Afinal, onde estamos quando o assunto é workplace?
 

Pessoas: o maior ativo que uma empresa possui

Empresas passam a investir em processos mais humanizados

*Por André Rufatto

A pesquisa Moving Toward Excellence: Key Practices That Differentiate Leaders and Laggards (em tradução livre, "Em direção à excelência: principais práticas que diferenciam líderes e retardatários"), que contou com a participação de mais de 600 gestores de recursos humanos (RH) de empresas norte-americanas, mostra a diferença entre as organizações que estão à frente em seus programas de experiência do colaborador e as organizações que estão sempre atrás, que não enxergam o seu colaborador como um ativo valioso. Esse levantamento mostrou que

as empresas com programas ativos de experiência do colaborador têm 12 vezes mais probabilidade de conquistar crescimento de receitas superiores a 20% em relação ao faturamento obtido nos anos anteriores.

Uma empresa que se preocupa com seus colaboradores está atenta ao ambiente de trabalho que precisa estar adequado ergonomicamente e psicologicamente além de livre de riscos de acidentes. Tais medidas fazem parte da responsabilidade da organização. No entanto, se a empresa se concentrar apenas em resultados e se opuser totalmente à postura de valorização, dificilmente o sucesso será total e duradouro.

A construção da empresa se dá através dos seus colaboradores. É graças aos profissionais que passaram por aqui  - Rufatto Transportes e Logística - que a empresa tem a forma que tem hoje. Todos contribuíram, cada um à sua maneira, independente de continuarem fazendo

parte da empresa atualmente ou não. São elas, as pessoas, a base para tudo dentro da organização. São, de fato, essenciais.

Uma empresa de origem e ambiente familiar como a Rufatto colabora para ter uma administração com um trabalho bastante humanizado, o bem-estar dos seus colaboradores está sempre dentre as prioridades, fazendo com que as taxas de produtividade e de lealdade aumentem. Como diferencial, a empresa possui um relacionamento bem próximo do fundador com todos os funcionários e oferece muitas oportunidades de crescimento.

Ter esse contato muito próximo com o fundador da empresa e com toda a diretoria facilita bastante o trabalho nesse sentido. As pessoas se sentem mais valorizadas e nós as ouvimos quando elas nos trazem ideias. Conseguimos acompanhá-las de perto, dar e receber feedback, fazendo questão de agradecer pessoalmente e em público cada um, sempre que possível. Além disso, semanalmente, fazemos um almoço com os colaboradores com intuito de descontrair e aumentar a sinergia. Com isso, eles entendem a história que há aqui dentro, entendem o porquê de a empresa estar onde está e se alinham com os nossos valores.

Nesse contexto, as pesquisas de satisfação interna também são um aparato de extrema importância para as empresas. Além de ser possível saber com mais precisão o que precisa ser aprimorado internamente, esses levantamentos são uma forma de mostrar aos funcionários que a empresa se preocupa com eles e espera criar um ambiente eficiente e agradável para todos.

Estamos desenvolvendo e implantando uma pesquisa de satisfação de maneira formal dentro da transportadora. Houve uma reestruturação recente em nossa área de Gestão de Pessoas visando principalmente humanizarmos as ações a serem realizadas, fazendo com que não só os colaboradores administrativos, mas também os motoristas fiquem mais próximos de nós. Ainda que não houvesse uma política mais definitiva sobre o assunto anteriormente, sempre estivemos bastante atentos com as questões dos colaboradores em geral. Isso sempre foi priorizado.

A empresa dispõe de colaboradores muito leais e comprometidos, e com uma ótima taxa de produtividade. Isso deixa claro que estamos no caminho certo e os métodos humanizados implementados colaboram muito para criar esse clima agradável entre todos.

André Rufatto é formado em administração pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste, especialista em Design Thinking, Administração e Negócios pela Stanford University e é coordenador do núcleo da Comissão de Jovens Empresários e Executivos do Transporte Rodoviário de Cargas da NTC&Logística (COMJOVEM) em Foz do Iguaçu.

Foto: Divulgação/Linkedin.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Congresso 2025

Mais lidas da semana

Carreira

Gestão Eficiente de CNPJ: Desafios e Soluções

Dicas e lições para manter sua empresa dentro da conformidade em meio à mudanças na legislação

Mercado

Grandes desafios para 2025: dados, IA e a busca pela eficiência

As práticas que definirão sucesso para as empresas em 2025

Mercado

Como as tecnologias estão revolucionando a manutenção de ativos no setor de óleo e gás?

IoT, Digital Twins e SCADA estão entre as tendências para o futuro

Mercado

Futuro do trabalho híbrido: o caso JPMorgan

Grandes companhias estão repensando políticas de trabalho remoto, algumas reforçando a flexibilidade, enquanto outras pressionam pelo retorno presencial

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Fórum Econômico Mundial 2025

As discussões do encontro trazem sete lições e ações necessárias para Facilities Management com foco em inovação, sustentabilidade e digitalização

Revista InfraFM

Gestão com ESG

O modelo da Sempre Engenharia, que garante resultados, incorpora governança, inovação e sustentabilidade

Revista InfraFM

Os 10 erros cruciais em IA que você precisa evitar

Como tirar maior proveito dessa tecnologia revolucionária?

Revista InfraFM

Facilities nas aldeias

Iniciativa da W-Energy transforma a vida de aldeias indígenas

Operações

Monitoramento em tempo real otimiza produção em 18% na Visteon Amazonas

Ricardo Tanko Vasconcellos, Quality Manager da multinacional, fala sobre importância da sinergia entre áreas para um processo contínuo de melhorias.

Operações

Retrofit gera mais de R$3 milhões de economia para operação de shopping

Gerente de operações do Shopping Praça da Moça e coordenador de Operações do Grupo AD falam sobre desafios e resultados das implementações.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP