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Turismo e serviços avançam com a retomada dos eventos

Em março, Índice Mensal de Atividade do Turismo (IMAT) aponta alta de 12,5% na capital paulista

Depois de quase dois anos de esfriamento deste mercado, os eventos presenciais foram liberados seguindo todos os protocolos do cenário pandêmico atual. E os números deste encontro tão aguardado divulgados ontem, dia 09, pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) comprovam que a presença física deve seguir existindo, num momento onde as pessoas não aguentam mais ficar isoladas.

No terceiro mês do ano, o Índice Mensal de Atividade do Turismo (IMAT), realizado pela FecomercioSP em parceria com a SPTuris, apontou altas de 12,5%, na comparação com fevereiro, e de 88%, em relação ao mesmo período de 2021, após grandes acontecimentos como o Festival Lollapalooza e os últimos dias do carnaval. É importante destacar, porém, que no ano passado, o País ainda enfrentava os impactos da segunda onda da pandemia de covid-19, o que torna a base de comparação mais fragilizada.

O que também avançou, em março, foi a movimentação nas rodoviárias. Pouco mais de 1 milhão de passageiros passaram pelos terminais da capital (quase 600 mil a mais do que em março do ano passado). No comparativo mensal, a alta foi de 24,1%. Os aeroportos de São Paulo, Congonhas e Guarulhos, por sua vez, receberam 3,9 milhões de passageiros. Em relação a fevereiro, houve aumento de 16,3%. Já na comparação anual, a alta foi de 146%.

O impacto dos eventos corporativos nesse cenário

A retomada do turismo também impactou o emprego, e toda previsão de crescimento está relacionada à volta dos eventos corporativos, que movimenta hotéis, montagens, serviços de caterings etc. Com alta de 0,3% na comparação mensal - 5% no contraponto anual, a volta dos eventos presenciais e a movimentação no turismo representaram 18 mil novos trabalhadores com carteira assinada em relação aos números de março de 2021.

Espera-se que o faturamento do turismo cresça 3,5% em comparação ao segundo mês do ano, e 104%, no contraponto anual, pois esses eventos contribuem para a circulação de milhares de pessoas, envolvendo meios de hospedagens, transportes, alimentação etc.

Para Mariana Aldrigui, presidente do conselho, os dados indicam que as curvas estão cada vez mais próximas do que se observava antes da pandemia, com a vantagem de uma expressão maior das viagens de lazer vinculadas às diferentes possibilidades oferecidas na capital, além da consolidação da agenda de eventos corporativos.

"É importante que os empresários equilibrem sua oferta, considerando próximos feriados e datas comemorativas que possam justificar a visita de turistas para compras e para participação em shows e outros eventos sociais", destaca.

Com o movimento de retomada, a tendência para os eventos corporativos presenciais, nesse sentido, é intensificar contratação e gestão de serviços de limpeza, por exemplo, seguindo todos os protocolos exigidos de segurança contra o vírus. Além disso, focar nas interações digitais e explorar a criatividade tecnológica, será uma forma de trazer experiências diferenciadas e personalizada para os encontros.

Foto: Divulgação

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