Fale com a nossa equipe e vamos garantir a sua participação
 

Plataforma inteligente para gestão e redução de até 25% dos custos de energia

[Vitrine Facilities] Solução do Grupo Luminae promete facilidades como gestão remota 24x7 e tomada rápida de decisões

O Grupo Luminae Energia, um dos líderes brasileiros em gestão energética, apresenta Neuron, uma plataforma que promete ajudar empresas, de todos os segmentos, a otimizarem o consumo de energia elétrica, água e gás e a se tornarem mais sustentáveis. Desenvolvida com as mais recentes tecnologias de bancos de dados, Internet das Coisas e inteligência artificial, a solução provê a automação das redes elétricas e entrega relatórios, gráficos e alarmes em tempo real, acessíveis remotamente por meio de dispositivos conectados à internet, de computadores à smartfones. Controle eficiente e acurado dos gastos, para gestores, na palma da mão, vinte e quatro horas por dia, sete dias por semana.

Neuron funciona por meio de sensores, instalados em ambientes e equipamentos. Eles colhem, em tempo real, diferentes tipos de dados, desde a presença de pessoas em determinado local, ao aquecimento anormal de um aparelho eletrônico, e transmitem as informações imediatamente para a plataforma dotada de recursos analíticos, capaz de tomar decisões preliminares, como alterar automaticamente a temperatura do ar condicionado, ou desligar as luzes em um ambiente vazio.

O sistema ainda avalia se é necessário acionar alarmes ao reconhecer o mau funcionamento de alguma instalação, permitindo medidas imediatas, como, por exemplo, um reparo de urgência. Desta forma, é possível não só avaliar desperdícios, como preveni-los, com otimização e ajustes em equipamentos com potencial de fuga de energia.

Com interface simples e intuitiva, criada pela equipe de designers do Grupo Luminae, Neuron oferece um painel de controle personalizável, com visualização clara e objetiva. O usuário ainda conta com a ajuda do Dr. Neuron, um chatbot preparado para esclarecer dúvidas na interpretação dos dados. Todas as informações ficam armazenadas em nuvem, podendo ser acessadas remotamente a qualquer tempo com privacidade e segurança.

"Os dados são criptografados de ponta a ponta e utilizamos outros protocolos de segurança para garantir a transmissão e envio desses dados sem interferências e com confiabilidade", explica o diretor de gestão e Inteligência do Grupo Luminae Energia, Diego Cavalcante.

Economia de custos - Segundo Cavalcante, a solução já foi testada em alguns clientes do Grupo Luminae, comprovando economia de até 25% nos custos de energia. Ele relata que, com Neuron, gestores ganham um aliado na tomada de decisões, com o apoio de indicadores de performance, relatórios de consumo e desempenho diários, semanais, mensais e anuais, além de comparativos entre unidades de negócios, sem a necessidade de terem formação nas áreas de tecnologia ou energia.

Essas informações também têm suporte no módulo financeiro, considerando as particularidades de cada contrato de energia. Assim é possível prever e gerenciar o consumo antes do fechamento das faturas de energia, facilitando até mesmo a revisão de contratos com as concessionárias.

Entusiasmado com o 5G, o diretor aponta para uma democratização da eficiência energética de forma sustentável, com soluções mais escaláveis, baseadas em conexões ultrarrápidas e bancos de dados mais robustos. "Será uma mudança de cultura, de patamar, como aconteceu com o smartphone. O Neuron vem para mudar de vez a forma como a energia é gerida seja no varejo, logística, indústria ou facilities", afirma Cavalcante.

Foto: Divulgação


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Líderes de audiência

Workplace

Refeições compartilhadas é indicador global de conexão e bem-estar

World Happiness Report 2025 reforça que conexões humanas, confiança e atos de cuidado têm impacto direto no bem-estar

Carreira

A falsa força dos “líderes fortes” e o que isso ensina sobre gestão, poder e resiliência

Stephen Kotkin destaca em seu artigo que a força não está em silenciar vozes, mas em criar sistemas capazes de aprender, evoluir e se reinventar

Operações

Compostagem acelerada ganha protagonismo como solução estratégica para resíduos orgânicos e eco...

Estudos internacionais apontam que tecnologias avançadas de compostagem podem transformar resíduos orgânicos em ativo ambiental

Sugestões da Redação

Mercado

Real Estate em 2026. O que orienta a escolha entre ocupar, adaptar ou investir?

Relatório da JLL mostra como a redução da oferta de novos empreendimentos valoriza ativos de alta qualidade no mercado imobiliário global

Mercado

Quando cultura, facilities e negócio falam a mesma língua na educação

Na edtech que quer chegar a 1 milhão de empregos até 2030, Facilities passou a ser protagonista da cultura e do crescimento.

Outside Work

Em 2026, sua casa terá um "CPF". Entenda o que é o Cadastro Imobiliário Brasileiro e como ele afe...

Um novo cadastro nacional vai reorganizar a forma como o Estado enxerga os imóveis no Brasil. A partir de 2026, essa mudança começa a impactar impostos, transações e a gestão patrimonial

Revista InfraFM

Azul por dentro da operação que faz o Brasil voar

Infraestrutura que trata o avião como cliente e formação que sustenta a excelência operacional da companhia aérea

Revista InfraFM

O futuro já começou. Quem vai gerenciá-lo?

Projetando a sociedade do futuro para as nossas vidas

Revista InfraFM

O engenheiro que também aprendeu a cuidar de prédios vivos

A arquitetura humana e tecnológica dos campi do Insper integra educação, convivência e networking