Ana Paula Cassago
 

COP27: Grão a grão, enche a galinha o papo

E os profissionais de FM em 193 países

​Por Léa Lobo

No período de 6 a 18 de novembro acontece a 27ª Conferência das Partes da ONU (COP27, na sigla em inglês) em Sharm El-Sheikh, no Egito, marca o início de duas semanas de negociações diplomáticas entre quase todos os 193 países do globo sobre como enfrentar o desafio comum do aquecimento global, trazendo temas que provavelmente já estão ou estarão no centro das discussões em diversos tipos de organizações.

A COP27 teve o objetivo principal de garantir a implementação do Acordo de Paris, reunindo a Cúpula dos Líderes Mundiais, que proferirem seus discursos, incluindo na lista dos países o presidente dos EUA, Joe Biden, e o presidente eleito Lula, que disse criará 74 conferências nacionais para colocar a pauta em evidência em nosso país. Dessa forma, se a pauta é um tema global, ela também é de responsabilidade de cada brasileiro, de cada profissional, de cada organização.

E o que a área de FM tem a ver com tudo isso? Adotar medidas diferenciadas na gestão dos espaços de trabalho, seja ele um escritório, um prédio industrial, hospitalar, hoteleiro, um centro de distribuição, ou qualquer outra edificação de trabalho e/ou moradia. Apesar de uma grande maioria de gestores precisarem de uma autorização top down para executar projetos, vale lembrar que as ações não nascem de cima para baixo, já que são as pessoas que fazem uma organização sobreviver e não o contrário. As ações nascem em cada gestor que pode incluir em seus projetos uma gestão eficiente de seus ativos e de seus subprodutos, conscientizando sua alta direção e equilibrando a relação com seus stakeholders a partir da implantação de soluções conscientes.

Quando falamos em crise energética e os desafios à transição dos combustíveis fósseis, o que sua organização pode fazer? Talvez, reavaliar sua edificação com um comissionamento?!

Quando o tema é combate ao desmatamento e apoio às florestas em foco, o que sua organização pode fazer? Talvez, consumir de forma conscientes madeiras em projetos?!

Quando aparecem iniciativas de "perdas e danos", que este ano entrou nas pautas, o que sua organização pode fazer? Talvez, incluir verdadeiramente a pauta de inclusão em todas suas vertentes?!

Vamos lá reunir a equipe e discutir estas temáticas? O nossos país - um sistema chamado Brasil - tem grande dimensão e obstáculos políticos. As nossas empresas, que são subsistemas, também tem suas amarras burocráticas. Agora, se cada um contribuir com um pouco, no final os resultados serão extraordinários. Afinal, como diz a expressão "Grão a grão, enche a galinha o papo",  quer dizer que pouco a pouco, com paciência, podemos conseguir bens e riquezas em grande escala. Não a destruição do planeta sobre a riqueza da fortuna, mas a riqueza do bem-estar bem para todos!

Foto: Markus Spike/Pexels

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Palestra SESC

Mais lidas da semana

Operações

Padrões da qualidade do ar: o que muda com redefinição da ABNT?

Saiba como atualizações impactam bem-estar em ambientes climatizados.

Mercado

Com 26 anos de experiência, Jani Oliveira é a nova FM da Rumo

Profissional foi responsável por apoiar estruturação da área de FM da Heineken no Brasil.

Operações

Como GLP no Brasil inovou na gestão de parques logísticos

Rômulo Otoni, Diretor de Operações da GLP no Brasil, discute desafios, avanços tecnológicos e práticas sustentáveis que impulsionam a liderança da empresa no mercado logístico.

Operações

Qual é a importância de ESG na Limpeza Profissional?

Entenda a evolução da agenda ESG no mercado e como implementar práticas sustentáveis em artigo exclusivo de Ricardo Vacaro.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Repensar a gestão das instalações de trabalho

Tendências inovadoras e sustentáveis se destacam na pesquisa da Aramark, que traz as transformações no Gerenciamento de Facilities em 2024.

Revista InfraFM

Maior encontro de FM da América Latina: do invisível ao indispensável

InfraFM realizou quatro encontros em evento único, com mais de 5,5 mil participantes.

Revista InfraFM

Insights das palestras do 19º Congresso InfraFM

Acompanhe um resumo das palestras e explore as inovações sustentáveis e estratégias avançadas no campo do Facilities Management.

Revista InfraFM

Inovações que transformam foram cases de sucesso dos expositores

Nas Arenas Soluções para FM, foram apresentados conteúdos com cases de sucesso dos expositores, que destacaram serviços, tecnologias e pessoas.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP