Ana Paula Cassago
 

Empresas reduzem custos em até 70% e aumentam segurança com tecnologia de nuvem

O uso da nuvem pelas empresas e como elas conseguiram organizar e reduzir os custos com a tecnologia

​Redução de 70% no custo anual com cargas de trabalho (workloads) e processamento em nuvem, sem perder a segurança. Esse é o resultado obtido por empresas como a Patrus Transportes que contratou a BHS, especialista em estratégias e serviços de TI, para implantar e gerenciar seus workloads em nuvem. Os serviços da Patrus Transportes operam no Microsoft Azure, sob a gestão de pessoas e aplicações com alertas de consumo, disponibilidade, desempenho e gerenciamento de custos, garantindo a governança do ambiente.

A estratégia adotada pela BHS para a Patrus é resultado de um trabalho de acompanhamento com profissionais capacitados que fazem com que a empresa de transportes pague apenas o que utiliza no armazenamento e processamento em nuvem, processo conhecido como FinOps. Uma solução que permite prever, controlar a utilização de nuvens, fazendo sua gestão financeira.

"Já ouvimos falar que nuvem é tendência para as empresas e que seus custos tendem a ser mais barato e eficiente do que a solução Onpremise. Podemos sim afirmar que parte dessas informações são verdadeiras, mas existe um longo trecho a percorrer até que realmente comecem a fazer sentido, e uma delas, podemos dizer que é o desafio de gestão de custo do ambiente em nuvem FinOps",afirma o gerente de Transformação Digital e Inovação da empresa Patrus Transportes, Leandro de Moura Costa.


"Com o parceiro BHS, conseguimos modernizar o nosso ambiente, trazendo recursos inovadores, proporcionando redução de custo do ambiente e trazendo melhorias de segurança na ponta (usuário final) e aumentando a disponibilidade dos workloads" revela Costa

Outra empresa que também obteve excelentes resultados com a solução implantada pela BHS, foi a Guide Investimentos. A corretora conseguiu reduzir em cerca de 40% do custo com armazenamento de dados e processamento de workloads."Tivemos uma economia de proximamente 40% com o custo da nuvem e uma visibilidade gerencial gigantesca. Hoje temos várias áreas que utilizam diversos serviços na Azure e conseguimos ter uma divisão justa dos custos e separar com exatidão o que cada área consome. Antes, o custo total ficava somente para TI. Esse trabalho foi fundamental para mostrar para a diretoria que a área de TI não é geradora de custos, mais sim um facilitador para as áreas de negócio", explica Leandro Vechiato da Guide.

"Outro ponto é a tecnologia que a Azure nos proporciona. Utilizamos o Recovery Services Vault para nosso ambiente de DR, onde conseguimos com pouco esforço subir todo nosso ambiente de maneira rápida e automatizada. Isso contribuiu muito para os processos de auditoria que uma empresa do ramo financeiro precisa atender, além do ponto mais importante que é a disponibilidade, integridade e confidencialidade do nosso ambiente e informações dos nossos clientes", conclui Vechiato.

Inovação

Tanto a Patrus Transportes como a Guide se tornaram clientes BHS pela necessidade de melhorar ou até mesmo implantar a governança para a gestão dos custos, melhoria dos serviços, evolução tecnológica e, principalmente, buscavam parceiros de negócio que pudessem auxiliá-los na tomada de decisão.Com o Azure, os usuários podem aproveitar os benefícios da inovação na nuvem, incluindo recursos de dados sempre atualizados, implantação rápida e escalabilidade dinâmica em qualquer infraestrutura. A solução implantada pela BHS pode navegar sem problemas entre nuvens privadas e públicas.

O gestor da área de Infraestrutura da BHS, Anderson Quintão, destaca a importância de se ter o acompanhamento de perto de um profissional especializado em nuvem para que, em conjunto com o cliente possa elevar a confiabilidade e camada de proteção. A BHS atua em conjunto com a equipe que conhece do negócio do cliente, proporcionando um ambiente de trabalho muito mais protegido. "Contamos com uma gama de soluções de segurança e monitoramento ativo de serviços, portanto, a BHS adota as melhores soluções que trazem a governança para o ambiente de forma consultiva, orientando o cliente sobre todos os recursos", explica Quintão.

Utilizar a nuvem Azure da Microsoft, além da redução de custos, tem diversas outras vantagens que fazem com que as empresas ganhem em agilidade, modernização, tecnologia e novos recursos. Por ser uma plataforma multifuncional, consegue organizar todos os seus dados e monitorar todas as tarefas e possíveis ameaças. As empresas podem migrar os seus sistemas ERP para o Azure, com a segurança de utilizar uma plataforma com ampla proteção. Todos os recursos providos em nuvem contam ainda com recursos de backup entre data centers da Microsoft, trazendo ainda mais seguran&ccedi l;a para ambientes críticos que precisam de agilidade para recuperação em caso de falhas.

Foto: Divulgação





Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Palestra SESC

Mais lidas da semana

Operações

Padrões da qualidade do ar: o que muda com redefinição da ABNT?

Saiba como atualizações impactam bem-estar em ambientes climatizados.

Mercado

Com 26 anos de experiência, Jani Oliveira é a nova FM da Rumo

Profissional foi responsável por apoiar estruturação da área de FM da Heineken no Brasil.

Operações

Como GLP no Brasil inovou na gestão de parques logísticos

Rômulo Otoni, Diretor de Operações da GLP no Brasil, discute desafios, avanços tecnológicos e práticas sustentáveis que impulsionam a liderança da empresa no mercado logístico.

Operações

Qual é a importância de ESG na Limpeza Profissional?

Entenda a evolução da agenda ESG no mercado e como implementar práticas sustentáveis em artigo exclusivo de Ricardo Vacaro.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Repensar a gestão das instalações de trabalho

Tendências inovadoras e sustentáveis se destacam na pesquisa da Aramark, que traz as transformações no Gerenciamento de Facilities em 2024.

Revista InfraFM

Maior encontro de FM da América Latina: do invisível ao indispensável

InfraFM realizou quatro encontros em evento único, com mais de 5,5 mil participantes.

Revista InfraFM

Insights das palestras do 19º Congresso InfraFM

Acompanhe um resumo das palestras e explore as inovações sustentáveis e estratégias avançadas no campo do Facilities Management.

Revista InfraFM

Inovações que transformam foram cases de sucesso dos expositores

Nas Arenas Soluções para FM, foram apresentados conteúdos com cases de sucesso dos expositores, que destacaram serviços, tecnologias e pessoas.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP