Paulo Salvador*
Cada vez mais presente no Brasil a construção offsite (ou construção modular) já é responsável por uma parcela significativa das construções em países como Japão, Inglaterra e Estados unidos. As vantagens quando comparada as obras convencionais não se limitam unicamente à otimização dos custos e nem aos prazos mais curtos.
Neste artigo, vamos abordar outros pontos que vão além dos benefícios já conhecidos e reforçar como este modelo construtivo pode agregar mais qualidade, eficiência, segurança e sustentabilidade à uma obra.
Construções modulares podem ser mais robustas que a alvenaria convencional
Uma das principais dúvidas de quem quer utilizar tecnologia modular se refere à resistência e durabilidade das construções. Hoje já existem prédios residenciais (40 andares - Clement Canopy Singapura) e hotéis (26 andares - AC Hotel em Nova York) totalmente concebidos com a tecnologia offsite. Estruturalmente, eles são mais fortes do que uma construção de alvenaria porque cada módulo é projetado individualmente, já levando em consideração fatores essenciais como peso, largura, espessura, rajadas de vento e outros.
Na construção convencional, como nem sempre o planejamento é executado adequadamente por mão de obra qualificada isso acarreta patologias ao longo do tempo, como rachaduras, infiltrações, manchas etc.
Finalmente, como as edificações são produzidas em ambiente controlado e com processos totalmente industrializados a "fabricação" segue programas rigorosos de qualidade, inspeção e testes por engenheiros, projetistas e profissionais de montagem experientes, qualificados e treinados.
Equipes mais enxuta se agilidade no canteiro de obra
Outro benefício indiscutível de uma construção modular é a otimização do canteiro de obra na etapa de "montagem". A montagem é executada por profissionais especializados e em número infinitas vezes reduzido. Somado a que as necessidades de espaço físico e atividades paralelas são 4 vezes menores do que as de um projeto convencional (interdição do local por completo, aluguel de equipamentos, espaços para estoque de insumos, interdição de passagem de pessoas ou veículos etc.).
E como cada elemento de eficiência repercute no prazo de entrega as estatísticas mostram que enquanto uma obra normal de pequeno e médio porte demandaria 270 dias para ser concluída a modular levaria metade do tempo.
Flexibilidade e inovação "embarcada"
Outro benefício da construção modular se refere à flexibilidade e inovação "embarcada". Toda modelagem dos projetos é feita dentro de um verdadeiro espelho digital (Chamamos isso de Gêmeos Digitais)do prédio que será construído. Isso permite especificar uso dos materiais, locais de instalações elétricas e hidráulicas, identificar e corrigir patologias futura otimizando muito mais a gestão do ativo ao longo de todo ciclo de sua existência.
Os métodos produtivos industriais como construção enxuta (Lean Construction, criado pela Toyota)otimiza toda cadeia de fornecedores e otimiza desperdícios. Arquitetos, desenvolvedores e investidores imobiliários podem personalizar diversos aspectos do projeto, agregando inúmeras formas de design, linguagem e modelos conforme suas necessidades.
Sustentabilidade
Finalmente, não podemos deixar de destacar os benefícios ligados à sustentabilidade. Diversos fatores tornam os projetos off-site muito mais sustentáveis e eficientes, desde a redução de insumos e entulhos até a movimentação logística dos materiais no canteiro de obras.
Para se ter uma ideia, estima-se que uma única construção modular possa reduzir em até 40% a emissão de gases poluentes em relação aos modelos tradicionais. Como toda estrutura volumétrica do empreendimento é feita de aço, que é o material mais reciclado no mundo, podemos afirmar que cada produto siderúrgico utilizado em um apartamento/módulo tridimensional é um produto potencialmente reciclado. A reciclagem do aço permite evitar, por exemplo, a emissão de mais de 20 milhões de toneladas de dióxido de carbono por ano em um país como a Alemanha.
Em resumo: os benefícios agregados pela construção modular são inúmeros e vão muito além das vantagens já conhecidas, como a otimização de custos e o prazo de entrega dos projetos.
Paulo Salvador é CEO da Modularis Offsite Building
Foto: Divulgação/Site Modularis.