3º Fórum InfraFM Indústrias
 

Stolthaven Terminals comemora 40 anos de Brasil destacando seu foco em sustentabilidade e excelência em serviços

A Stolthaven Terminals comemora 40 anos de atuação no Brasil, período em que construiu uma reputação de excelência em serviços e um forte foco em sustentabilidade.

A Stolthaven Terminals comemora 40 anos de atuação no Brasil, período em que construiu uma reputação de excelência em serviços e um forte foco em sustentabilidade. 

O terminal portuário, localizado no Porto de Santos e com área de 94.000 m2, armazena e distribui produtos líquidos químicos de especialidade, óleos vegetais, combustíveis, biocombustíveis e petroquímicos limpos numa capacidade de 150.000 m3 que pode ser expandida até 200.000m3. Faz parte de uma rede global de 14 terminais próprios e de joint venture que fornece quase cinco milhões de metros cúbicos de armazenamento para clientes em todo o mundo.

No Brasil, dedicou-se desde o início aos altos níveis de desempenho, qualidade e segurança no manuseio de produtos utilizados nas diferentes indústrias, para importação e exportação. Seu compromisso com a segurança e altos níveis de produtividade ajudou o terminal a atrair e reter uma ampla gama de clientes ao longo de quatro décadas.

Após seu último investimento em expansão em 2018 no Brasil, a empresa começou a intensificar em 2021, seus investimentos em modernização e automação, IoT e inteligência artificial para equipamentos operacionais críticos e a construção de 3 novas linhas de Pier ligando os berços públicos 2, 3, e 4 da Alemoa, ao terminal.

Recentemente, a empresa implementou sua política global de sustentabilidade para destacar seu compromisso com a proteção ambiental e impulsionou importantes iniciativas locais: a mudança do fornecimento de energia elétrica para o mercado livre e verde, o aumento da reutilização da água da chuva, a mudança de toda a iluminação para LED e a recente inauguração, em 2022, de sua  própria planta de geração de nitrogênio,  pioneira entre os terminais líquidos no Brasil  e o primeiro do gênero  entre os Terminais da Stolthaven em nível global.

Sua planta de geração de nitrogênio promove confiabilidade contínua, segurança e eficiência do serviço para os clientes, além de contribuir para uma redução de 80% na movimentação de veículos de abastecimento nas instalações do terminal, reduzindo o consumo de combustível e, consequentemente, a emissão de gases de efeito estufa.

Além disso, em busca do futuro da transição energética global, a empresa assinou no final de 2021 um Memorando de Entendimento com o Complexo Industrial e Portuário do Pecém para o estudo de um novo terminal de armazenamento e exportação de hidrogênio verde e produtos associados no Ceará.  A atenção da Stolthaven Terminals ao hidrogênio verde está ligada aos esforços da empresa em apoiar a transição energética global e ao movimento em direção a fontes de energia mais verdes, cooperando ainda para o cumprimento de sua estratégia de investir, a longo prazo, em soluções sustentáveis de armazenamento para as cadeias de suprimentos. O Porto do Pecém foi escolhido por oferecer recursos ideais para este projeto e facilita a conexão com o maior porto da Europa, o Porto de Roterdã, que já se prepara para operar como porta de entrada de hidrogênio verde na Europa.

A empresa proporciona e investe em um ambiente de trabalho positivo que estimule a participação e valorize o comprometimento, com uma forte cultura de segurança, capacitação e melhoria contínua. Isso é possível com treinamento constante, comunicação aberta e oportunidades iguais e diversidade para crescimento de carreira, aprendizado, adaptação e sinergia.

A empresa coleciona ao longo dos anos vários prêmios de serviços de clientes como por exemplo, Melhor Terminal do Brasil pela Raizen em 2021 e pela Dow Química este ano.

Marcelo Schmitt, Gerente Geral da Stolthaven Terminals Brasil, disse: "Estou feliz e orgulhoso em participar da celebração dos 40 anos da Stolthaven Terminals no Brasil. É uma excelente história de pioneirismo e paixão superar as expectativas de nossos clientes todos os dias com uma equipe de profissionais dedicados e comprometidos. Nosso trabalho impactou positivamente o passado e continuará impactando o futuro do Porto de Santos, o negócio de importação e exportação de granéis líquidos especializados e as comunidades vizinhas, reafirmando nossa missão de ser o mais respeitado prestador de serviços de armazenagem reconhecido pelos clientes".

Guy Bessant, presidente da Stolthaven Terminals, acrescentou: "A missão da Stolthaven Terminals é ser o mais respeitado prestador de serviços global de armazenagem e, ao longo de seus 40 anos de operação, nossas instalações em Santos tem se comprometido a colocar esse objetivo em prática. Recentemente foi reconhecida por dois clientes por sua excelência em atendimento e segurança, o que é prova da dedicação e trabalho árduo da equipe no Brasil e do espírito cooperativo em que trabalham com os clientes. O futuro de Santos é tão brilhante quanto uma série de novos projetos em andamento, incluindo um potencial terminal de amônia verde no Pecém. Estou muito feliz em poder participar das comemorações dos 40 anos e fincar esse marco com a equipe."

Foto: Divulgação



Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Cassia e Brita

Mais lidas da semana

Operações

Japan House: de visita da princesa do Japão à conquista de LEED

Bruno Mattedi, supervisor de operações da instituição cultural, compartilha insights sobre desafios do dia a dia e conquista da certificação.

Operações

Quatro iniciativas da Telhanorte Tumelero para reduzir impacto ambiental

Diretora de operações gerais fala sobre programa de sustentabilidade da varejista e impacto do setor de construção no meio ambiente.

UrbanFM

Enel X introduz Zona Sul de SP no mercado de carros elétricos

Novo eletroposto vai de encontro ao crescimento do mercado de veículos sustentáveis no Brasil.

Mercado

De volta ao Brasil, Erika Porcaro retorna a Telelok

Conheça a jornada de coragem, resiliência e inovação da mãe do Noah.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Da engenharia à gestão sustentável

Acompanhe nossa conversa com Irimar Palombo sobre inovação, desafios em sua carreira, que tem contribuído para a transformação dos espaços e construção do futuro no escopo do Facility Management.

Revista InfraFM

Gestão de Facilities em ambientes remotos e industriais

Uma visão abrangente sobre experiências, segurança e sustentabilidade nas operações de grandes empresas.

Revista InfraFM

O escritório como espaço acústico para atender ao modelo híbrido de trabalho.

Artigo da Arqta. Dra. Claudia Andrade e do Eng. Acústico Bruno Amabile.

Revista InfraFM

Gestão de Facilities e a ciência por trás dos data centers

A ciência por trás dos data centers, artigo de Henrique Bissochi e Edmar Cioletti, ambos da Tools Digital Services, uma empresa do Grupo Santander.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP