ambiental. O objetivo foi ressaltar o compromisso e preocupação da Sanofi com a sustentabilidade, além de conquistar a certificação LEED Platinum, que atesta a implementação e desenvolvimento de espaços com baixo impacto ambiental, e que promovam a saúde e o bem-estar dos funcionários.
O novo escritório incorpora o conceito Empowering Life, presente na assinatura corporativa da Sanofi, que reflete o propósito da companhia de ser parceira na jornada de saúde das pessoas, em todos os momentos da vida. "Todo o processo de mudança para nossa nova sede foi apoiado no empoderamento, no respeito à diversidade e nas necessidades dos colaboradores. Criamos um processo em que todos puderam contribuir, opinar e participar das decisões relativas à nossa nova casa", explica Marcia Goraieb, diretora de Comunicação e Responsabilidade Corporativa da Sanofi.
O projeto, com gestão imobiliária da JLL, resultou em um espaço de trabalho ainda melhor, seguindo altos padrões ambientais. Alguns fatores relevantes sobre a sustentabilidade no novo escritório da Sanofi são:
Escolha do local: O projeto é sustentável desde a escolha do edifício, que tem certificação LEED Gold (um nível abaixo do atingido pelo escritório da Sanofi) e conta com soluções que minimizam o impacto ambiental.
Transporte Coletivo: A localização é próxima à estação de trem (450 m) e a pontos de ônibus, de modo a incentivar ainda mais a utilização de transporte público. A escolha do novo local considerou, ainda, a região de moradia da maioria dos colaboradores.
Uso racional de água: Redução de 40% no consumo de água devido3 a dispositivos sanitários de baixo consumo, como descarga a vácuo, torneiras com vazão controlada e água reutilizada em bacias e mictórios.
Baixo consumo de energia: Redução do consumo de energia em 30%4 com iluminação 100% em LED e sensores de presença e luminosidade em áreas densamente ocupadas.
Bem-estar dos colaboradores: O layout que segue a biofilia (com mais plantas e iluminação natural) aumenta em cerca de 15% a sensação de bem-estar e em 15% a criatividade dos ocupantes.1
Qualidade do Ar e Meio Ambiente: A qualidade do ar interno reduz entre 0,8% e 1,3% o custo com a saúde e absenteísmo dos trabalhadores, além de trazer aumento de produtividade de 3 a 18%2. O sistema de ar condicionado VRF (Variable Refrigerator Flow) do novo escritório possibilita a setorização e climatização de ambientes, proporcionando maior conforto aos funcionários.
Resíduos: 82% dos materiais da obra foram destinados para reciclagem e 18% para o aterro sanitário.
Outras curiosidades relativas à relocalização da sede:
* A Sanofi realizou uma pesquisa com os colaboradores para identificar fatores importantes para eles em relação ao local de trabalho.
* Os colaboradores participaram do processo de escolha do mobiliário, iluminação e decoração do escritório garantindo que o novo ambiente tivesse a cara deles e atendesse às suas necessidades.
* A Sanofi elegeu 40 embaixadores da mudança em toda a companhia e organizou reuniões quinzenais para trazer soluções e tirar dúvidas sobre a casa nova. O suporte foi fundamental para a mudança de mindset e quebra de paradigmas.
* A Sanofi promoveu a dinâmica de lugares livres (free seating) para que os colaboradores vivenciassem na prática a nova forma de trabalho mais dinâmica e flexível.
* A mudança física também foi acompanhada de uma mudança cultural, apoiada pelo conceito Empowering Life, que reflete o propósito da companhia de empoderamento das pessoas dentro e fora da Sanofi estimulando os profissionais a serem dinâmicos, flexíveis, ágeis, inovadores e digitais, adaptando-se constantemente aos desafios.
* O novo escritório traz um ambiente de trabalho mais aberto e cooperativo, que contribui para fortalecer uma cultura voltada a cooperação, flexibilidade e trabalho em equipe.
* Em pesquisa que a Sanofi fez com os colaboradores após a mudança de escritório para saber o que mudou na percepção sobre o ambiente de trabalho, 91% dos funcionários se mostraram satisfeitos após a mudança. Antes, o número de satisfação era de 54%, um aumento de 37 pontos percentuais.
* Quanto ao ambiente e o layout, 72% dos colaboradores se mostrou favorável em contraponto a 17% identificados em pesquisa anterior. As mudanças na estrutura de trabalho com estações flexíveis, espaços de colaboração, de concentração e de privacidade, agradou 68% dos funcionários da companhia, ante a 22% em comparação à estrutura anterior.
* 65% responderam positivamente ao sistema de mesas livres, sem lugares fixos, que permite uma dinâmica grande entre os times, gerando maior interação e colaboração entre os funcionários. No modelo tradicional anterior, 24% havia respondido positivamente.
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[1] Os dados são de estudo realizado pela consultoria Human Spaces em 2015 com 7,6 mil trabalhadores de 16 países, incluindo o Brasil. A sensação de bem estar inclui respostas de três escalas diferentes de sentimento: feliz, inspirado e entusiástico.
[2] Carnegie Mellon, 2004 in Health, Welbeing and Productivity in Offices, 2014.
[3] Em relação ao baseline da Certificação LEED.
[4] Em relação à ASHRAE 90.1 de 2007.