PARTICIPE DA EDIÇÃO HISTÓRICA DO CONGRESSO INFRAFM
 

Quebrando o estereótipo das residências estudantis

Profissionalizar a estrutura e aumentar o modelo podem ser saídas inteligentes para alavancar setor no Brasil

Nos EUA e muitos países da Europa, o setor de habitação estudantil (student housing) se desenvolveu muito, modernizou-se e procura cada vez mais profissionalizar a estrutura e aumentar o modelo, à medida que o número de estudantes aumenta. A nova e moderna moradia estudantil não é nada parecida com as ideias preconcebidas que possam existir na mente das pessoas, e que muitas vezes é retratada no cinema, de forma caótica e desproporcional. Na verdade, a maioria das habitações para estudantes construídas com esse propósito é feita para resolver alguns dos problemas comuns associados aos estudantes.

Um grande edifício apenas para estudantes beneficia a todos, já que o público a que se destina recebe uma acomodação de qualidade, com serviços inclusos e segurança. E os pais, por sua vez, ficam mais tranquilos, pois sabem que existe uma estrutura de apoio aos filhos.

As instalações mais modernas construídas especialmente para habitação estudantil em países como EUA e Austrália, são grandes edifícios que contam com espaços comuns bem planejados, como salão de jogos, academia, salas de estudo, áreas de convivência internas e externas, com espaços que permitem aos estudantes se integrar, estudar e também relaxar.

Todos saem ganhando com a construção desses empreendimentos, e os benefícios para o estudante são muitos, pois além de ter a oportunidade de morar em um local com todas as facilidades que ele precisa, irá conviver com estudantes de outras universidades e outros cursos, o que pode tornar sua experiência universitária muito mais interessante. Juntamente com a integração entre moradores, há ainda a troca de ideias e quem sabe, em breve, esses modelos poderão ser celeiros de startups, já que ali pulsa a inovação com empreendedorismo.

Enem impulsiona modelo por aqui

O Brasil é um país enorme, e as políticas educacionais governamentais implantadas há mais de dez anos, possibilitaram que o ensino superior saísse da roda de poucos e fosse agregado à realidade de muitos. Com o ENEM - Exame Nacional do Ensino Médio - criado em 1998 para avaliar o desempenho do estudante para melhorar a qualidade do ensino, que a partir de 2009, passou a servir como seleção para o ingresso no ensino superior, oportunidades aumentaram e encerraram as fronteiras do vestibular. Isso porque em qualquer parte do Brasil, os jovens podem pleitear vagas de qualquer universidade nacional. É a democratização do Ensino Superior. Com essa facilidade para ingresso em universidades, surgiu um novo nicho de atuação para empresas - o das moradias estudantis

Nesse cenário, há a necessidade urgente de se criar modelos de residências estudantis semelhantes aos empreendimentos em operação nos EUA, Europa e Austrália, e que atendam a essa demanda que cresce a cada ano, em busca de ensino de qualidade e distante da cidade de origem ou da casa dos pais.

Para tangebilizar essa realidade e trazer à tona a discussão, entre 2010 e 2011, o número de estudantes paulistas matriculados em universidades de outros Estados cresceu quase 71%. Muitos estudantes paulistas migram para Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Minas Gerais, onde estão localizadas algumas das mais importantes universidades mantidas pela União. Neste período, segundo o Ministério da Educação (MEC), 4 em cada 10 estudantes paulistas conseguiram entrar em uma universidade federal fora de São Paulo, graças ao ENEM. Mesmo para os pais desses universitários migrantes, a opção de estudar fora é mais barata do que pagar uma universidade privada. Mas a opção poderia ficar menos desgastante se houvesse residências especializadas em acolher os universitários durante o período do curso.

*Juliano Antunes, CEO da ULIVING Brasil. www.uliving.com.br/

Fotos: Uliving Brasil Bela Vista, em São Paulo.

Comentário(s):

Gustavo Woltmann - [email protected]
Aqui no Brasil predomina muito o estilo de acomodação pensão ou república de estudantes, que nem se compara ao modelo da matéria, que parece ser bem mais confortável e profissional.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Afinal, onde estamos quando o assunto é workplace?

Mais lidas da semana

Workplace

Tem pingue-pongue, mas cadê o Wi-Fi?

A experiência do usuário é a nova rainha do escritório

Mercado

Minimercados autônomos ganham espaço no corporativo e oferecem vantagens para FM

A implantação dos minimercados não exige investimento por parte da empresa

Mercado

JF 300 traz arquitetura contemporânea, eficiência e bem-estar no coração do Itaim Bibi

Quando o terreno desafia, a arquitetura responde e entrega beleza e inteligência em cada metro quadrado

Carreira

Como pertencer ao presente e comandar sua história, afinal já somos tudo o que precisamos ser

Grupo de Mulheres de Facilities & Real Estate celebra o mês da Mulher com encontro inspirador e histórias de transformação

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Fórum Econômico Mundial 2025

As discussões do encontro trazem sete lições e ações necessárias para Facilities Management com foco em inovação, sustentabilidade e digitalização

Revista InfraFM

Gestão com ESG

O modelo da Sempre Engenharia, que garante resultados, incorpora governança, inovação e sustentabilidade

Revista InfraFM

Os 10 erros cruciais em IA que você precisa evitar

Como tirar maior proveito dessa tecnologia revolucionária?

Revista InfraFM

Facilities nas aldeias

Iniciativa da W-Energy transforma a vida de aldeias indígenas

Operações

Monitoramento em tempo real otimiza produção em 18% na Visteon Amazonas

Ricardo Tanko Vasconcellos, Quality Manager da multinacional, fala sobre importância da sinergia entre áreas para um processo contínuo de melhorias.

Operações

Retrofit gera mais de R$3 milhões de economia para operação de shopping

Gerente de operações do Shopping Praça da Moça e coordenador de Operações do Grupo AD falam sobre desafios e resultados das implementações.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP