Condor
 

Facility Management: como funciona a implementação?

Quatro etapas fundamentais para garantir a boa implementação de uma nova operação.

Por Cushman & Wakefield

Facilities Management: como funciona a implementação?

Foto: Divulgação

Em nossos últimos conteúdos abordamos conceitos e pilares praticados pelos experts da Cushman & Wakefield em sua vasta trajetória na implementação de serviços de Gerenciamento de Facilities e experiências vividas em customizações de projetos de FM.

Neste artigo abordaremos um pouco sobre como funciona a implementação de novas operações. Partindo de uma premissa básica de que “nenhuma operação é igual a outra’’, e a cada nova implantação precisamos nos atentar a detalhes e particularidades, podemos dizer que a cada projeto encontramos diferenças em processos, necessidades e entendimento de todos os stakeholders que cercam o tema.

Separamos o processo em etapas, de maneira a proporcionar o entendimento do projeto com tempo adequado a cada fase.

Há duas óticas de trabalho, a primeira trata sobre mapeamento e operacionalização, etapas onde ao mesmo tempo em que a equipe evolui o entendimento de necessidades, começa a operacionalizar as ações de gestão.

A segunda etapa busca a evolução dessa operação por meio de melhores práticas e renovação de processos.

Vamos às etapas:

1)    Início do projeto: esse primeiro passo tem o objetivo de proporcionar conhecimento para as equipes de gestão. Isso acontece através do mapeamento de dados buscando informações e estabelecendo os primeiros padrões de trabalho. Uma agenda positiva e levantamentos são fundamentais nesta fase.

2)    Ações de preparação: neste momento nossos especialistas focam na estruturação de processos para que as ações do gerenciamento de Facilities tenham os requisitos adequados para cada tema sob gestão, também é o momento de revisitar os fluxos de trabalho já existentes, de modo a aplicar melhoria se for identificada a necessidade.

3)    Prática e acompanhamento: é o momento em que adotamos os processos revisados, novos fluxos e teremos base de entendimento se as mudanças aplicadas surtiram o efeito esperado, também é um excelente momento para avaliar a adaptação de clientes, mantenedores e outros stakeholders ligados ao FM.

4)    Com os processos implementados, o time de gestão pode continuar o conceito de melhoria contínua, aplicando PDCA na busca de eficiência em cada processo, é o momento de planejar os indicadores e preparar os relatórios gerenciais que trarão todas as informações que evidenciam o desempenho da operação.

A partir dessa fase os especialistas da Cushman & Wakefield conduzem a melhoria contínua da operação, e aplicam os melhores conceitos de gestão, favorecendo:

•    Divisão adequada entre as áreas envolvidas no gerenciamento de Facilities;
•    Conceito de gestão condizente com a necessidade da operação;
•    Técnicas adequadas de acompanhamento e avaliação de performance;
•    Uso de tecnologia de controle de demandas como o “Portal Facilities”, uma ferramenta desenvolvida pela Cushman & Wakefield para o controle total das ações de Soft e Hard Services;
•    Relatórios customizados a necessidade de cada cliente, com o uso de ferramentas BI.

Essa é a metodologia Cushman & Wakefield, focada em trazer resultados consistentes aos clientes de uma maneira fluida, organizada e eficiente.

A Cushman & Wakefield está preparada para suportar as mais diversas soluções aplicadas ao mercado imobiliário e potencializar o negócio do cliente. Conte com nossos experts para um desenho adequado e personalizado para sua operação.

Saiba mais.



Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


MAKITA

Mais lidas da semana

Operações

Qual é o impacto dos painéis solares de titânio na operação predial?

Nova tecnologia desenvolvida pela Universidade de Tóquio promete até 1.000 vezes mais eficiência que o silício

Operações

IFM de alta complexidade no condomínio Empresarial Senado

Inovação, segurança e melhoria contínua marcam a gestão de Gustavo Nicacio

Operações

Aeroportos adotam energia limpa para reduzir CO²

Solução elétrica substitui equipamentos a diesel, corta emissões e traz ganhos de segurança e eficiência para operações em solo

Carreira

Evasão de engenheiros e lacuna global: os riscos para o Facility Management no Brasil

A falta de profissionais técnicos é um desafio mundial que ameaça infraestrutura, inovação e sustentabilidade. No Brasil, o impacto sobre o Facility Management exige respostas rápidas

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Pessoas, espaços e dados: nova rotina na gestão de Facilities da Roche

Da horta colaborativa ao projeto K6, inovação e propósito movem a área de operações

Revista InfraFM

20º Congresso e 12ª Expo InfraFM 2025

A 12ª Expo e o 20º Congresso InfraFM consolidam o posto de maior encontro do setor na América Latina. Três dias de evento, 165 palestras pulsando inovação e conteúdo estratégico, 136 expositores e 5 patrocinadores.

Revista InfraFM

11º Prêmio Indicados InfraFM 2025

O reconhecimento que move e inspira o setor do Facility, Property & Workplace Management

Revista InfraFM

Expo InfraFM 2025 é onde o futuro da gestão acontece

O Expo Center Norte foi palco da maior reunião de soluções, ideias e conexões para o setor de Facility, Property e Workplace Management da América Latina. A 12ª Expo InfraFM reuniu 136 expositores que mostraram, na prática, como tecnologia, sustentabilidade e inteligência de dados estão redesenhando

Revista InfraFM

Por que o esg da Globo deveria estar no seu radar?

O Relatório ESG 2024 da Globo destaca avanços na agenda ambiental da empresa.

Revista InfraFM

Infraestrutura sob controle e os bastidores do Facility Management na cart

Por dentro da operação que garante eficiência, segurança e sustentabilidade em mais de 400 km de rodovias

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP