3º Fórum InfraFM Indústrias
 

Siemens lança portfólio para prédios inteligentes

[Vitrine Facilities] Soluções que reduz consumo de energia e auxilia no distanciamento

Automatizar os sistemas de energia e ar-condicionado, otimizar os trabalhos relacionando a localização de equipamentos e o mapeamento do fluxo de pessoas dentro do escritório ou fábrica, e adotar medidas de distanciamento social a partir da identificação das atividades dos colaboradores. Essas facilidades integram a nova plataforma de automação predial que a Siemens lança no mercado brasileiro para tornar os prédios inteligentes. O primeiro local do país a ter o sistema baseado em Internet das Coisas (IoT) é a unidade da companhia em Jundiaí (SP), que passa a ser um showroom com todas as soluções do portfólio instaladas.

Com o uso de sensores, o novo sistema facilita o gerenciamento de atividades do local como consumo de energia, funcionamento do ar-condicionado, monitoramento de equipamentos e fluxo de pessoas ao longo do dia. No uso de energia, por exemplo, o sistema consegue identificar os ambientes onde têm funcionários para direcionar as luzes apenas para os locais onde há pessoas e programar o ar-condicionado de acordo com o número de colaboradores naquele espaço.

Além disso, a iluminação é desligada automaticamente quando uma sala ou parte de um ambiente passa a ficar vazio, como após o término de uma reunião. Em locais onde já foi instalado, esse novo sistema ajudou a reduzir o consumo de energia em até 90% quando somado a outras iniciativas, como a troca de lâmpadas fluorescentes por LED. Com esse novo portfólio, a unidade de Jundiaí da Siemens teve uma economia de mais de 290.000 kW entre os meses de janeiro e maio deste ano, considerando apenas o sistema de iluminação.

"Esse novo sistema é o que há de mais inovador em soluções voltadas para prédios inteligentes onde é possível gerenciar por um aplicativo todo o sistema de energia, ar-condicionado e localização de equipamentos e pessoas", afirma Sergio Jacobsen, CEO de Smart Infrastructure da Siemens. "É um portfólio de automação predial que está em linha com as ações em prol do meio ambiente pela eficiência energética de suas soluções, e também vai ajudar as empresas na volta aos escritórios por possibilitar o mapeamento do fluxo das pessoas no trabalho", aponta o executivo.

Inteligência na volta aos escritórios

Essa nova plataforma de automação predial também vai ajudar as empresas a adotarem as melhores medidas de distanciamento social com a volta aos escritórios no pós-pandemia. A partir de identificação nos crachás dos funcionários, o sistema consegue mapear a movimentação das pessoas ao longo do dia para sugerir iniciativas visando otimizar os trabalhos. Com essa inteligência de dados é possível remanejar a localização de equipamentos e readequar a estrutura de um escritório ou fábrica de acordo com o mapa de calor dos ambientes, visando otimizar os trabalhos e elevar a produtividade.

O sistema também auxilia as empresas a atender as recomendações dos órgãos de saúde em relação ao distanciamento social na volta aos escritórios no pós-pandemia. Com os sensores e o uso de crachás especiais pelos colaboradores, caso um funcionário teste positivo para Covid-19, é possível mapear as pessoas que tiveram contato com ele nos últimos dias. Além disso, esse sistema também gera alertas caso dois funcionários fiquem a uma distância de menos de 1,5 metro por mais de 15 minutos. A identificação dos colaboradores é realizada por códigos, e ocorre em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Foto: Divulgação.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Cassia e Brita

Mais lidas da semana

Operações

Japan House: de visita da princesa do Japão à conquista de LEED

Bruno Mattedi, supervisor de operações da instituição cultural, compartilha insights sobre desafios do dia a dia e conquista da certificação.

Operações

Quatro iniciativas da Telhanorte Tumelero para reduzir impacto ambiental

Diretora de operações gerais fala sobre programa de sustentabilidade da varejista e impacto do setor de construção no meio ambiente.

UrbanFM

Enel X introduz Zona Sul de SP no mercado de carros elétricos

Novo eletroposto vai de encontro ao crescimento do mercado de veículos sustentáveis no Brasil.

Mercado

De volta ao Brasil, Erika Porcaro retorna a Telelok

Conheça a jornada de coragem, resiliência e inovação da mãe do Noah.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Da engenharia à gestão sustentável

Acompanhe nossa conversa com Irimar Palombo sobre inovação, desafios em sua carreira, que tem contribuído para a transformação dos espaços e construção do futuro no escopo do Facility Management.

Revista InfraFM

Gestão de Facilities em ambientes remotos e industriais

Uma visão abrangente sobre experiências, segurança e sustentabilidade nas operações de grandes empresas.

Revista InfraFM

O escritório como espaço acústico para atender ao modelo híbrido de trabalho.

Artigo da Arqta. Dra. Claudia Andrade e do Eng. Acústico Bruno Amabile.

Revista InfraFM

Gestão de Facilities e a ciência por trás dos data centers

A ciência por trás dos data centers, artigo de Henrique Bissochi e Edmar Cioletti, ambos da Tools Digital Services, uma empresa do Grupo Santander.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP