Condor
 

Telhado verde com cisterna para melhor drenagem urbana

[Vitrine Facilities] Solução gerencia escoamento de água para evitar enchentes nas cidades

As enchentes constituem um grave problema nos grandes centros urbanos. Uma das causas está relacionada à acumulação de água das chuvas sem a existência de meios necessários para o seu escoamento. A drenagem urbana é uma questão urgente nas cidades e a arquitetura verde promete inovar e trazer soluções a partir da captação e do gerenciamento da escoa de água em telhados verdes.

O excesso de áreas pavimentadas, prédios e residências em áreas de baixa altitude e o acúmulo de resíduos sólidos contribuem para um cenário de enchentes e alagamentos constantes. Agora, imagine o que acontecerá se parte da água a chuva for amortecida e mantida em cisternas na cobertura. Com o novo Sistema Azul e Verde Ecotelhado, empresa especialista em infraestrutura verde e design biofílico, será possível evitar o transtorno que acontece ano após ano em muitas regiões durante a chuvarada.

No sistema convencional, a água da chuva escoa sobre telhas e passa pelas ruas e calçadas carregando impurezas.  Com a laje cisterna, ela é recolhida e utilizada para irrigação do próprio telhado verde e outros fins não potáveis, como descargas de sanitários e jardinagem.

Segundo o engenheiro agrônomo João Manuel Feijó, o sistema cumpre duas funções ao mesmo tempo: promove a drenagem urbana com o amortecimento da água da chuva e age como um purificador do ar. A estrutura retém partículas de impurezas que ficam sob as coberturas e realiza a troca do CO2 por oxigênio. Isso traz melhorias na qualidade do ar e, consequentemente, proporciona bem-estar às pessoas. Outro ponto importante é usar o sistema para diminuir a temperatura interna do ambiente e garantir a eficiência energética, reduzindo uso de ar condicionado e gastos com energia.

 "Telhados verdes, jardins verticais, horta urbana contribuem para o aumento de áreas verdes na cidade, diminuem a incidência de doenças respiratórias, estresse e depressão", ressalta Feijó.

Como funciona a Bacia de amortecimento Azul e Verde da Ecotelhado

A água é retida através de uma estrutura colocada abaixo da vegetação formando uma bacia superior colocada sobre a laje. Assim, o excesso de chuva infiltra para a bacia de amortecimento e, lentamente, a água passa pelo tubo inferior de menor diâmetro. Além disso, quando a intensidade da chuva aumenta, a água passa a escoar também pelo tubo superior.

"A Bacia de Amortecimento Azul e Verde da Ecotelhado é a evolução do telhado verde: vamos captar água, prolongar o tempo de escoamento para as ruas e evitar enchente. Com o sistema, é possível minimizar as ilhas de calor e problemas causados pela poluição", acrescenta o engenheiro agrônomo.

Confira 5 benefícios

- Elimina custo elevado das usuais bacias de concreto para drenagem urbana;

-  Diminui o risco de enchentes, alagamentos e inundações;

- Reduz o volume de água descartada no sistema de esgoto pluvial em períodos de chuva;

- Realiza a troca de CO2 por oxigênio;

- Promove o ambiente biofílico que aproveita a finidade com a natureza e proporciona saúde e bem-estar físico e mental às pessoas nas grandes cidades. 

Foto: Divulgação


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


MAKITA

Mais lidas da semana

Operações

Qual é o impacto dos painéis solares de titânio na operação predial?

Nova tecnologia desenvolvida pela Universidade de Tóquio promete até 1.000 vezes mais eficiência que o silício

Operações

IFM de alta complexidade no condomínio Empresarial Senado

Inovação, segurança e melhoria contínua marcam a gestão de Gustavo Nicacio

Operações

Aeroportos adotam energia limpa para reduzir CO²

Solução elétrica substitui equipamentos a diesel, corta emissões e traz ganhos de segurança e eficiência para operações em solo

Carreira

Evasão de engenheiros e lacuna global: os riscos para o Facility Management no Brasil

A falta de profissionais técnicos é um desafio mundial que ameaça infraestrutura, inovação e sustentabilidade. No Brasil, o impacto sobre o Facility Management exige respostas rápidas

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Pessoas, espaços e dados: nova rotina na gestão de Facilities da Roche

Da horta colaborativa ao projeto K6, inovação e propósito movem a área de operações

Revista InfraFM

20º Congresso e 12ª Expo InfraFM 2025

A 12ª Expo e o 20º Congresso InfraFM consolidam o posto de maior encontro do setor na América Latina. Três dias de evento, 165 palestras pulsando inovação e conteúdo estratégico, 136 expositores e 5 patrocinadores.

Revista InfraFM

11º Prêmio Indicados InfraFM 2025

O reconhecimento que move e inspira o setor do Facility, Property & Workplace Management

Revista InfraFM

Expo InfraFM 2025 é onde o futuro da gestão acontece

O Expo Center Norte foi palco da maior reunião de soluções, ideias e conexões para o setor de Facility, Property e Workplace Management da América Latina. A 12ª Expo InfraFM reuniu 136 expositores que mostraram, na prática, como tecnologia, sustentabilidade e inteligência de dados estão redesenhando

Revista InfraFM

Por que o esg da Globo deveria estar no seu radar?

O Relatório ESG 2024 da Globo destaca avanços na agenda ambiental da empresa.

Revista InfraFM

Infraestrutura sob controle e os bastidores do Facility Management na cart

Por dentro da operação que garante eficiência, segurança e sustentabilidade em mais de 400 km de rodovias

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP