Fale com a nossa equipe e vamos garantir a sua participação
 

Monte Azul migra para nuvem pública brasileira

Objetivo é possibilitar escala do ambiente computacional

Fundada em 1967, a Monte Azul Agrícola e Construtora é uma empresa que conta com uma equipe técnica multidisciplinar para prestar serviços de zeladoria nas esferas pública e de engenharias sanitária, civil, industrial e agrícola. Com o foco em investir em inovação de forma contínua para oferecer entregas de qualidade aos seus clientes, a empresa já estava familiarizada com a tecnologia em cloud e tinha parte de sua infraestrutura de TI em uma nuvem estrangeira.

Porém, a fatura variável e em dólares, os impostos e tributos cobrados sobre a infra inviabilizavam a escala da Monte Azul. Por esse motivo, o time de TI da empresa procurou uma solução faturada em Reais no Brasil, que não deixasse de entregar alta performance e segurança, exigindo a certificação do data center com os selos Tier III e ISO 27001. E foi assim que a Monte Azul encontrou o Binario Cloud Data Center, solução de nuvem pública da provedora brasileira que entrega as certificações necessárias, garantindo performance, segurança e baixa latência, além de faturamento em moeda nacional, sem influência das variações cambiais.

"Pode parecer simples realizar a jornada para nuvem de uma empresa já familiarizada com a cloud quando olhamos de fora, mas na prática o processo exige a mesma atenção e dedicação que nosso time oferece para cada cliente. Em outras palavras, precisamos traçar um plano estratégico e seguir o framework para que a jornada para a nuvem seja segura e entregue a melhor experiência para os usuários", comenta Gabriel Adorno, Head of Sales da Binario Cloud.

Os requisitos técnicos foram definidos pela própria Monte Azul, sendo a alta performance a demanda central do time de TI da empresa. Para garantir a excelência na entrega, conforme o prazo estabelecido pela empresa, os especialistas da Binario Cloud trabalharam em parceria com as equipes da Monte Azul e de terceiros - que realizam a gestão e suporte de sua infraestrutura - para entender as expectativas, necessidades e condições de todos os envolvido.

"A partir do entendimento da cultura e requisitos do cliente, conseguimos melhorar os processos de comunicação da Binario Cloud, bem como aprimorar nossa documentação técnica para entregar toda a capacidade computacional de que a Monte Azul precisava. Participar desse projeto foi uma oportunidade para toda a equipe técnica e de gestão ampliar seus conhecimentos no nossa metodologia de serviços na jornada para a nuvem - que permite mapear riscos e reduzir os impactos na operação do cliente", comenta Cássio Nascimento, Project Manager da Binario Cloud.

O próximo passo foi desenhar uma arquitetura capaz de atender as necessidades de performance da Monte Azul para entregar a melhor experiência para o usuário. O ambiente possuía requisitos específicos para a operação, envolvendo a validação de usuários com acesso ao sistema, configuração de máquinas virtuais, sistemas operacionais e licenças, instalação e integração com as aplicações que compõem sua infraestrutura.

Em um projeto em que a performance é o fator crucial, a metodologia de gestão de projeto adaptativa e ágil da Binario Cloud, que mantém a documentação de todos os processos realizados, permitiu a migração da Monte Azul para o Binario Cloud Data Center com sucesso e dentro do prazo estabelecido. 

"Do pré-venda aos pós-venda, fomos muito bem atendidos e notamos o empenho dos times da Binario Cloud em atender às nossas solicitações e requisitos técnicos. Todas as melhorias nos serviços comunicadas pela Binario Cloud foram transparentes aos nossos usuários. Como resultado da migração, notamos redução de pelo menos 25% nos custos com infraestrutura", afirma Rubens Samuel Khuri, Consultor de TI da Agrícola e Construtora Monte Azul.

Com o sucesso na migração do ambiente da Monte Azul para o Binario Cloud Data Center, podemos confirmar que existem muitas vantagens em conhecer provedores nacionais de cloud computing para o negócio. Hoje, o ambiente computacional da prestadora de serviços já cresceu e conta com 26 GB de RAM, 7 servidores e mais de 750 GB de storage. O faturamento em reais, sem influência das variações cambiais e a contratação como um serviço viabilizam esses resultados e dão mais fôlego para as empresas pensarem na continuidade dos negócios, bem como em sua escala.

Foto: Divulgação


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.
Todos admitidos online

8º INFRA Minas Gerais aconteceu nos dias 29 e 30 de setembro e teve participação de peso do mercado de FM

Líderes de audiência

Workplace

Refeições compartilhadas é indicador global de conexão e bem-estar

World Happiness Report 2025 reforça que conexões humanas, confiança e atos de cuidado têm impacto direto no bem-estar

Carreira

A falsa força dos “líderes fortes” e o que isso ensina sobre gestão, poder e resiliência

Stephen Kotkin destaca em seu artigo que a força não está em silenciar vozes, mas em criar sistemas capazes de aprender, evoluir e se reinventar

Operações

Compostagem acelerada ganha protagonismo como solução estratégica para resíduos orgânicos e eco...

Estudos internacionais apontam que tecnologias avançadas de compostagem podem transformar resíduos orgânicos em ativo ambiental

Sugestões da Redação

Mercado

Real Estate em 2026. O que orienta a escolha entre ocupar, adaptar ou investir?

Relatório da JLL mostra como a redução da oferta de novos empreendimentos valoriza ativos de alta qualidade no mercado imobiliário global

Mercado

Quando cultura, facilities e negócio falam a mesma língua na educação

Na edtech que quer chegar a 1 milhão de empregos até 2030, Facilities passou a ser protagonista da cultura e do crescimento.

Outside Work

Em 2026, sua casa terá um "CPF". Entenda o que é o Cadastro Imobiliário Brasileiro e como ele afe...

Um novo cadastro nacional vai reorganizar a forma como o Estado enxerga os imóveis no Brasil. A partir de 2026, essa mudança começa a impactar impostos, transações e a gestão patrimonial

Revista InfraFM

Azul por dentro da operação que faz o Brasil voar

Infraestrutura que trata o avião como cliente e formação que sustenta a excelência operacional da companhia aérea

Revista InfraFM

O futuro já começou. Quem vai gerenciá-lo?

Projetando a sociedade do futuro para as nossas vidas

Revista InfraFM

O engenheiro que também aprendeu a cuidar de prédios vivos

A arquitetura humana e tecnológica dos campi do Insper integra educação, convivência e networking