Fale com a nossa equipe e vamos garantir a sua participação
 

Sistema de resgate para elevadores atende até 3 quedas consecutivas de energia

Segundo a Schmersal, o Angel possui a tecnologia mais moderna utilizada em sistemas que exigem garantia do funcionamento com confiabilidade

​Com as oscilações na rede elétrica e as inesperadas quedas de energia, não é raro que as pessoas fiquem presas no elevador. Dependendo da distância entre o técnico e/ou a empresa de manutenção em relação ao edifício, o tempo para o resgate dos passageiros pode ser bem longo.

Para automatizar o resgate, sem a necessidade de intervenção humana, a Schmersal desenvolveu o Sistema de Resgate para Elevadores Angel, dedicado ao comando Confiance 222. O Angel tem bateria estática Uninterruptible Power Supply (UPS), que é atualmente a tecnologia mais moderna utilizada em sistemas que exigem garantia do funcionamento com confiabilidade.

Com a solução da Schmersal, o elevador entra em modo de resgate assim que a energia acaba e leva seus usuários até o próximo pavimento, garantindo sua saída com segurança. Também é possível programar o resgate automático para conduzir os passageiros até o pavimento principal.

"No momento que há a queda de energia, o comando é alimentado por um nobreak e a função resgate é ativada. Uma mensagem de áudio na cabine informa que o elevador será resgatado", explica Karla Parra, coordenadora de produtos para elevadores da Schmersal. Todo circuito de segurança continua sendo monitorado pelo próprio comando, pois o nobreak tem a função de alimentá-lo na falta de energia. O nobreak é recarregado em apenas 10 horas.

O Angel faz até três resgates seguidos, sem a necessidade da recarga dos nobreaks, o que é muito útil em quedas consecutivas de energia. "Por exemplo: caiu a energia e o elevador foi resgatado. A energia retornou e depois de 20 minutos caiu novamente. Nesse momento, o Angel ainda está apto a realizar um novo resgate. Em geral, nestes casos, os outros modelos de mercado precisam de uma recarga de até 12 horas para efetuar novos resgates", explica Karla.

Outra característica do Angel é a precisão no nivelamento de andar, proporcionando segurança no desembarque dos usuários. Além disso, a bateria é integrada ao quadro de comando, o que facilita a instalação. Todo o conjunto é instalado na base do comando, proporcionando melhor aproveitamento do espaço da casa de máquinas. 

Com potência de até 20 HP, o Angel é indicado para as mais variadas aplicações de elevadores. A solução também conta com o parâmetro inteligente do inversor de frequência da Schmersal, ou seja, todas as funções de segurança do Confiance 222 são mantidas durante a operação de resgate, garante a empresa.

Foto: Divulgação


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Líderes de audiência

Workplace

Refeições compartilhadas é indicador global de conexão e bem-estar

World Happiness Report 2025 reforça que conexões humanas, confiança e atos de cuidado têm impacto direto no bem-estar

Carreira

A falsa força dos “líderes fortes” e o que isso ensina sobre gestão, poder e resiliência

Stephen Kotkin destaca em seu artigo que a força não está em silenciar vozes, mas em criar sistemas capazes de aprender, evoluir e se reinventar

Operações

Compostagem acelerada ganha protagonismo como solução estratégica para resíduos orgânicos e eco...

Estudos internacionais apontam que tecnologias avançadas de compostagem podem transformar resíduos orgânicos em ativo ambiental

Sugestões da Redação

Mercado

Real Estate em 2026. O que orienta a escolha entre ocupar, adaptar ou investir?

Relatório da JLL mostra como a redução da oferta de novos empreendimentos valoriza ativos de alta qualidade no mercado imobiliário global

Mercado

Quando cultura, facilities e negócio falam a mesma língua na educação

Na edtech que quer chegar a 1 milhão de empregos até 2030, Facilities passou a ser protagonista da cultura e do crescimento.

Outside Work

Em 2026, sua casa terá um "CPF". Entenda o que é o Cadastro Imobiliário Brasileiro e como ele afe...

Um novo cadastro nacional vai reorganizar a forma como o Estado enxerga os imóveis no Brasil. A partir de 2026, essa mudança começa a impactar impostos, transações e a gestão patrimonial

Revista InfraFM

Azul por dentro da operação que faz o Brasil voar

Infraestrutura que trata o avião como cliente e formação que sustenta a excelência operacional da companhia aérea

Revista InfraFM

O futuro já começou. Quem vai gerenciá-lo?

Projetando a sociedade do futuro para as nossas vidas

Revista InfraFM

O engenheiro que também aprendeu a cuidar de prédios vivos

A arquitetura humana e tecnológica dos campi do Insper integra educação, convivência e networking