Fale com a nossa equipe e vamos garantir a sua participação
 

Soluções de economia de água com o fim do desconto da Sabesp

Tecnologias e estratégias inovadoras tornam sustentável o consumo de água.

Por W-Energy

Soluções de economia de água com o fim do desconto da Sabesp

Foto: Divulgação

Com o recente anúncio da Sabesp sobre o fim dos contratos de descontos para grandes consumidores de água - acima de 100 metros cúbicos por mês - como indústrias, redes de supermercados, hospitais, hoteis e shoppings, muitos clientes estão enfrentando uma previsão de aumento de até 200% nas contas de água. Diante desse cenário, soluções sustentáveis para economia de água destacam-se como uma opção estratégica para reduzir os impactos financeiros e, ao mesmo tempo, promover uma gestão hídrica mais eficiente.

O especialista em eficiência hídrica, professor de sustentabilidade e CEO da W-Energy, Wagner Carvalho, trouxe ao Brasil tecnologias de ponta e práticas sustentáveis que já são referência em países como Alemanha, Estados Unidos e China, como arejadores e reguladores de vazão até duchas ecológicas e dual flushs de última geração, que podem reduzir o consumo de água em 50%, 75% e 96% em torneiras, chuveiros e sanitários, sem comprometer a eficiência.

Além disso, esses dispositivos chegam a poupar mais de 10 litros de água por minuto, com a vantagem de evitar a contaminação cruzada, ao contrário de muitas alternativas convencionais. “A crise hídrica que o Brasil enfrenta hoje exige soluções imediatas e inovadoras, e é por isso que, há 19 anos, estamos comprometidos em encontrar e implementar tecnologias que possibilitem economia significativa e sustentável” explica.

Outras opções pensadas pelo especialista são serviços para monitoramento e controle hídrico, incluindo tecnologia IoT de sonares de submarinos, que detectam e monitoram vazamentos remotamente, e inspeções internas de tubulação para otimizar reparos.

Essas tecnologias ajudam as empresas a evitar o desperdício de água tratada, que no Brasil atinge 37,78%, segundo o Instituto Trata Brasil, o equivalente a 7,6 mil piscinas olímpicas desperdiçadas diariamente. “Com essas soluções, nossos clientes conseguem economizar em média 40% nas contas de água, reduzindo custos e contribuindo ativamente para o meio ambiente”, revela Carvalho.

Com a projeção de que até 2040 a disponibilidade de água no Brasil pode cair em mais de 40% em várias bacias hidrográficas do país, a implementação de medidas de economia de água deixou de ser uma opção e se tornou uma necessidade. “Parcerias e soluções ESG representam um caminho eficaz para que grandes consumidores driblem os impactos dos novos aumentos tarifários da Sabesp e assumam um papel protagonista na preservação de um recurso tão essencial para o nosso planeta”, finaliza Wagner.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Líderes de audiência

Workplace

Refeições compartilhadas é indicador global de conexão e bem-estar

World Happiness Report 2025 reforça que conexões humanas, confiança e atos de cuidado têm impacto direto no bem-estar

Carreira

A falsa força dos “líderes fortes” e o que isso ensina sobre gestão, poder e resiliência

Stephen Kotkin destaca em seu artigo que a força não está em silenciar vozes, mas em criar sistemas capazes de aprender, evoluir e se reinventar

Operações

Compostagem acelerada ganha protagonismo como solução estratégica para resíduos orgânicos e eco...

Estudos internacionais apontam que tecnologias avançadas de compostagem podem transformar resíduos orgânicos em ativo ambiental

Sugestões da Redação

Mercado

Real Estate em 2026. O que orienta a escolha entre ocupar, adaptar ou investir?

Relatório da JLL mostra como a redução da oferta de novos empreendimentos valoriza ativos de alta qualidade no mercado imobiliário global

Mercado

Quando cultura, facilities e negócio falam a mesma língua na educação

Na edtech que quer chegar a 1 milhão de empregos até 2030, Facilities passou a ser protagonista da cultura e do crescimento.

Outside Work

Em 2026, sua casa terá um "CPF". Entenda o que é o Cadastro Imobiliário Brasileiro e como ele afe...

Um novo cadastro nacional vai reorganizar a forma como o Estado enxerga os imóveis no Brasil. A partir de 2026, essa mudança começa a impactar impostos, transações e a gestão patrimonial

Revista InfraFM

Azul por dentro da operação que faz o Brasil voar

Infraestrutura que trata o avião como cliente e formação que sustenta a excelência operacional da companhia aérea

Revista InfraFM

O futuro já começou. Quem vai gerenciá-lo?

Projetando a sociedade do futuro para as nossas vidas

Revista InfraFM

O engenheiro que também aprendeu a cuidar de prédios vivos

A arquitetura humana e tecnológica dos campi do Insper integra educação, convivência e networking