Afinal, onde estamos quando o assunto é workplace?
 

Evento de inauguração da Facop-RJ reúne autoridades e representantes do setor de asseio e conservação

Unidade vai oferecer cursos de capacitação aos trabalhadores

A Facop - Fundação do Asseio e Conservação, Serviços Especializados e Facilities inaugurou, na última quinta-feira (17/11), sua unidade no Centro do Rio de Janeiro com o objetivo de levar qualificação  aos mais de 100  mil trabalhadores que atuam na área de limpeza profissional no estado.  

"Estamos chegando no Rio de Janeiro para oferecer a melhor formação profissional e, assim, apoiar o desenvolvimento do setor de asseio e conservação". A declaração do presidente da Facop, Adonai Aires de Arruda, abriu a solenidade de inauguração da sede da Facop no Rio, reforçando a expectativa de uma nova era na formação de trabalhadores e na prestação de serviços no estado fluminense. 

Para Arruda, esta é uma oportunidade para promover a qualificação e também estabilidade aos profissionais no mercado de trabalho. "O estado do Rio de Janeiro é um dos principais polos de atrações turísticas no mundo e, portanto, corre em suas veias a força e o DNA dos serviços. Esse lançamento acontece em um momento de crescimento do setor e abertura de vagas de emprego em todo o país. Nossa sede já nasce em um dos principais espaços de negócios do Rio e vai contribuir na formação de novos trabalhadores e lideranças."

O diretor financeiro da Facop, Manassés Oliveira, chamou a atenção para a necessidade da valorização profissional. "É uma satisfação estar hoje aqui inaugurando mais um espaço da Facop, porque não tem nada mais importante para nós do que representar os trabalhadores do asseio e conservação, que muitas vezes são invisíveis na nossa sociedade. Qualificar e valorizar esses trabalhadores é maravilhoso", disse.  

Também esteve presente no evento o prefeito da cidade de Almirante Tamandaré, no Paraná, Gerson Colodel. Ele falou sobre a parceria do município com a Facop e ressaltou a importância de treinar os trabalhadores que atuam nos serviços terceirizados a empresas e órgãos públicos. "Aproveito para parabenizar a Fundação pelo belo trabalho realizado na nossa cidade e também pelo trabalho que certamente a Facop realizará aqui no Rio de Janeiro".

A deputada federal eleita pelo Rio de Janeiro e ex- secretária de Assistência Social da cidade, Laura Carneiro, deu boas vindas à Facop e destacou que o projeto irá beneficiar profissionais de baixa escolaridade com a oportunidade de aprimoramento e especialização em suas áreas de atuação. 

"A iniciativa vai possibilitar a contratação de profissionais mais preparados e, consequentemente, a prestação de serviços ganhará em qualidade e produtividade. É um aporte de qualificação para o mercado de trabalho que irá gerar e fortalecer a renda dos trabalhadores", sublinhou a parlamentar.

O presidente do Seac-RJ (Sindicato das Empresas de Asseio e Conservação do Rio de Janeiro), Ricardo Garcia, não pode participar da solenidade por problemas de saúde. Ele foi representado por diretores do Sindicato e enviou um texto que foi lido no evento, ressaltando a importância do momento. 

"Após longo período de maturação e estudos, o Seac-RJ comemora muito a inauguração da Facop Rio de Janeiro. Esse projeto ousado em área de mais de 600 metros quadrados, com a participação do ex-presidente da FEBRAC, do Seac-RJ e empresário Edson Schueler e da arquiteta Sônia Cunha à frente da gestão operacional e administrativa deste belíssimo Centro de Treinamento, liderados pela equipe da FACOP, concretizando antigo sonho e satisfazendo uma necessidade ímpar para o nosso setor", destacou Ricardo Garcia.

Manoel Martins Meireles, presidente do Siemaco-RJ (Sindicato dos Empregados de Asseio e Conservação do Município do Rio de Janeiro), destacou que o novo espaço de educação profissional vai promover a inclusão de trabalhadores mais preparados e qualificados no mercado. 

"A vinda desse projeto para o Rio irá trazer avanços para o mercado de trabalho fluminense, beneficiando os trabalhadores e também o empresariado. É um grande momento para quem está buscando uma recolocação profissional e também para quem vislumbra alcançar novos cargos de liderança", afirmou Manoel.

​A estrutura da sede da Facop na capital carioca foi apresentada durante o evento. A unidade ocupará um andar inteiro do prédio do Clube de Engenharia, localizado na Avenida Rio Branco, no Centro. De fácil acesso, o local está próximo das estações do VLT e, ainda, está situado a uma curta caminhada até as estações do Metrô e das Barcas.

O espaço contará com salas de aula, espaço de coworking, laboratórios práticos, além de uma equipe multidisciplinar capacitada. Serão oferecidos cursos nos formatos presencial e EaD nas áreas de limpeza profissional, copa, portaria, recepção, jardinagem, segurança, liderança, entre outras. 

Ainda durante o encontro, o palestrante Maurino Veiga falou sobre os novos paradigmas da liderança de alta performance. Para finalizar o evento, foi servido um delicioso coquetel.

Fotos: Divulgação



Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Congresso 2025

Mais lidas da semana

Carreira

Gestão Eficiente de CNPJ: Desafios e Soluções

Dicas e lições para manter sua empresa dentro da conformidade em meio à mudanças na legislação

Mercado

Grandes desafios para 2025: dados, IA e a busca pela eficiência

As práticas que definirão sucesso para as empresas em 2025

Mercado

Como as tecnologias estão revolucionando a manutenção de ativos no setor de óleo e gás?

IoT, Digital Twins e SCADA estão entre as tendências para o futuro

Mercado

Futuro do trabalho híbrido: o caso JPMorgan

Grandes companhias estão repensando políticas de trabalho remoto, algumas reforçando a flexibilidade, enquanto outras pressionam pelo retorno presencial

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Fórum Econômico Mundial 2025

As discussões do encontro trazem sete lições e ações necessárias para Facilities Management com foco em inovação, sustentabilidade e digitalização

Revista InfraFM

Gestão com ESG

O modelo da Sempre Engenharia, que garante resultados, incorpora governança, inovação e sustentabilidade

Revista InfraFM

Os 10 erros cruciais em IA que você precisa evitar

Como tirar maior proveito dessa tecnologia revolucionária?

Revista InfraFM

Facilities nas aldeias

Iniciativa da W-Energy transforma a vida de aldeias indígenas

Operações

Monitoramento em tempo real otimiza produção em 18% na Visteon Amazonas

Ricardo Tanko Vasconcellos, Quality Manager da multinacional, fala sobre importância da sinergia entre áreas para um processo contínuo de melhorias.

Operações

Retrofit gera mais de R$3 milhões de economia para operação de shopping

Gerente de operações do Shopping Praça da Moça e coordenador de Operações do Grupo AD falam sobre desafios e resultados das implementações.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP