Afinal, onde estamos quando o assunto é workplace?
 

Turismo e serviços avançam com a retomada dos eventos

Em março, Índice Mensal de Atividade do Turismo (IMAT) aponta alta de 12,5% na capital paulista

Depois de quase dois anos de esfriamento deste mercado, os eventos presenciais foram liberados seguindo todos os protocolos do cenário pandêmico atual. E os números deste encontro tão aguardado divulgados ontem, dia 09, pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) comprovam que a presença física deve seguir existindo, num momento onde as pessoas não aguentam mais ficar isoladas.

No terceiro mês do ano, o Índice Mensal de Atividade do Turismo (IMAT), realizado pela FecomercioSP em parceria com a SPTuris, apontou altas de 12,5%, na comparação com fevereiro, e de 88%, em relação ao mesmo período de 2021, após grandes acontecimentos como o Festival Lollapalooza e os últimos dias do carnaval. É importante destacar, porém, que no ano passado, o País ainda enfrentava os impactos da segunda onda da pandemia de covid-19, o que torna a base de comparação mais fragilizada.

O que também avançou, em março, foi a movimentação nas rodoviárias. Pouco mais de 1 milhão de passageiros passaram pelos terminais da capital (quase 600 mil a mais do que em março do ano passado). No comparativo mensal, a alta foi de 24,1%. Os aeroportos de São Paulo, Congonhas e Guarulhos, por sua vez, receberam 3,9 milhões de passageiros. Em relação a fevereiro, houve aumento de 16,3%. Já na comparação anual, a alta foi de 146%.

O impacto dos eventos corporativos nesse cenário

A retomada do turismo também impactou o emprego, e toda previsão de crescimento está relacionada à volta dos eventos corporativos, que movimenta hotéis, montagens, serviços de caterings etc. Com alta de 0,3% na comparação mensal - 5% no contraponto anual, a volta dos eventos presenciais e a movimentação no turismo representaram 18 mil novos trabalhadores com carteira assinada em relação aos números de março de 2021.

Espera-se que o faturamento do turismo cresça 3,5% em comparação ao segundo mês do ano, e 104%, no contraponto anual, pois esses eventos contribuem para a circulação de milhares de pessoas, envolvendo meios de hospedagens, transportes, alimentação etc.

Para Mariana Aldrigui, presidente do conselho, os dados indicam que as curvas estão cada vez mais próximas do que se observava antes da pandemia, com a vantagem de uma expressão maior das viagens de lazer vinculadas às diferentes possibilidades oferecidas na capital, além da consolidação da agenda de eventos corporativos.

"É importante que os empresários equilibrem sua oferta, considerando próximos feriados e datas comemorativas que possam justificar a visita de turistas para compras e para participação em shows e outros eventos sociais", destaca.

Com o movimento de retomada, a tendência para os eventos corporativos presenciais, nesse sentido, é intensificar contratação e gestão de serviços de limpeza, por exemplo, seguindo todos os protocolos exigidos de segurança contra o vírus. Além disso, focar nas interações digitais e explorar a criatividade tecnológica, será uma forma de trazer experiências diferenciadas e personalizada para os encontros.

Foto: Divulgação

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Congresso 2025

Mais lidas da semana

Workplace

Tem pingue-pongue, mas cadê o Wi-Fi?

A experiência do usuário é a nova rainha do escritório

Mercado

Minimercados autônomos ganham espaço no corporativo e oferecem vantagens para FM

A implantação dos minimercados não exige investimento por parte da empresa

Mercado

JF 300 traz arquitetura contemporânea, eficiência e bem-estar no coração do Itaim Bibi

Quando o terreno desafia, a arquitetura responde e entrega beleza e inteligência em cada metro quadrado

Carreira

Como pertencer ao presente e comandar sua história, afinal já somos tudo o que precisamos ser

Grupo de Mulheres de Facilities & Real Estate celebra o mês da Mulher com encontro inspirador e histórias de transformação

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Fórum Econômico Mundial 2025

As discussões do encontro trazem sete lições e ações necessárias para Facilities Management com foco em inovação, sustentabilidade e digitalização

Revista InfraFM

Gestão com ESG

O modelo da Sempre Engenharia, que garante resultados, incorpora governança, inovação e sustentabilidade

Revista InfraFM

Os 10 erros cruciais em IA que você precisa evitar

Como tirar maior proveito dessa tecnologia revolucionária?

Revista InfraFM

Facilities nas aldeias

Iniciativa da W-Energy transforma a vida de aldeias indígenas

Operações

Monitoramento em tempo real otimiza produção em 18% na Visteon Amazonas

Ricardo Tanko Vasconcellos, Quality Manager da multinacional, fala sobre importância da sinergia entre áreas para um processo contínuo de melhorias.

Operações

Retrofit gera mais de R$3 milhões de economia para operação de shopping

Gerente de operações do Shopping Praça da Moça e coordenador de Operações do Grupo AD falam sobre desafios e resultados das implementações.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP