Condor
 

Raia olímpica da USP ganha projeto de corredor verde

Estrutura de vidro usada para separar a Cidade Universitária da Marginal Pinheiros, ganha novo projeto que visa integrar os espaços através de um corredor verde

Foto: Marcos Santos/USP Imagens

A manutenção das áreas verdes sempre fez parte do escopo das atividades de Facility Management, com o objetivo de integrar pessoas e espaços em um ambiente acolhedor, garantindo assim um equilíbrio microclimático, diminuindo a incidência de doenças respiratórias, contribuindo para o alívio mental de estresse e depressão, entre outros fatores.

Um novo projeto que tem o propósito aumentar o conceito de sustentabilidade ambiental e substituir os vidros quebrados ao longo da estrutura que separa a raia olímpica da Universidade de São Paulo (USP) da Marginal Pinheiros, o corredor verde será instalado com vegetação nativa e ocupará tanto o lado externo, quanto a parte interna da raia.

Apresentado pela arquiteta e urbanista Raquel Rolnik, nova prefeita do campus da USP, "ele será multifuncional, com funções de estética, de drenagem de contenção de encostas da raia e de minimização da poluição acústica e atmosférica", afirmou em entrevista ao jornal da USP. Sob a gestão da universidade, o novo projeto será realizado com o auxílio de empresas, e irá utilizar toda a estrutura local existente. Ou seja, cerca dos 800 vidros instalados serão mantidos e receberão uma película para evitar mortes de pássaros por choque contra o muro; também haverá a instalação de gradis em locais que os vidros não foram colocados ou estão quebrados e todos serão recobertos por vegetação.

Com a promessa de mudar a paisagem da raia olímpica, a obra do corredor verde começará com a instalação de gradil em 45 espaços abertos. O material adquirido ao custo de R$ 160 mil deve ter obra inicial concluída dentro de um mês. A finalização do projeto está prevista para dezembro.

Importante para manter o equilíbrio climático das cidades, os corredores verdes atuam minimizando as ilhas de calor; na absorção de águas de chuvas, melhorando as condições de drenagem; além de constituir abrigo para a fauna e incidir de forma positiva para uma paisagem urbana mais agradável.


Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


MAKITA

Mais lidas da semana

Operações

Qual é o impacto dos painéis solares de titânio na operação predial?

Nova tecnologia desenvolvida pela Universidade de Tóquio promete até 1.000 vezes mais eficiência que o silício

Operações

IFM de alta complexidade no condomínio Empresarial Senado

Inovação, segurança e melhoria contínua marcam a gestão de Gustavo Nicacio

Operações

Aeroportos adotam energia limpa para reduzir CO²

Solução elétrica substitui equipamentos a diesel, corta emissões e traz ganhos de segurança e eficiência para operações em solo

Carreira

Evasão de engenheiros e lacuna global: os riscos para o Facility Management no Brasil

A falta de profissionais técnicos é um desafio mundial que ameaça infraestrutura, inovação e sustentabilidade. No Brasil, o impacto sobre o Facility Management exige respostas rápidas

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Pessoas, espaços e dados: nova rotina na gestão de Facilities da Roche

Da horta colaborativa ao projeto K6, inovação e propósito movem a área de operações

Revista InfraFM

20º Congresso e 12ª Expo InfraFM 2025

A 12ª Expo e o 20º Congresso InfraFM consolidam o posto de maior encontro do setor na América Latina. Três dias de evento, 165 palestras pulsando inovação e conteúdo estratégico, 136 expositores e 5 patrocinadores.

Revista InfraFM

11º Prêmio Indicados InfraFM 2025

O reconhecimento que move e inspira o setor do Facility, Property & Workplace Management

Revista InfraFM

Expo InfraFM 2025 é onde o futuro da gestão acontece

O Expo Center Norte foi palco da maior reunião de soluções, ideias e conexões para o setor de Facility, Property e Workplace Management da América Latina. A 12ª Expo InfraFM reuniu 136 expositores que mostraram, na prática, como tecnologia, sustentabilidade e inteligência de dados estão redesenhando

Revista InfraFM

Por que o esg da Globo deveria estar no seu radar?

O Relatório ESG 2024 da Globo destaca avanços na agenda ambiental da empresa.

Revista InfraFM

Infraestrutura sob controle e os bastidores do Facility Management na cart

Por dentro da operação que garante eficiência, segurança e sustentabilidade em mais de 400 km de rodovias

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP