TELELOK
 

Dicas que vão te ajudar a melhorar a logística em 2023

Ter uma gestão da área eficaz turbina a competitividade de qualquer empresa e é decisiva para encantar o cliente

​Se tem um área que as empresas precisam focar por ser essencial é a Logística, uma das chaves do sucesso corporativo. É ela que torna uma operação competitiva, dá velocidade aos processos e encurta o prazo de entrega ao consumidor. E quando o assunto é e-commerce, a logística ocupa o centro da discussão. O CEO do Grupo MOVE3, uma das maiores holdings logísticas do País, Guilherme Juliani, destaca o grau altíssimo de exigência do cliente, que quer a entrega em um prazo cada vez mais apertado, muitas vezes no mesmo dia. "Mais da metade dos abandonos de carrinho em e-commerces se devem ao valor do frete ou ao prazo de entrega, o que evidencia o papel estratégico da logística", pontua o executivo.

Na prática, a logística vai além e influencia na redução dos custos e na otimização dos fluxos. Mas, se sua empresa está longe da excelência nesse campo, calma! É possível implementar gradualmente mudanças que vão melhorar a performance e te ajudar nesse fim de ano e em 2023. Confira agora as dicas de Juliani para aperfeiçoar a logística na sua empresa:

Sistema de gestão

O primeiro passo é bem básico: você precisa de uma ou mais ferramentas que ofereçam amplo controle dos processos. O mercado disponibiliza boas opções para todos os portes corporativos. Seja qual for a sua escolha, o sistema deve permitir controlar entradas e saídas, separação de pedidos, gestão de estoque, monitoramento dos canais de vendas e dos processos de entrega. Fique atento: quanto mais essas fases forem feitas manualmente, maior a chance de perdas financeiras. "Quando a empresa se expande a quantidade de atividades é multiplicada e elas requerem não mais a sua interação na execução, mas a sua supervisão do resultado",  afirma Juliani. 

Automatize as atividades operacionais

"Imagine quanto tempo você ganha se automatizar alguns fluxos internos", diz o executivo. O que ele quis dizer é que quando as máquinas cuidam dessas demandas, você ganha a oportunidade de se dedicar à inteligência do processo logístico, desenhando estratégias que podem melhorar os pontos fracos da empresa e fortalecer o que já funciona. A MOVE3, por exemplo, utiliza AGVs, que são veículos guiados automatizados,  eles trazem otimização no tempo de produção, possibilitando a indução de mercadorias de diferentes clientes, tamanhos, prazos e potencializando a quantidade de roteiros e separações. Outro item vital são os sorters, que são os sistemas de classificação automática de pedidos. "Essas máquinas nos ajudam tanto que são elas as encarregadas de direcionar os canais, distribuindo os pacotes nas estações de saídas", completa Juliani. 

Capacite fornecedores e profissionais 

Melhorar o nível profissional de todos os envolvidos no processo logístico é um jogo de ganha-ganha. Os trabalhadores conseguem fazer mais e melhor nas mesmas condições e a empresa ganha competitividade. No caso do Grupo MOVE3, a Universidade Corporativa da empresa é uma resposta às demandas por capacitação dos próprios funcionários, que agora podem escolher entre 30 cursos, cujos temas vão desde Liderança e Gestão até Inteligência Emocional."Para nós, sempre é válido apostar em quem já está conosco e entende os nossos processos. Além disso, capacitar e dar novas oportunidades ao nosso time está em nosso DNA", explica Juliani.

Invista no pós-venda

Você sabe o que o seu cliente acha da sua empresa? Monitorar esse termômetro é uma ação fundamental porque permite que você mensure o nível de satisfação sobre os produtos, prazos de entrega e preços. "Ouvir nossos clientes é uma das nossas prioridades porque acreditamos que problemas são demandas não resolvidas. O fato de nos prontificarmos a melhorar o atendimento a partir das queixas recebidas nos gerou excelentes oportunidades de negócios", diz Juliani. 

Aposte em inovação e tecnologias 

Cada vez mais, logística e tecnologia se fundem, para reduzir os gargalos e melhorar a performance empresarial. "O desenvolvimento de novas tecnologias faz parte do nosso DNA. Hoje somos, certamente, uma das empresas de logística mais automatizadas do Brasil. Temos esteiras, robôs, IA [inteligência artificial] e dezenas de outras iniciativas de tecnologia que aumentam em muito nossa produtividade", afirma Juliani. Para o executivo, é essencial que as empresas tradicionais invistam em novas modalidades de entrega e na automação dos processos como forma de se diferenciar do mercado e fidelizar os seus clientes.

Foto: Divulgação



Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


MILLICARE

Mais lidas da semana

Operações

Como transformar ciência em confiança para Facilities

Tecnologia, laudos, relatórios e método exclusivo: conheça a tecnologia e solução em higienização de superfícies têxteis que faz da MilliCare a parceira estratégica para líderes em Facilities

Carreira

Tecnologia, humanização e estratégia

Como Sonia Keiko está transformando o modelo de manutenção predial no Brasil

Carreira

Será que falta só mão de obra? Ou será que falta gente que cuida de gente?

Uma gestão que vai muito além da manutenção, ela começa com empatia e respeito a equipe dos bastidores

Mercado

Temon Serviços aposta em IA e bônus por assiduidade para engajar colaboradores

Líder na manutenção dos maiores edifícios comerciais do país, empresa amplia investimento em Recursos Humanos e se alinha às transformações do setor

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Pessoas, espaços e dados: nova rotina na gestão de Facilities da Roche

Da horta colaborativa ao projeto K6, inovação e propósito movem a área de operações

Revista InfraFM

20º Congresso e 12ª Expo InfraFM 2025

A 12ª Expo e o 20º Congresso InfraFM consolidam o posto de maior encontro do setor na América Latina. Três dias de evento, 165 palestras pulsando inovação e conteúdo estratégico, 136 expositores e 5 patrocinadores.

Revista InfraFM

11º Prêmio Indicados InfraFM 2025

O reconhecimento que move e inspira o setor do Facility, Property & Workplace Management

Revista InfraFM

Expo InfraFM 2025 é onde o futuro da gestão acontece

O Expo Center Norte foi palco da maior reunião de soluções, ideias e conexões para o setor de Facility, Property e Workplace Management da América Latina. A 12ª Expo InfraFM reuniu 136 expositores que mostraram, na prática, como tecnologia, sustentabilidade e inteligência de dados estão redesenhando

Revista InfraFM

Por que o esg da Globo deveria estar no seu radar?

O Relatório ESG 2024 da Globo destaca avanços na agenda ambiental da empresa.

Revista InfraFM

Infraestrutura sob controle e os bastidores do Facility Management na cart

Por dentro da operação que garante eficiência, segurança e sustentabilidade em mais de 400 km de rodovias

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP