Ana Paula Cassago
 

Facility Management: como funciona a implementação?

Quatro etapas fundamentais para garantir a boa implementação de uma nova operação.

Por Cushman & Wakefield

Facilities Management: como funciona a implementação?

Foto: Divulgação

Em nossos últimos conteúdos abordamos conceitos e pilares praticados pelos experts da Cushman & Wakefield em sua vasta trajetória na implementação de serviços de Gerenciamento de Facilities e experiências vividas em customizações de projetos de FM.

Neste artigo abordaremos um pouco sobre como funciona a implementação de novas operações. Partindo de uma premissa básica de que “nenhuma operação é igual a outra’’, e a cada nova implantação precisamos nos atentar a detalhes e particularidades, podemos dizer que a cada projeto encontramos diferenças em processos, necessidades e entendimento de todos os stakeholders que cercam o tema.

Separamos o processo em etapas, de maneira a proporcionar o entendimento do projeto com tempo adequado a cada fase.

Há duas óticas de trabalho, a primeira trata sobre mapeamento e operacionalização, etapas onde ao mesmo tempo em que a equipe evolui o entendimento de necessidades, começa a operacionalizar as ações de gestão.

A segunda etapa busca a evolução dessa operação por meio de melhores práticas e renovação de processos.

Vamos às etapas:

1)    Início do projeto: esse primeiro passo tem o objetivo de proporcionar conhecimento para as equipes de gestão. Isso acontece através do mapeamento de dados buscando informações e estabelecendo os primeiros padrões de trabalho. Uma agenda positiva e levantamentos são fundamentais nesta fase.

2)    Ações de preparação: neste momento nossos especialistas focam na estruturação de processos para que as ações do gerenciamento de Facilities tenham os requisitos adequados para cada tema sob gestão, também é o momento de revisitar os fluxos de trabalho já existentes, de modo a aplicar melhoria se for identificada a necessidade.

3)    Prática e acompanhamento: é o momento em que adotamos os processos revisados, novos fluxos e teremos base de entendimento se as mudanças aplicadas surtiram o efeito esperado, também é um excelente momento para avaliar a adaptação de clientes, mantenedores e outros stakeholders ligados ao FM.

4)    Com os processos implementados, o time de gestão pode continuar o conceito de melhoria contínua, aplicando PDCA na busca de eficiência em cada processo, é o momento de planejar os indicadores e preparar os relatórios gerenciais que trarão todas as informações que evidenciam o desempenho da operação.

A partir dessa fase os especialistas da Cushman & Wakefield conduzem a melhoria contínua da operação, e aplicam os melhores conceitos de gestão, favorecendo:

•    Divisão adequada entre as áreas envolvidas no gerenciamento de Facilities;
•    Conceito de gestão condizente com a necessidade da operação;
•    Técnicas adequadas de acompanhamento e avaliação de performance;
•    Uso de tecnologia de controle de demandas como o “Portal Facilities”, uma ferramenta desenvolvida pela Cushman & Wakefield para o controle total das ações de Soft e Hard Services;
•    Relatórios customizados a necessidade de cada cliente, com o uso de ferramentas BI.

Essa é a metodologia Cushman & Wakefield, focada em trazer resultados consistentes aos clientes de uma maneira fluida, organizada e eficiente.

A Cushman & Wakefield está preparada para suportar as mais diversas soluções aplicadas ao mercado imobiliário e potencializar o negócio do cliente. Conte com nossos experts para um desenho adequado e personalizado para sua operação.

Saiba mais.



Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Palestra SESC

Mais lidas da semana

Operações

Padrões da qualidade do ar: o que muda com redefinição da ABNT?

Saiba como atualizações impactam bem-estar em ambientes climatizados.

Mercado

Com 26 anos de experiência, Jani Oliveira é a nova FM da Rumo

Profissional foi responsável por apoiar estruturação da área de FM da Heineken no Brasil.

Operações

Como GLP no Brasil inovou na gestão de parques logísticos

Rômulo Otoni, Diretor de Operações da GLP no Brasil, discute desafios, avanços tecnológicos e práticas sustentáveis que impulsionam a liderança da empresa no mercado logístico.

Operações

Qual é a importância de ESG na Limpeza Profissional?

Entenda a evolução da agenda ESG no mercado e como implementar práticas sustentáveis em artigo exclusivo de Ricardo Vacaro.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Repensar a gestão das instalações de trabalho

Tendências inovadoras e sustentáveis se destacam na pesquisa da Aramark, que traz as transformações no Gerenciamento de Facilities em 2024.

Revista InfraFM

Maior encontro de FM da América Latina: do invisível ao indispensável

InfraFM realizou quatro encontros em evento único, com mais de 5,5 mil participantes.

Revista InfraFM

Insights das palestras do 19º Congresso InfraFM

Acompanhe um resumo das palestras e explore as inovações sustentáveis e estratégias avançadas no campo do Facilities Management.

Revista InfraFM

Inovações que transformam foram cases de sucesso dos expositores

Nas Arenas Soluções para FM, foram apresentados conteúdos com cases de sucesso dos expositores, que destacaram serviços, tecnologias e pessoas.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP